Vendas no varejo cresceram em abril, dizem analistas

Leia em 3min

As vendas do comércio em abril devem confirmar a continuidade de um cenário de recuperação da economia a passos lentos, avaliam economistas. Fortes vendas de automóveis devem garantir um bom resultado para o varejo no conceito ampliado - que inclui veículos e material de construção -, enquanto queda em supermercados pesa sobre os números do varejo restrito.

 

A média das estimativas de 24 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data aponta para uma alta de 0,4% do varejo restrito na passagem de março a abril, feito o ajuste sazonal, após avanço de 0,3% no mês anterior. As estimativas vão de queda de 0,7% a alta de 1,3%. Na comparação anual, a média das expectativas indica queda de 0,4% para o varejo restrito.


Para o varejo ampliado, a média de 18 estimativas é de avanço de 1% na margem ou 7,1% em relação a abril de 2017. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

A consultoria Pezco calcula que o varejo restrito registrou uma queda de 0,6% em abril, na comparação mensal ajustada. "A queda na nossa leitura é reflexo do comportamento das vendas de supermercados", afirma o economista Helcio Takeda. A Abras, entidade que representa o setor, divulgou um recuo de 5,8% nas vendas em abril, em relação a igual mês de 2017. Pela dessazonalização da Pezco, isso representaria uma queda de 1,1% na comparação mensal ajustada.


Segundo Takeda, a baixa dos supermercados na comparação anual foi afetada pela Páscoa, que caiu mais cedo este ano, levando as vendas a se concentrarem em março. Uma parte desse efeito pode não ter sido retirada pela dessazonalização, resultando na queda na margem. A retração em supermercados deve superar o bom desempenho de outros segmentos, como móveis e eletrodomésticos, para o qual a Pezco estima uma alta de 2,3% na margem, como efeito da Copa.


Para o varejo ampliado, a consultoria calcula avanço de 1,5% na comparação mensal ajustada. A Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de veículos, divulgou crescimento de 38,5% nas vendas em abril, na comparação anual. Segundo Takeda, isso se traduziria num avanço de 2,5% na base mensal ajustada. Além disso, a Pezco calcula alta de 0,5% para as vendas de material de construção.


Para o Itaú, os indicadores de abril deverão ser positivamente afetados por um número maior de dias úteis no mês - foram 21 em 2018, contra 18 no ano anterior. O banco calcula uma alta de 0,9% para o varejo restrito e de 1,7% para o ampliado, sempre na comparação mensal ajustada.

O Haitong espera alta de 2,1% para as vendas do varejo ampliado em abril, sob efeito de uma performance robusta do setor de veículos, o que, na visão do banco, é uma prova dos efeitos positivos do afrouxamento monetário sobre a economia. No entanto, o banco chinês projeta estabilidade para as vendas do varejo restrito, na comparação mensal ajustada.


"Assim, apesar de anteciparmos um bom resultado para o varejo em abril, não esperamos que seja um fenômeno generalizado, mas sim limitado - o que reduz a velocidade com que o país pode crescer", escrevem os economistas Jankiel Santos e Flávio Serrano.



Fonte: Valor Econômico

 

 

 


Veja também

Saque do PIS/Pasep será liberado para cotistas de todas idades

O presidente Michel Temer (MDB) assinou nesta quarta-feira (13) o decreto que determina que todos as pessoas que tiveram...

Veja mais
Agricultura familiar do Brasil é 8ª maior produtora de alimentos do mundo

Levantamento feito pelo portal Governo do Brasil mostra que a agricultura familiar tem um peso importante para a economi...

Veja mais
Indústria de bebidas pressiona Planalto a retomar incentivo na Zona Franca

  Escolhida para bancar uma parte do subsídio ao diesel para os caminhoneiros, a indústria de bebida...

Veja mais
Vendas do varejo sobem 1,0% em abril ante março, revela IBGE

As vendas do comércio varejista subiram 1,0% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, info...

Veja mais
Inadimplência sobe 1,1% nas lojas cariocas

A inadimplência no comércio carioca cresceu 1,2% em maio em relação ao mesmo mês do ano...

Veja mais
Vendas do varejo crescem acima do esperado em abril, mas greve ameaça ímpeto

As vendas no varejo subiram 1,0 por cento em abril sobre o mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geogra...

Veja mais
51% das famílias na cidade de SP estão endividadas

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de maio, realizada pela FecomercioSP, revelou que...

Veja mais
Gasto com Dia dos Namorados sobe 11%

O valor médio gasto para comprar o presente no Dia dos Namorados cresceu 11% na comparação com o an...

Veja mais
Intenção de consumo na Copa da Rússia cai pela metade ante a do Brasil

Em 2014, quando a Copa do Mundo aconteceu por aqui, 50,1% dos brasileiros fizeram alguma compra com o objetivo de aprove...

Veja mais