Para os supermercados, expectativa é que consumidores comprem mais produtos de Páscoa

Leia em 2min 20s

 

O coelhinho da Páscoa deverá passar na casa de mais famílias neste ano. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) acredita que, com a retomada do crescimento da economia levando a mais confiança com a perspectiva futura, os consumidores devem voltar a procurar produtos tradicionais de Páscoa nos supermercados.

 

“Na Páscoa de 2017 o Brasil estava vivendo uma das piores crises de desemprego da história, com quase 14 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Com isso, o consumidor estava mais contido para gastar. Hoje o desemprego diminuiu, a confiança na economia está cada vez maior e o consumidor está mais propenso a comprar produtos que ele havia tirado da lista”, explicou Thiago Berka, economista da APAS, que projeta aumento de vendas gerais nos supermercados nesta época de Páscoa em um patamar de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Totalmente sazonais, os ovos de Páscoa deverão ter crescimento nas vendas na ordem de 4% a 5%. Já quanto aos preços, o aumento deve girar em torno de 3% com relação a 2017. Outros dois produtos bastante consumidos no período da quaresma, que antecede a Páscoa, são os pescados e os ovos de galinha. Em relação aos pescados, a APAS estima um crescimento de vendas entre 2% e 4%. Já para os ovos de galinha, os preços atingem normalmente seus melhores resultados neste período devido à alta demanda, por isso a estimativa é de crescimento de 6% a 8% nas vendas.

 

Preços dos chocolates

 

Também muito utilizados como presentes de Páscoa, os chocolates estarão com preços mais contidos em 2018. A expectativa é de crescimento de 3% com relação à Páscoa do ano passado. Os doces em geral, no acumulado de 2017, apresentaram deflação de -0,84%. “Os motivos desta menor expectativa de preços estão no dólar estável, os contratos e salários indexados pela inflação oficial (IPCA) com a base menor do ano, e dos preços de matérias-primas ainda sendo influenciados pela supersafra de 2017”, comentou Berka.

 

Estratégias de vendas

 

Logo após o Carnaval, os supermercados começam a preparar as lojas para receber os produtos de Páscoa e desenvolvem estratégias de marketing para atrair os consumidores. De acordo com a APAS, as ações mais realizadas por cerca de 70% dos supermercadistas são mudança de layout da loja (gôndolas, ilhas, parreira de ovos, decorações especiais, entre outras), degustações no ponto de venda, descontos e ofertas especiais em produtos típicos da data. Em menores proporções estão ações como promoções mais-por-menos e interatividade com as crianças.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS

 

 

 

 


Veja também

Combustíveis voltam a aumentar esta segunda-feira

  O preço dos combustíveis vai aumentar esta segunda-feira, depois de várias semanas consecut...

Veja mais
Dólar cai mesmo após rebaixamento do Brasil

  No dia em que a Fitch Ratings promoveu o rebaixamento da classificação de risco do Brasil, o d&oac...

Veja mais
PIB deverá ficar em 2,89% em 2018, revela FOCUS

  Divulgado nesta segunda-feira, 26, pelo Banco Central (BC), o boletim Focus, apontou divergências na proje...

Veja mais
Atividade do Sudeste é destaque entre regiões

  Boletim regional divulgada pelo Banco Central (BC), na última sexta-feira (23), mostrou que a atividade e...

Veja mais
Confiança do consumidor cai 1,4 ponto em fevereiro, aponta FGV

  O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV recuou 1,4 ponto em fevereiro, ao passar de 88,8 ...

Veja mais
Setor aponta retomada em Campinas e região

  Levantamento feito pela FecomercioSP em parceria com o SindiVarejista de Campinas e Região, aponta que o ...

Veja mais
Meirelles afirma que poderá sair do PSD para ser candidato

  O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu que poderá sair do PSD para ser candidato à Pre...

Veja mais
Após duas quedas anuais, saldo no atacado fica positivo

  Após dois anos de retração, o mercado de trabalho no comércio atacadista do Estado d...

Veja mais
Vendas da Páscoa deste ano devem superar as de 2017

  Com a melhora dos indicadores econômicos, a expectativa do varejo é que as vendas da Páscoa ...

Veja mais