Promoções são a arma para atrair cliente neste Dia dos Pais

Leia em 2min 30s

                              A expectativa, segundo pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é que o mês registre uma queda de 1,02% nas vendas do varejo




Com menos dinheiro no bolso e com o freio apertado na tomada de crédito, o Dia dos Pais, comemorado neste domingo, não terá o brilho de sempre para o comércio. O cenário econômico brasileiro jogou mais um de balde de água fria sobre os comerciantes, que esperavam recuperar, pelo menos por agora, um pouco das vendas perdidas ao longo dos anos. A expectativa, segundo pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realizada com 372 consumidores da capital entre 10 e 22 de julho, é que o mês registre uma queda de 1,02% nas vendas do varejo, em comparação com agosto de 2014. O tombo seria o pior dos últimos 12 anos. Ainda assim, a data deve injetar cerca de R$ 1,8 bilhão na economia mineira.

Apesar do momento econômico, 92,47% dos entrevistados disseram ter a intenção de presentear, mas não vão gastar muito. De acordo com a pesquisa, o tíquete médio dos consumidores para o Dia dos Pais deve ficar em torno de R$ 105, 67. No ano passado, este valor foi de R$ 103,47. Do outro lado do balcão, os comerciantes estão otimistas e prometem promoções. De acordo com o levantamento da CDL, entre os lojistas, a maioria (39,83%) espera aumento nas vendas do Dia dos Pais, na comparação com a mesma data em 2014. Feita com 139 empresários da capital, a pesquisa mostrou que 35,65% dos empresários esperam vendas piores e, para 22,79%, a expectativa é de desempenho igual ao do ano passado.

O comércio de rua, inclusive, pode ser beneficiado. Na pesquisa da CDL, 47,99% dos entrevistados disseram ter a intenção de recorrer a esse tipo de lojas e 30,5% vão efetuar suas compras na região onde moram. Em tempos bicudos, o grande atrativo deve ser mesmo a promoção. Pela cidade inteira, lojas masculinas anunciam descontos e liquidações para atrair. “Os bons preços vão ser nosso diferencial”, comenta o vendedor da loja Windsor, na Savassi, Eberval Araújo.

Os shoppings também estão apostando alto no Dia dos Pais. No BH Shopping, por exemplo, a cada R$ 400 em compras, os clientes têm direito a participar de um sorteio de um Jeep Wrangler. No Pátio Savassi, a cada R$ 300 em compras, o cliente recebe um cupom para participar do sorteio de uma experiência gastronômica com o chefe italiano Massimo Battaglini.

VARIAÇÕES

De acordo com pesquisa feita no dia 29 pelo site Mercado Mineiro, além de escolher o presente para o pai, é necessário que o filho pesquise bem os preços, pois as variações entre os estabelecimentos podem chegar a 2.859,80%, dependendo da loja e, obviamente, da marca do presente. A diferença foi encontrada, por exemplo, nos preços de uma camisa pólo, que pode custar de R$ 19,90 até R$ 589. Uma calça jeans pode custar entre R$ 49,90 e R$ 990, diferença de 1.883,97%.



Veículo: Jornal Estado de Minas


Veja também

Após reajuste, material escolar está mais caro

Com o fim das férias de julho recomeçam as preocupações de uma parte dos pais de alunos com ...

Veja mais
Feira Shop diversifica área de atuação

                    ...

Veja mais
Dia dos Pais

Pesquisa do Procon-SP detecta diferença de até 130% no mesmo produto   Segundo pesquisa realizada p...

Veja mais
Vendas do setor atacadista recuam 9,5% no primeiro semestre, informa Abad

                    ...

Veja mais
Kraft Heinz realiza recall de 36 mil caixas com fatias de queijo

                    ...

Veja mais
Produtos ‘verdes’ esbarram no preço

                    ...

Veja mais
Pão de Queijo Araxá em plena expansão

O pão de queijo, uma das receitas mais tradicionais e apreciadas da culinária mineira, ajudou muitas fam&i...

Veja mais
Café com menor rendimento dos frutos e queda na produtividade

                    ...

Veja mais
Trigo perde relevância no campo gaúcho

Sem rentabilidade para o produtor, cultura serve, cada vez mais, apenas para preparar a terra para o verãoEdi&cce...

Veja mais