Banana de Delfinópolis ganhará registro de indicação geográfica

Leia em 2min 40s

A recém-criada Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis e Região (Adelba), no município de Delfinópolis, Sul do Estado, já começa a se mobilizar pelo registro de indicação geográfica para a banana, principal produto da agricultura local. A confirmação vem do extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) Sávio Marinho, que atua no escritório local. "Essa é uma tendência do mercado para exportar e atender critério de rastreabilidade do produto. E isso foi um dos motivos da fundação da associação. Já realizamos algumas reuniões para debater o início do processo", informa.

De acordo com o Ministério da Agricultura (Mapa), o registro de indicação geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer. A entidade que concede o registro e emite o certificado é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

A indicação geógrafica pode ser de duas espécies ou modalidades: "indicação de procedência (IP)" e "denominação de origem (DO)". São exemplos de produtos da agropecuária brasileira que já receberam indicação geográfica nas respectivas modalidades: o queijo produzido na região da Serra da Canastra, em Minas, e o arroz do Rio Grande do Sul, no Litoral Norte Gaúcho.

Atualmente a bananicultura é o principal componente do agronegócio de Delfinópolis. São 68 produtores que hoje cultivam uma área de 1.503 hectares da fruta, sendo 1.053 ha em produção e 450 ha em formação. O município ocupa o 4º lugar no ranking dos cinco maiores produtores do Estado e a estimativa é de fechar este ano com uma produtividade média de 26 mil quilos por hectare e produção de 27.420 toneladas, no valor de R$ 27 milhões, segundo o extensionista Marinho.

A bananicultura foi implantada há 21 anos no município, por iniciativa de dez agricultores locais, com a ajuda de Emater-MG e a prefeitura municipal. De acordo com Sávio Marinho, a atividade prosperou tanto nestas duas décadas que superou as demais, como a pecuária leiteira e de corte, e as culturas de cana, soja, milho e café.


Associação -
Com a criação da associação dos produtores de banana, a atividade deverá ganhar novo impulso, segundo Marinho. "Já existe troca de informações entre os membros, compra e venda conjunta de insumos e da produção, fornecimento de serviços e articulação com outras entidades e poderes públicos, mas a partir de agora acredito que estas ações serão intensificadas", argumenta o técnico da Emater-MG.

Marinho informa, também, que a nova entidade representativa dos bananicultores de Delfinópolis e região tem 70 filiados. Quatro deles são do município vizinho de Cássia, onde cultivam 100 hectares da fruta.

Em todo o Estado, a produção total de bananas é de 736 mil toneladas. O Jaíba, no Norte de Minas, é o maior produtor, com 132 mil toneladas e área de 4.400 hectares. Os demais são Janaúba (2º), Nova Porteirinha (3º); Delfinópolis (4º) e Verdelândia (5º). As informações são da Emater-MG.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Laticínios| Novamix arremata por R$ 9 milhões planta da Nilza em Campo Belo

O juiz da 4ª Vara Cível de Ribeirão Preto (SP), Héber Mendes Batista, atendeu o pedido para o ...

Veja mais
Setor de lácteos tem grande potencial de crescimento

O mercado de lácteos no Brasil cresceu muito nos últimos anos. No período de 2009 a 2013, o faturam...

Veja mais
Remédio similar pode gerar economia de até 50% ao consumidor

Os farmacêuticos vão poder oferecer os medicamentos similares como uma opção aos de refer&eci...

Veja mais
Produção terá que crescer 40% até 2020

Com o aumento da população, esta é a fatia que caberá ao país para atender à d...

Veja mais
Rapper norte-americano Snoop Dogg representará cachaça mineira nos EUA

Depois de a cachaça ter conquistado o título de produto tipicamente brasileiro pelo governo dos Estados Un...

Veja mais
Embaré adia aportes em nova unidade

Fabricante de alimentos com planta em Lagoa da Prata atribui decisão às incertezas do atual cenário...

Veja mais
Estoques altos devem dificultar vendas no varejo de moda

Os altos níveis de estoques podem atrapalhar as empresas de varejo de moda nos últimos e mais importantes ...

Veja mais
Confiança do consumidor recua em novembro, diz FGV

A confiança do consumidor caiu 6,1% em novembro, após recuar 1,5% em outubro e avançar 0,7% em sete...

Veja mais
Produção de leite cresce 35 % no Ceará

O setor leiteiro apresentou um aumento estimado em 35% na produção de leite no acumulado do ano (janeiro a...

Veja mais