Vendas pela internet surpreendem mercado

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O comércio eletrônico cresceu 16% no primeiro semestre de 2015, faturando R$ 18,6 bilhões. Esses são dados revelados pelo E-bit, que ainda mostrou que, somente no primeiro semestre, foram 49,4 milhões de compras pela internet, que refere-se a um aumento de 2,5% na comparação ao mesmo período de 2014.

Somente neste ano, cerca de 17,6 milhões de pessoas que fizeram, pelo menos, uma compra on-line e a expectativa do E-bit é que, em 2015, ocorra crescimento em relação a 2014 de R$ 41,2 bilhões. Em volume de pedidos, a previsão para 2015 é de um aumento de 5%, para 108,2 milhões de pedidos.

E esse mercado em aquecimento reflete positivamente para empresários da Capital. Segundo der Melo, gerente comercial da Wave It Service, empresa desenvolvedora de lojas virtuais, há sim um cenário de aumento no volume de compras.

A empresa implanta uma média de quatro lojas por mês, cujos preços variam de R$ 7 mil a R$ 15 mil para implantação e já viu seu faturamento crescer 18% nos últimos 12 meses. Para Melo, o momento é de grande expectativa. "O tema loja virtual está sendo muito difundido. A perspectiva é de crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, mesmo considerando a crise política do País", comemora.

Breno Kosky é desenvolvedor e professor de cursos de e-commerce e em um deles ensina como montar uma loja virtual. Ele promove, somente em Belo Horizonte, um curso com este tema por mês. Ao todo, já foram realizadas 22 edições e cerca de mil alunos foram formados. Cada curso custa, em média, R$ 599.

Além do curso de criação de lojas virtuais, ele também oferece workshops de redes sociais, Google Adwords e diversos outros relativos ao e-commerce. Para ele, o papel do mercado de e-commerce é de extrema importância e seu aumento é inquestionável. "Os dados não mentem. O crescimento médio é de 25% ao ano. Pude constatar a entrada de novos varejistas no mercado este ano", comenta.

Presentes - E apostando nesse mercado, duas empresárias da cidade de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), decidiram investir em uma loja virtual que venderá produtos para casa, acessórios femininos e presentes: a Delicasa & Você (www.delicasaevoce.com.br).

Paula Fernanda Varoto e Laura Varoto de Ramos chegaram a fazer o curso de lojas virtuais e decidiram investir no negócio. Desde março deste ano, elas estão investindo no projeto e a expectativa é que elas consigam obter resultados advindos do investimento em 18 meses.

Tudo foi pensado para oferecer um diferencial ao cliente. "Mesmo que virtualmente, queremos dar uma atenção especial ao nosso visitante, como se estivéssemos próximos a ele no ato da escolha, na hora da compra e, principalmente, da entrega. Desde a qualidade da foto, para que veja todos os detalhes do produto, à preparação da embalagem com um mimo, o que identificará o agrado e o respeito que temos por ele, bem como o nosso agradecimento pela confiança", explica Laura Varoto.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


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