Procon-SP apura alta de 4,11% no preço da cesta básica

Leia em 1min

O valor da cesta básica paulistana registrou crescimento de 4,11% em abril. Dos 31 produtos pesquisados, 29 apresentaram alta e dois diminuíram de preço, de acordo com Pesquisa da Fundação Procon-SP feita em convênio com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo o levantamento, o preço médio do conjunto de itens essenciais passou de R$ 393,37, no dia 31 de março, para R$ 409,53, no dia 30 de abril. No ano, a variação nos preços é de 7,18% e nos últimos 12 meses, a elevação do custo da cesta básica é de 7,50%.

Em abril, entre os grupos analisados a maior alta nos preços foi verificada no segmento de Limpeza (5,65%), seguido de Alimentação (4,16%) e Higiene Pessoal (1,81%). Dos produtos que compõem a cesta básica, o maior vilão no mês foi a batata, que registrou alta de 25,51% na comparação com março. Em seguida, registraram as maiores altas: cebola (12,23%), salsicha (9,92%), extrato de tomate (8,90%) e alho (8,15%).

Já as maiores quedas nos preços registradas no período foram: papel higiênico (-2,33%) e frango resfriado inteiro (-0,20%).



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Danone negocia venda de nutrição médica para Nestlé

Segundo fontes, companhia francesa negocia a venda da unidade com a suíça depois que a Fresenius abandonou...

Veja mais
Um plano ambicioso para ampliar a produtividade da soja no país

Incomodados com a estagnação que acomete a produtividade da soja há mais de uma década no pa...

Veja mais
Criatividade ajuda a fortalecer vínculos

Estampar na roupa íntima dos funcionários frases que lembram os lemas da empresa pode não ser a man...

Veja mais
Fairway oferece uma experiência de compra

Vice-presidente da badalada Fairway, rede especializada em alimentos sediada em Nova York, Steve Jenkins descreveu os di...

Veja mais
Medicamento pesará menos para a baixa renda em maio, informa FGV

Os reajustes em três preços administrados com grande peso no orçamento das famílias de baixa ...

Veja mais
Indiferente ao mercado CD e DVD sobrevivem

Apesar de afirmar que é comum as pessoas associarem o uso do CD somente a um suporte para música, ou o DVD...

Veja mais
Fabricantes de amendoim e salgadinhos esperam vendas 30% maiores na Copa do Mundo

As empresas do setor de amendoim estão otimistas com a chegada da Copa do Mundo e projetam crescimento de 30% nas...

Veja mais
Indústria começa a prestar mais atenção no público masculino

Pesquisa divulgada esta semana pela ToolBox, consultoria especializada em marketing de vendas, batizada "Homens à...

Veja mais
Maioria dos clientes utiliza mais de três pontos de compra

O consumidor brasileiro adota como regra a busca incansável pelo melhor custo-benefício. Uma série ...

Veja mais