Concorrência acirrada aquece mercado nacional de vitamina

Leia em 2min 40s

Presente em apenas 20% dos lares brasileiros e com forte potencial de desenvolvimento, a indústria de multivitamínicos - complexos vitamínicos-minerais capazes de suprir a necessidade das pessoas por nutrientes em uma dieta alimentar - vem fortalecendo os aportes em campanhas de publicidade e novos produtos. Os investimentos visam ampliar a participação    de mercado das principais marcas em um segmento cada vez mais concorrido.

"Essa categoria ainda está em desenvolvimento no Brasil. Nós estimamos que a penetração dela nos lares fique entre 15% e 20%, ou seja, tem muito potencial", disse a gerente de Pharmaton - marca da alemã Boehringer Ingelheim -, Joyce Aquino

Entre janeiro e maio deste ano, o setor de multivitamínicos somou receita de R$ 401,2 milhões. Já em volume, no período, foram vendidas 8,571 milhões de unidades, de acordo com dados oficiais da IMS Health.

Em 2013, as vendas cresceram 22,3% em valor, ante o mesmo período do ano anterior, somando R$ 899,2 milhões. Já em volume, a alta chegou aos 11,2%, totalizando 19,8 milhões de unidades.

"O segmento de vitaminas está entre as três principais categorias da indústria de medicamentos isentos de prescrição médica", conta a diretora de marketing da Pfizer Consumer Healthcare, Bruna Fausto, reforçando a importância e o alcance do negócio.

Para se destacar, a Boehringer promoveu o seu maior aporte em uma campanha publicitária da marca Pharmaton no Brasil, com o objetivo de reposicioná-la neste mercado - a companhia não quis informar o valor do investimento.

"Decidimos dar um passo adiante para fazer a Pharmaton crescer", explica a gerente Joyce Aquino. "Essa categoria está em desenvolvimento e cada vez mais marcas entram nessa disputa. É o momento certo para um novo posicionamento", completa ela.

A empresa projeta para 2014, um avanço de 25% nas vendas do Pharmaton. Apenas no primeiro trimestre deste ano, as vendas do produto, em unidades, subiram 16,8% ante o mesmo período de 2013. "Fechamos o ano passado com a terceira colocação. Neste ano, com a campanha, viramos a segunda marca do mercado, em valor", acrescenta a executiva.

Segundo ela, a participação de mercado do Pharmaton já chega a 7,3%. Atualmente, a liderança desta categoria está nas mãos do Centrum, marca da Pfizer, com 32,5% de market share, de acordo com informações da companhia.

"Como estratégia de negócios, a Pfizer tem hoje, no seu portfólio, multivitamínicos desenvolvidos de acordo com a necessidade do consumidor", afirma a diretora de marketing da Pfizer Consumer Healthcare, Bruna Fausto. "Nossa aposta está na especificidade".

De acordo com a executiva, o principal desafio da empresa nos próximos anos é mostrar para os consumidores os benefícios das suas linhas de multivitamínicos formulada para cada gênero - o Centrum Homem e o Centrum Mulher, com doses ajustadas.

"Neste ano, trabalharemos na consolidação desses produtos", conclui Bruna. Outra companhia que aposta bastante na categoria é a EMS. Apenas neste ano, ela já investiu mais de R$ 35 milhões em mídia para ampliar o alcance e as vendas da marca Gerovital.

De acordo com a empresa, esse aporte em publicidade já atingiu, em média, 50 milhões de pessoas. "A EMS tem como meta para os próximos anos consolidar, em definitivo, a marca Gerovital no mercado brasileiro, que há anos é um dos principais produtos da empresa", afirma o diretor da unidade de medicamentos de marca da EMS, Luiz Fernando Dias.



Veículo: DCI


Veja também

Indústria da beleza cresce 11%

A Copa do Mundo no Brasil foi ruim para a indústria de beleza em geral, que registrou queda nas vendas em maio e ...

Veja mais
Clima continua a favorecer moagem de cana

A moagem de cana-de-açúcar continua em ritmo acelerado na região Centro-Sul do país nesta sa...

Veja mais
Anvisa vai mudar regras para nomes de remédios

As regras para nomes comerciais de medicamentos vão mudar. A Agência Nacional de Vigilância Sanit&aac...

Veja mais
Crescimento chegou a 1% em São Paulo, diz IBGE

A indústria paulista registrou, na passagem de abril para maio, o segundo resultado positivo consecutivo, puxada ...

Veja mais
IFBA está com inscrições abertas para curso gratuito em boas práticas na refrigeração comercial

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia oferecerá cursos na área ...

Veja mais
Copa do Mundo supera expectativa e gera negócios acima de R$ 500 milhões para 44 mil pequenas brasileiras

Um conjunto de 43.910 micro e pequenas empresas brasileiras e microempreendedores individuais que procuraram o Sebrae pa...

Veja mais
Tetra Pak inaugura expansão e já pensa em novo aumento

Líder absoluta no país em fornecimento de embalagens cartonadas assépticas, a famosa caixa longa vi...

Veja mais
Safra 2014 será de 192,5 milhões de toneladas, informa IBGE

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho projeta uma safra de 192,5 m...

Veja mais
Comércio na Copa: Goleada de descontos

Um dia depois da derrota humilhante do Brasil para a Alemanha,lojas liquidam estoque de camisas da Seleção...

Veja mais