No Rio de Janeiro, encolhimento de 5,8%

Leia em 2min 30s

As vendas do comércio na cidade do Rio de Janeiro registram queda de 5,8% no acumulado de janeiro/dezembro de 2017 em relação ao mesmo período de 2016, em um movimento potencializado pela crise econômica e de segurança pública no município.

 

Os dados são da pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e apontam que, em dezembro, as vendas caíram 0,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, completando 12 meses de quedas seguidas.

 

O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, disse que o resultado negativo de 2017 refletiu um ano muito difícil para os brasileiros. “Mais difícil ainda para a população do Rio de Janeiro, que passa por uma crise política e econômica sem precedentes, ao contrário de outros estados que já experimentam alguma recuperação. Todo esse cenário caótico atingiu diretamente o comércio, grande pilar e pulso da nossa economia, responsável por mais de 20% dos empregos formais do estado”, disse Aldo.

 

A pesquisa encomendada contou com as impressões de 750 estabelecimentos.

 

Segundo o presidente da entidade, só no primeiro semestre, quase 10 mil estabelecimentos comerciais fecharam suas portas em todo o Estado e que o número segue crescendo. “Na capital, a camelotagem e a desordem urbana desenfreadas tomaram conta dos principais corredores comerciais da cidade, sem a devida ação da prefeitura para coibi-las, afastando os consumidores e prejudicando ainda mais o comércio”, esclarece.

 

“Mesmo assim o comerciante fez a sua parte. Planejou e organizou-se. Comprou tecnicamente produtos desejados com preço e quantidades adequadas. Investiu no treinamento da equipe para vender mais e conquistar novos clientes. Além disso, realizou – e vem realizando - todo o tipo de promoção, liquidação e descontos para estimular os consumidores, mas nada disso foi o suficiente para aumentar as vendas, daí o resultado negativo, que se repetiu mês a mês durante todo o ano”, conclui.

 

Alento no Carnaval

 

Tentando afastar os resultados ruins de 2017, os lojistas se mostram relativamente otimistas com o movimento nas lojas especializadas em produtos ligados ao Carnaval. Segundo a entidade, a expectativa é de um incremento de 1,5% nas vendas até o fim do carnaval em relação ao ano passado.

 

Segundo os lojistas adereços e fantasias, tecidos, bermudas, shorts, camisetas, linha de praia o preço médio das compras será em torno de R$ 130,00 com predomínio do cartão de crédito parcelado como forma de pagamento , seguido de cartão de loja, dinheiro, cartão de débito.

 

Segundo Gonçalves o fato do Carnaval cair no começo de fevereiro pode prejudicar as vendas, uma vez que o consumidor ainda está comprometido com as contas de IPVA, IPTU e material escolar.

 

 

Fonte: DCI São Paulo


Veja também

Mais de 80% dos brasileiros que usam cartão de crédito não sabem quanto pagam de juro

Rio - Você sabe quanto paga de juros no rotativo do cartão de crédito? A pergunta pode parecer simpl...

Veja mais
Mais de 20 mil vagas foram fechadas no ano passado

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2017 apontou o fechamento de 20.832 postos de trabalho no ano ...

Veja mais
Custo de vida em São Paulo reduziu ritmo de alta em 2017

O custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo avançou 3,83% em 2017, comparado a 2016. &Eacu...

Veja mais
Varejo brasileiro encerrou 2017 com até 15 mil lojas a menos, antecipa CNC

O comércio brasileiro fechou o ano passado com cenário ainda complexo, em termos de número de ponto...

Veja mais
IPC-Fipe sobe 0,52% na 3ª quadrissemana de janeiro

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, s...

Veja mais
Alta do PIB de 2018 cai de 2,70% para 2,66%, calcula Focus

O mercado financeiro alterou levemente suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 e 2019. A...

Veja mais
Gastos e remessas tendem a subir

Recuperação econômica e câmbio relativamente estável favorecem crescimento dos gastos d...

Veja mais
Confiança do consumidor cresce 0,4 ponto em janeiro ante dezembro, diz FGV

A confiança do consumidor avançou 0,4 ponto em janeiro ante dezembro de 2017, na série com ajuste s...

Veja mais
Confiança do comércio sobe 1,1% em janeiro ante dezembro

Os comerciantes brasileiros iniciaram 2018 mais otimistas, segundo a Confederação Nacional do Comér...

Veja mais