Setor de limpeza fatura 6,1% mais neste ano

Leia em 1min 10s

A indústria brasileira de produtos de limpeza doméstica deve terminar o ano com faturamento de R$ 32,5 bilhões (incluindo impostos relativos à produção), em alta de 6,1% sobre o ano passado. Excluindo a variação de preços, o aumento real deve ser de 4,4%. Os dados são de estudo da FGV Projetos encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla).

De acordo com o economista da FGV Robson Gonçalves, responsável pelo levantamento, o ano está terminando com desaceleração no ritmo de crescimento. A previsão é que, na primeira metade de 2014, o crescimento real deve ser de apenas 1%, com ligeiro avanço no segundo semestre para encerrar o ano em alta de 1,7%. Com os aumentos de preço, a receita deve aumentar 4,4% em todo o ano, chegando a R$ 33,9 bilhões.

O aumento no número de domicílios contribui para o crescimento do setor. "Cada vez mais a gente tem famílias de uma pessoa, e cada domicílio precisa ter um estoque de produtos", diz Gonçalves.

O investimento total da indústria de limpeza deve ser de R$ 720 milhões neste ano, com perspectiva de chegar a R$ 800 milhões em 2014. As projeções da FGV foram feitas a partir da Pesquisa Industrial Anual (PIA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2011. Em 2012, a estimativa é que o crescimento real tenha sido de 0,6% e o nominal, de 5,6%, somando R$ 30,6 bilhões.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Comando da Heinz estuda mudar modelo para benefício de estrutura

O presidente da Heinz no mundo, Bernardo Hees, disse ontem que tem estudado mudanças nos modelos de produç...

Veja mais
Aves e ovos ajudam a desacelerar IPA em novembro

Na passagem de outubro para novembro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), apurado pela Funda&ccedi...

Veja mais
Danone anuncia inversões de R$ 155,2 milhões em Poços de Caldas

Demanda do mercado em expansãoA fabricante francesa de laticínios Danone vai investir R$ 155,2 milhõ...

Veja mais
Empresas investem em novas soluções para o Black Friday

Para afastar a imagem negativa que marcou a Black Friday do ano passado, varejistas se reestruturaram para 2013. Empresa...

Veja mais
Com pouco mais de um ano, rede farmacêutica já soma 100 lojas

Em maio de 2012, a rede de drogarias Ultra Popular inaugurava a sua primeira loja em Campo Belo, no Centro-Oeste de Mina...

Veja mais
Preço da cesta básica recua 0,38% em São Paulo

O valor da cesta básica apurado na cidade de São Paulo pela Fundação de Proteçã...

Veja mais
Bernardo Figueiredo deixa a EPL

A saída de Bernardo Figueiredo do comando da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) acontecerá n...

Veja mais
Cenário do setor está mais otimista

Os resultados do terceiro trimestre das companhias de varejo mostraram a necessidade de acerto fino nas estratégi...

Veja mais
Serviço vai proteger apetite do consumidor

Conhecer a empresa que será contratada é a melhor maneira de evitar prejuízos financeiros e frustra...

Veja mais