Cutrale-Safra eleva oferta para comprar marca de frutas Chiquita

Leia em 2min 30s

Em proposta 'definitiva', produtora de suco brasileira e banco avaliam empresa em US$ 658 mi
Valor supera o ofertado em agosto; companhia dos EUA famosa por bananas negocia fusão com irlandesa Fyffes




O grupo formado pela produtora brasileira de suco de laranja Cutrale e o banco Safra elevou sua oferta para comprar a distribuidora de frutas Chiquita, dos EUA, de US$ 13 para US$ 14 por ação em dinheiro, informou o Cutrale-Safra em comunicado.

As empresas, que querem interromper os planos de fusão da Chiquita com a irlandesa Fyffes, afirmam que a proposta é "definitiva".

A nova proposta avalia a Chiquita em US$ 658 milhões, ou o equivalente a 12,4 vezes os lucros anuais antes de juros, impostos, depreciação e amortização, diz o texto.

Se a oferta hostil for bem-sucedida, ela fará dos bilionários Joseph Safra e José Luis Cutrale os reis dos produtos de café da manhã, controlando uma parte considerável do comércio mundial de frutas tropicais e aumentando seu poder de negociação com supermercados.

A Chiquita concordara, em março, em se fundir com a Fyffes para criar o maior fornecedor mundial de banana.

Conhecida pela marca de bananas de mesmo nome, que representam 65% de sua receita, a Chiquita também atua em outros segmentos da área de alimentos que, no ano passado, renderam US$ 1 bilhão à empresa. Entre eles está a venda de abacaxis, de saladas frescas e embaladas e de lanches com frutas.

A nova oferta da Cutrale-Safra representa um prêmio de 40% sobre o preço de US$ 10,06 do fechamento da ação da Chiquita em 8 de agosto e é 19% superior ao preço da Chiquita nos termos da negociação com a Fyffes.

A compra da empresa pela Cutrale e Safra seria financiada com capital próprio. "Ao contrário da combinação proposta com Fyffes, a oferta superior do Cutrale-Safra dá aos acionistas da Chiquita certeza sobre o valor de seus investimentos na empresa", acrescentou o comunicado.

As ações da Chiquita subiram ceca de 4%, para US$ 13,69, na Bolsa de Nova York, ampliando o ganho acumulado nos últimos três meses para 23%. Os papeis da Fyffes caíram 3,2%.

Conhecido como um negociador duro, o financista brasileiro de origem libanesa Joseph Safra, banqueiro mais rico do mundo, tem encontrado dificuldades para convencer o conselho da Chiquita a aceitar a sua oferta associada à Cutrale, disseram à agência Reuters fontes do setor bancário com conhecimento do assunto.

Isso ocorre em parte porque o potencial de redução de custos do negócio não está claro para os investidores.

Com a oferta, a Cutrale dá mais um passo na diversificação, após assistir à queda no consumo mundial de suco de laranja e ao aumento nos custos de produção, que reduziram as margens no setor.

De 2003 a 2013, a demanda nos 40 maiores países consumidores caiu 11%, para 2,1 milhões de toneladas equivalentes de suco concentrado e congelado, segundo o centro de pesquisa Markerstrat.

CHIQUITA BRANDS/2013
FATURAMENTO US$ 3,1 bilhões
EBITDA US$ 118 milhões
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 20 mil
DÍVIDA TOTAL US$ 632 milhões
PRINCIPAIS CONCORRENTES Fresh Del Monte Produce; Dole Food Company e Fyffes




Veículo: Folha S. Paulo


Veja também

Aumenta o consumo de peixes no Pará

Consumidor inclui o pescado mais vezes na dieta por causa da redução dos preços O preço do ...

Veja mais
Novartis busca comprador para fábrica em PE

Quase seis meses após anunciar mudanças no perfil da fábrica de biotecnologia que está const...

Veja mais
Superminas | Compradores internacionais vão a Rodada de Negócios

Micro e pequenas empresas mineiras que exportam ou querem vender seus produtos para fora do país terão a o...

Veja mais
Grupo InVivo anuncia compra da Total Alimentos

  A InVivo Nutrição e Saúde Animal, uma empresa do Grupo InVivo, anuncia a aquisiç&ati...

Veja mais
Piracanjuba apresenta novidades na Superminas 2014

Empresa participa da feira pela primeira vez e espera fechar bons negócios Prestes a inaugurar sua primeira f...

Veja mais
TNT vê demanda aquecida e lucro segue na meta

A TNT, multinacional de logística com sede na Holanda, trabalha com um cenário de demanda aquecida no Bras...

Veja mais
Procon/Dieese: cesta básica em SP sobe 2,29% em setembro

Após queda de 4,22% em agosto ante julho, o valor da cesta básica paulistana aumentou 2,29% em setembro na...

Veja mais
Falha em sistema da Anvisa emperra lançamentos

A indústria de produtos de higiene pessoal, perfumaria e de cosméticos está com milhares de lan&cce...

Veja mais
Fabricantes de panetone diversificam para garantir crescimento neste ano

Para aumentar os negócios no Natal, importante data para o setor, empresas olham para o Norte e o Nordeste e inve...

Veja mais