Moagem de cana já atingiu 444,3 mi de toneladas na região Centro-Sul do País

Leia em 2min 40s

O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras na região Centro-Sul do Brasil somou 40,47 milhões de toneladas nos últimos 15 dias de setembro, crescimento de 40,43% sobre a mesma quinzena de 2014, quando as chuvas impactaram a operacionalização da colheita. O balanço foi divulgado ontem pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica)..

Apesar da maior moagem verificada na segunda quinzena de setembro deste ano, o valor acumulado desde o início da safra 2015/2016 até o final do mês ficou praticamente idêntico ao registrado em 2014, totalizando 444,30 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas nesta safra contra 441,44 milhões de toneladas registradas no mesmo período do último ano.

Segundo o diretor Técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, a condição atual de moagem e a maior oferta de cana-de-açúcar levará ao término tardio desta safra. Em São Paulo, a quantidade de matéria-prima processada até o momento ainda apresenta defasagem de 11,75 milhões de toneladas e dificilmente as unidades conseguirão processar toda a cana-de-açúcar disponível para moagem, explicou o executivo.

Qualidade - Na última quinzena de setembro, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar totalizou 145,64 quilos, queda de 4,30% em relação ao valor observado no mesmo período de 2014.

No acumulado desde o início da safra 2015/2016 até 1º de outubro, a concentração de açúcares por tonelada de matéria-prima atingiu 132,16 quilos, retração de 2,56% relativamente ao índice verificado no mesmo período da safra 2014/2015.

Em relação à produtividade agrícola, a melhoria recente no regime de chuvas favoreceu o desenvolvimento da lavoura no Centro-Sul. Dados preliminares apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) mostram que desde o início da atual safra até o final de setembro, a produtividade agrícola da área colhida atingiu 85,3 toneladas de cana por hectare, aumento superior a 10% em relação ao resultado obtido até a mesma data de 2014.


Produção - Nos últimos quinze dias de setembro, 42,51% da matéria-prima foi utilizada na fabricação de açúcar, contra 39,14% apurados na mesma quinzena da safra passada. A proporção de cana direcionada à produção de açúcar no último ano foi severamente prejudicada pelas chuvas que ocorreram naquele momento e, portanto, a comparação com os índices registrados em 2015 deve ser feita com cautela.

Com isso, a quantidade produzida de açúcar neste ciclo atingiu 2,39 milhões de toneladas na segunda metade de setembro. No acumulado desde o início da safra 2015/2016 até o final do último mês, a produção de açúcar segue abaixo daquela observada em 2014: 23,25 milhões de toneladas este ano, contra 25,08 milhões de toneladas do ciclo 2014/2015.

Em relação ao etanol, a produção alcançou 1,99 bilhão de litros na segunda quinzena de setembro, deste total, 799,48 milhões de litros de etanol anidro e 1,19 bilhão de litros de etanol hidratado, crescimento de 27,45% quando comparado a igual período de 2014. No acumulado desde o início da safra até o final do mês, o volume produzido somou 20,19 bilhões de litros, com 12,70 bilhões de litros de etanol hidratado e 7,49 bilhões de litros de etanol anidro.



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Prejuízo da geada no milho é menor do que o esperado

De acordo com o informativo conjuntural divulgado pela Emater nesta quinta-feira, os prejuízos decorrentes das ge...

Veja mais
Forno de Minas participa de feira de alimentos na Alemanha

Empresa contará com estande para degustação de pão de queijo   A gerente de Com&e...

Veja mais
Setor de transporte "encolhe" em Minas

O setor de transporte de cargas de Minas Gerais está encolhendo frente à crise que atinge o País, p...

Veja mais
Produção de leite longa vida pode subir 1,5% em 2015

A Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV) espera desaceleração ...

Veja mais
Desemprego entre jovens no Brasil tem segunda maior alta no mundo

O desemprego entre os jovens no Brasil deverá aumentar, assim como a informalidade. O alerta é da Organiza...

Veja mais
Cobrar preço diferente no cartão é abusivo, entende STJ

Rio — Dar desconto para pagamento em dinheiro ou cheque e cobrar preço diferente para pagamento com cart&at...

Veja mais
FGV: gastos com lazer para o Dia da Criança sobem acima da inflação

O grupo gastos com lazer teve aumento real, isto é, acima da inflação, de 10,14%, superando o IPC d...

Veja mais
CRS Brands leva sidra e vodka premium para Alemanha

A fabricante brasileira de bebidas busca novos parceiros comerciais na feira Anuga Trade Show     Vinhos f...

Veja mais
Feira alemã de alimentos terá palmitos brasileiros da Castelo

A empresa também quer conquistar novas frentes de exportação com a sua linha diversificada de vinag...

Veja mais