Marcas próprias movimentam R$ 4 bilhões na América Latina

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Os produtos de marcas próprias já representam 6,4% das vendas realizadas em lojas de supermercados em toda a América Latina. Os dados são de uma pesquisa da Nielsen, que revela ainda que o setor movimenta R$ 4 bilhões em toda essa região, somando as vendas em países como Brasil, Chile, Colômbia, México e Porto Rico.

Dos países analisados pela consultoria, o Brasil representa 36% do valor total movimentado com produtos de marcas próprias, seguido pelo México, com 33% de participação, Colômbia, com 18%, Chile, com 10% e Porto Rico, com 1,6%.

Desenvolvimento

Segundo o analista de mercado da Nielsen, Jonathas Rosa, mesmo com o crescimento do setor, o País ainda apresenta espaços para o desenvolvimento do varejo em marcas próprias. "Ainda falta pouco de percepção do valor das marcas próprias no País. Em outros países, a escolha por esses produtos é mais acentuada".

As principais redes supermercadistas - Grupo Pão de Açúcar (GPA); Walmart e Carrefour - têm boa atuação com linhas de alimentos e não alimentos. Já os pequenos e médios do setor ainda sofrem com a falta de atenção que a indústria (fornecedora desses itens) dá aos seus negócios.

O Brasil mostra um crescimento de cerca de 11% em marcas próprias em relação ao ano passado, atrás do Chile, com mais de 12%.

O terceiro mercado mais promissor é o México, com cerca de 10%, seguido pela Colômbia com participação de 8,8% e Porto Rico com 6,4%. Os produtos considerados commodities são os que mais se destacam nesse mercado, incluindo alimentos e higiene pessoal. /Da Redação



Veículo: DCI


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