Pestana será consultor de JBS e BTG

Leia em 1min 40s

Após cumprir oito meses de cláusula de não-concorrência, o executivo Enéas Pestana, ex-presidente do Grupo Pão de Açúcar, fechou contratos com a empresa JBS e o banco BTG Pactual na área de consultoria de gestão. Pestana criou, semanas atrás, consultoria que leva seu nome para atuar com grupo pequeno de companhias.

 



Empresas de consumo e de varejo devem fazer parte da carteira. Além da área de gestão de negócios, planos de reestruturação e virada de resultados ("turn around") também deve ser foco da empresa.

Adquirida pelo BTG em 2012, a varejista Leader, que teve queda no lucro no ano passado, será foco de trabalho. O acordo fechado com o banco envolve a área de "merchant banking", que inclui negócios em infra-estrutura e do portfólio de private equity. Ele não confirma que poderá fazer trabalho semelhante na Brasil Pharma, do BTG e em fase de reorganização. "Os acordos são fechados com as empresas e estamos vendo as necessidades de cada grupo". Pestana esteve com executivos de mercado que possam ser sócios na Enéas Pestana & Associados e também parte do corpo de gestores.

"Pensei em voltar como executivo, depois não me animei com a ideia. A hipótese de ser conselheiro de várias empresas também não me motivava, é muita responsabilidade e nem sempre se pode interferir tanto. O caminho da consultoria surgiu como algo que faz mais sentido", afirma.

"Aprendi muito no Pão de Açúcar, foi lá que entendi como administrar um negócio grande [...]. Eu me via entre os Klein [fundadores da Casas Bahia], o Casino [controlador de GPA] e Abilio [Diniz, ex-controlador de GPA]], e eu pensava porque estava vivendo aquilo e acho que agora posso usar o que aprendi lá". O executivo esteve, em muitos momentos, no centro das disputas internas entre os sócios do GPA e da Via Varejo, sob pressão para buscar resultados e tentando evitar que a crise contaminasse a companhia.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

País colherá 200 mi de toneladas na safra atual

A produção de grãos na safra 2014/15 deve alcançar de 194,4 milhões a 200 milhõ...

Veja mais
Ação conjunta movimenta varejo e turismo

CDL, Sindilojas e Sindpoa lançam a campanha Brilha Porto Alegre, que irá promover diversas atraç&ot...

Veja mais
Novo marco impulsiona as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo

A partir do estabelecimento do marco regulatório para a gestão das Parcerias para o Desenvolvimento Produt...

Veja mais
Produção de chocolate cai 2% até setembro

O setor de chocolates teve uma queda de 2% na produção no acumulado dos nove primeiros meses deste ano. &...

Veja mais
Consumidor está mais confiante em outubro, aponta ACSP

A confiança do consumidor brasileiro atingiu 148 pontos em outubro, uma alta de seis pontos em relaç&atild...

Veja mais
Redes antecipam 'Black Friday' para atrair consumidores

Varejistas podem ir do céu ao inferno em novembro. A "Black Friday", data de promoções importada do...

Veja mais
Fabricantes de brinquedos projetam alta de 11% em 2014

Os fabricantes de brinquedos devem registrar uma alta de 11% no faturamento deste ano --número um pouco menor que...

Veja mais
Mercado de orgânicos deve crescer 35%

O mercado de alimentos orgânicos no Brasil deve crescer por volta de 35% neste ano e chegar a R$ 2 bilhões....

Veja mais
Varejo espera crescimento nas vendas de artefatos de decoração

Embora ainda falte pouco mais de um mês para o Natal, o mercado varejista de utilidades de Cianorte já tem ...

Veja mais