Preços de alimentos não devem ter grande alta

Leia em 3min 10s

Nos últimos meses, muitas famílias tiveram que passar por uma readequação financeira para conseguirem arcar com contas básicas. Em Cacoal não foi diferente, os constantes aumentos nos preços da gasolina e gás de cozinha comprometeu muito o orçamento familiar. Por outro lado, no município os valores dos alimentos se mantiveram instáveis e de acordo com análise realizada pelo economista e professor universitário da Unesc Elias Nunes, a previsão para 2018 é que o setor alimentício não sofra grandes aumentos.

 

Elias explica que a inflação oficial de 2017 medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou uma alta de 2,95%. Esse índice ficou historicamente abaixo da meta estabelecida pelo Banco Central, que seria de 4 a 5%.

 

“Com essa inflação mais baixa, tivemos uma contribuição para o não aumento em alguns setores, como, por exemplo, no de alimentação. Podemos verificar aqui em Cacoal que não houve grandes altas de preços nos alimentos, mas sim uma instabilidade”, analisou Elias.

 

Por outro lado, em 2017, mesmo a inflação tendo ficado abaixo da meta, ela foi puxada pelos preços da botija de gás de cozinha que aumentou durante todo o ano de 2017 em torno de 16 a 17%, os planos de saúde, energia elétrica residencial e gasolina. “Esses itens foram importantes e pesou no orçamento, a energia elétrica teve aumento de 10,35% e a gasolina 10,32% em 2017”, contou.

 

Os aumentos

 

Segundo o economista, no caso do setor alimentício, ficou de certo modo instável durante todo o ano. “Obviamente que o aumento desses itens como combustível e gás de cozinha acabam de algum modo influenciando no preço dos alimentos, embora algumas safras tenham melhorado a oferta de produtos, não deixando os preços subirem tanto, ainda assim, existe uma certa elevação nos valores. Principalmente no caso da gasolina que impacta no preço do transporte e custo das empresas”, avaliou Elias Nunes.

 

Perspectiva para 2018 sobre os valores

 

Algo perceptível, segundo Elias Nunes foi que em dezembro de 2017, apesar de uma alta pequena, houve o aumento no valor de alguns produtos. “Pode haver um realinhamento de preços em 2018. A previsão é que se mantenha no mesmo nível de 2017, mas pode haver esse realinhamento, já que os valores não subiram tanto em 2017 e podem sim haver pequenos valores em 2018”, afirmou.

 

A professora Lourdes de Faria Monteiro, concorda que não viu tantas surpresas de valores durante o ano nas idas ao supermercado, já no momento do abastecimento sofreu um pouco e até se disse surpresa com os constantes aumentos no valor do preço por litro da gasolina nas bombas.

 

“Na minha casa temos carro e moto, porém o carro acabou ficando um pouco abandonado. Pois é bem mais fácil encher o tanque da moto do que do carro. Durante todo o ano passado tivemos surpresas ao ir nos postos de gasolina, cada vez que abastecia encontrava um preço mais alto nas bombas, isso acaba assustando um pouco a gente”, disse a professora.

 

Gás de cozinha

 

O preço do gás de cozinha é um dos grandes vilões. No mês de dezembro de 2017, a Petrobras anunciou um reajuste de 10% no valor do produto. Sendo que Cacoal e Pimenta Bueno apresentam um dos maiores valores do Estado de Rondônia, com botijas de 13 quilos sendo vendidas a quase R$ 90.

 

Fonte: Diário da Amazônia

 

 


Veja também

Projeto quer aumentar os impostos sobre bebidas ricas em açúcar

Uma proposta polêmica que está sendo analisada pela Câmara dos Deputados quer que sucos, refrigerante...

Veja mais
Bolsa sobe pelo 6º dia e renova recorde nominal; dólar avança

A Bolsa brasileira conseguiu fechar no azul pela sexta sessão seguida e renovar o recorde nominal -que não...

Veja mais
Preço médio da gasolina no dia 22 será de R$ 1,5573 na refinaria, diz Petrobras

São Paulo, 21 - A Petrobras anunciou que, com o reajuste que entrará em vigor na quinta-feira, 22, o pre&c...

Veja mais
Reforma da Previdência não está sepultada, mas suspensa, diz Meirelles

Ministro da Fazenda disse em entrevista à Radio Bandeirantes que votação das mudanças na apo...

Veja mais
Meirelles nega aumento de impostos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ontem (21) que não há previsão para o avan&ccedi...

Veja mais
Crescimento da economia impulsiona aumento de 5,9% de contas no varejo

Número de milionários atendidos pelo segmento de private banking cresceu 4,8% em 2017, e esse públi...

Veja mais
Movimento no varejo sobe em janeiro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,2% e...

Veja mais
Acordo bilateral entre Mercosul e União Europeia está próximo

A conclusão de um acordo para comércio bilateral entre o Mercosul e a União Europeia pode estar pr&...

Veja mais
Preço da gasolina fica estável após registrar primeira queda em 14 semanas

Após registrar a primeira queda em 14 semanas, o preço médio da gasolina por litro se manteve est&a...

Veja mais