Drogaria Araujo é destaque no Ranking Ibevar 2014

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Sétimo lugar em faturamento



A Drogaria Araujo, com sede em Belo Horizonte, apareceu, mais uma vez, entre as maiores drogarias e perfumarias do Brasil, segundo o Ranking Ibevar 2014, que aponta as 120 maiores empresas do varejo nacional. A principal rede do setor de Minas Gerais manteve o sétimo lugar na lista por ordem de faturamento, com o resultado de R$ 1,25 bilhão em 2013, e quinto quando considerado o número de funcionários, 7 mil.

O Boticário liderou a classificação por resultado financeiro (R$ 8 bilhões) e a Raia Drogasil por colaboradores (21.482). O levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) foi realizado pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), com apoio da PwC Brasil.

A meta da Araujo é aumentar em 18% o faturamento da rede no decorrer deste exercício frente ao ano anterior. Com isso, o resultado da empresa deverá chegar, ao fim de 2014, a R$ 1,5 bilhão.

"O cenário de incertezas e cautela existe. Mas o empresário brasileiro não pode depender apenas de ações governamentais.  preciso investir, buscar uma gestão eficiente, trabalhar com criatividade, competência e driblar as projeções macroeconômicas", afirmou o diretor-presidente da rede, Modesto Araujo, em entrevista concedida ao DIÁRIO DO COMÉRCIO em julho.

O constante investimento na expansão da rede é o que tem mantido os negócios da empresa em alta. A Araujo vai encerrar 2014 com 145 lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, das quais 15 terão sido inauguradas no decorrer deste exercício, mediante aportes de R$ 30 milhões.

A abertura de unidades no interior do Estado também está prevista. Ainda neste ano, a drogaria deverá abrir unidades em Divinópolis, Pará de Minas, Itaúna, e outras cidades ainda em fase de negociação.


Otimismo - Mas o otimismo mesmo diante de um cenário econômico adverso não é característica exclusiva da rede mineira. De acordo com a especialista de varejo e consumo da PwC Brasil, Ana Hubert, quando comparados com 2012, os resultados das drogarias e perfumarias listadas pelo ranking são 16,5% superiores aos apresentados no exercício anterior. Ainda segundo ela, das 13 empresas do setor que aparecem na lista, oito estão no "clube do bilhão", título conferido às companhias do levantamento que superam R$ 1 bilhão em receita anual.

"Trata-se de um dos melhores desempenhos do ranking. E para este exercício as expectativas não são muito diferentes, já que é uma área que, mesmo com um conjunto de fatores conjunturais ruim se mantém aquecida.  possível que as drogarias e perfumarias encerrem 2014 com um crescimento menor em relação a 2013, causando uma desaceleração, mas nada que prejudique os negócios", explica.

Ela ressalta também que existe bastante espaço para crescimento neste mercado, principalmente para as grandes redes que apostam em produtos de higiene pessoal e cosméticos e em regiões mais diversas do país.

"A perspectiva é de bons negócios para o setor no Brasil com a entrada de novos competidores no mercado, com a cada vez maior diversificação do mix de produtos. Além disso, a necessidade de pulverização é grande, já que enquanto a representatividade de drogarias e perfumarias no Sudeste e no Nordeste gira em torno de 17% do varejo, em outras regiões, como Centro Oeste e Norte fica entre 5% e 7%", exemplifica.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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