Varejo dá início à liquidação de TVs

Leia em 2min

No dia seguinte à derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, o comércio varejista amanheceu com inúmeras promoções para impulsionar as vendas de TVs, tanto nas lojas como no comércio eletrônico. A intenção é se livrar dos estoques extras que as varejistas tinham providenciado para premiar clientes, caso o Brasil fosse campeão.

A Casas Bahia, por exemplo, prometia vender uma segunda TV de 50 polegadas por apenas R$ 1 para o cliente que tivesse comprado um televisor Samsung de 60 polegadas, se o Brasil ganhasse o mundial. Procurada, a empresa não revela o volume de vendas de TVs e qual seria a sobra de estoques por causa da desclassificação do Brasil. O produto já deve estar no depósito da empresa.

Ontem (9) as campanhas de TV da varejista anunciavam o parcelamento em dez vezes sem juros para uma lista de produtos anunciados no dia. A rede varejista informou que a promoção não se deve à desclassificação e que se trata de uma rotina da companhia.

No Carrefour, as campanhas para vender televisores eram muito agressivas ontem. Para alguns modelos, o parcelamento sem acréscimo chegava a 15 vezes. Procurada, a rede informou que não comenta estratégia nem nível de estoques.

O Magazine Luiza informa que não há liquidação por causa da saída antecipada do Brasil da disputa pela taça. As promoções que estão sendo feitas atualmente não tem, segundo a empresa, relação com o evento.

Descompasso


Apesar de as redes varejistas não revelarem o nível de estoques de TVs, alguns indicadores da indústria e do comércio mostram que houve descompasso entre produção e as vendas.

Dados da Suframa mostram que, entre janeiro e abril, foram produzidos 5,6 milhões de televisores de LED. Essa quantidade é 65,1% maior em relação a fabricada no mesmo período do ano passado. De acordo com a indústria, as vendas para o consumidor aumentaram entre 30% e 40% nos últimos meses na comparação anual.

Estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra que o volume de estoques de itens de uso pessoal e doméstico, que inclui TVs, superou o ritmo de vendas em maio. O volume de vendas desse item cresceu 16,9% em maio na comparação anual, enquanto os estoques aumentaram 22%. "O varejo começou a liquidar as TVs antes da desclassificação e isso deve se intensificar", diz o economista da CNC, Fabio Bentes.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Mercado de artigos esportivos pode crescer 8% este ano

Em ano de Copa do Mundo, evento que se encerra neste domingo no Brasil, a venda de artigos e calçados esportivos ...

Veja mais
Indústrias de café investem em cápsulas

Considerado um hábito em países europeus, o café em cápsulas está conquistando o merc...

Veja mais
Abrafarma: vendas em farmácias crescem 14,22% de janeiro a maio

As vendas do varejo farmacêutico cresceram 14,22% de janeiro a maio de 2014 na comparação com o mesm...

Veja mais
Intermodalidade cortaria em 50% valor do frete

Um processo logístico intermodal completamente integrado no Brasil - que envolveria portos, hidrovias, ferrovias ...

Veja mais
Últimos dias de inscrição para o Projeto da Ambev que premiará boas ideias de prevenção ao uso indevido de álcool com até R$ 100 mil

Últimos dias de inscrição para o Projeto da Ambev que premiará boas ideias de prevenç...

Veja mais
Empresas ganham mais tempo para rever procedimentos e organizar informações para se adequar ao eSocial

Os empresários não podem se iludir e respirar aliviados com a decisão da Receita Federal de adiar, ...

Veja mais
Dori apresenta na ABAD 2014 o recém-lançado conceito Doriland

Um mundo mágico de oportunidades e alegrias à sua espera. É assim que a Dori Alimentos vai apresent...

Veja mais
Indústria da beleza cresce 11%

A Copa do Mundo no Brasil foi ruim para a indústria de beleza em geral, que registrou queda nas vendas em maio e ...

Veja mais
Clima continua a favorecer moagem de cana

A moagem de cana-de-açúcar continua em ritmo acelerado na região Centro-Sul do país nesta sa...

Veja mais