Consumidores da nova classe média cortam os produtos da cesta básica

Leia em 1min 40s

Pesquisa do instituto Nielsen mostra que houve queda no consumo
de alimentos que fazem parte do prato principal dos brasileiros.




Pressionados também por dívidas, consumidores das novas classes médias estão cortando produtos básicos quando vão ao supermercado, diz pesquisa divulgada na quinta-feira (16). A grana está curta e os preços, mais caros. Por isso, a dona Maria compra cada vez menos.

A primeira coisa que a gente faz quando chega em um supermercado é escolher o carrinho, e isso depende muito do tamanho da compra. No ano passado, quando o consumidor entrava, pegava um carrinho. Mas isso mudou e neste ano as pessoas estão preferindo um carrinho menor principalmente porque reduziram o consumo de vários produtos.

Foi o que fez a Leda. "Eu diminuo a quantidade para que o mesmo dinheiro possa suprir as minhas necessidades de casa", conta a aposentada Leda Pereira. Segundo uma pesquisa do instituto Nielsen, o consumo de alimentos está crescendo menos. No primeiro bimestre de 2014, a alta foi de 7%. Neste ano, aumentou apenas 1,2%. A Mariza não cortou apenas os supérfulos da lista de compras e conta que os básicos também saíram da lista.

O consumidor reduziu o consumo de produtos básicos, como pão, macarrão e farinha de trigo.
Para o responsável pela pesquisa, isso acontece porque a renda está comprometida com as dívidas.

"A classe C vai ter que pensar um pouco nisso, o que vai continuar consumindo. O que eu vou poder cortar, o que eu vou poder migrar para uma marca mais barata com uma opção talvez de preço talvez um pouco mais barata dentro da própria marca", explica Marco Silva, analista de atendimento da Nielsen.

"Você tem que fazer escolhas. Você acaba olhando uma marca, talvez não aquela que é da melhor que você comprava, que era mais cara. Você compra uma coisa parecida e você vai se adaptando. Tem que fazer mudança se não a gente não consegue acompanhar", diz a professora Andréa Amorim.



Veículo: Portal G1


Veja também

7ª edição do Supervendas começa em Sergipe

  Abertura da 7ª edição do Supervendas em Sergipe     A ...

Veja mais
Notificar supermercados da capital que cobram pelas sacolas plásticas é contra a lei

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomerci...

Veja mais
Novo ICMS para e-commerce passa no Congresso

Emenda altera recolhimento do imposto para o destino das mercadorias e será sancionada nesta quinta-feira  ...

Veja mais
Homens têm comprado mais pela internet

47% do total são efetuadas por eles   As mulheres, tradicionalmente, são "acusadas" de comprar mais...

Veja mais
Varejistas apostam em vendas maiores no Dia das Mães

Crescimento dos negócios pode chegar a 15% com promoções e sorteios   Mesmo com as vendas em...

Veja mais
Danone tem expanção global de 8% de janeiro a março

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
24,3% dos empresários de BH vendem pela web

O Brasil é o único país da América Latina a aparecer no ranking dos 10 maiores mercados de c...

Veja mais
Lançamento do plano de exportações é adiado

O governo não conseguiu, mais uma vez, resolver o problema do financiamento ao comércio exterior e o lan&c...

Veja mais
Venda de orgânicos cresce 11% nos EUA

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais