Varejo avalia como reter talento após nova CLT

Leia em 2min 20s

São Paulo - Entre os setores com maior rotatividade de mão de obra, o varejo tenta encontrar fórmulas para reter os funcionários mais talentosos, e não ficar para trás em meio à nova legislação trabalhista. Para isso, apostar em planos de carreira e cursos profissionalizantes são possíveis caminhos.

 

"Quando nós pensamos em um excelente lugar para trabalhar, a primeira coisa que vem à cabeça é que são empresas que pagam bem e têm benefícios muito bons. A maioria [da mão de obra] enxerga que nessas empresas existe um propósito e um alinhamento dos valores pessoais e da organização", explicou a diretora de marketing da consultoria Great Place to Work, Caroline Maffezzolli.

 

Conforme a pesquisa "Melhores empresas para trabalhar GPTW Novarejo 2017", divulgado ontem (22), para 48% dos entrevistados, os fatores que mais seguram os funcionários nas varejistas são oportunidades de crescimento na empresa. Além disso, Qualidade de vida (22%) e Alinhamento de Valores (12%) são importantes. Já itens com maior relevância outrora, como Remuneração e Benefícios e Estabilidade, somam 9% e 3%, respectivamente. Realizado com 120 companhias de todos os portes, a GPTW escolheu as 50 melhores para se trabalhar no varejo. Dentre as empresas selecionadas, 19% admitiram que oferecem verba para que os funcionários utilizem programas de desenvolvimento - mesmo que esses não estejam ligados à função no trabalho -, 42% fornecem bolsas para cursos de idiomas, 69% programas de coaching e 37% de mentoring.

 

Com 22 mil colaboradores e 839 lojas, o Magazine Luiza foi premiado na categoria Companhias Grandes. "Concedemos bolsa de estudos de até 50% para que qualquer funcionário faça o curso que preferir, mesmo que não tenha a ver com a atividade que exerce. Ele só precisa ter um ano de casa", diz a diretora executiva de gestão de pessoas do Magazine Luiza, Patrícia Pugas.

 

Já a Brasal Combustíveis, que conta hoje com cinco postos, saiu vencedora na categoria Médias e Pequenas. Entre as estratégias da empresa, oferecer aos funcionários o uso de consultório médico e odontológico, além de poder solicitar empréstimo antes das férias, colocaram a rede no topo do ranking. Com 145 funcionários, a Brasal quer faturar R$ 151 milhões este ano.

 

Reforma trabalhista

 

Apesar da mudança na legislação trabalhista exigir mais assertividade do varejo na hora de reter talentos, os empresários estão otimistas com as novas normas. "O processo de contratação e demissão passou a ser custoso para as empresas. A flexibilização vai permitir regimes de 'part time', que são absolutamente benéficos para a economia", diz o diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão, Jacques Meir.

 

 

Fonte: DCI São Paulo


Veja também

Black Friday deve faturar mais de R$ 2 bi

São Paulo - A Black Friday deste ano, que oficialmente começa nesta sexta-feira, 24, apesar de muitos vare...

Veja mais
IPCA-15 sobe 0,32% em novembro, ante alta de 0,34% em outubro, revela IBGE

Rio - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,32% em novembro, ...

Veja mais
Queda de alimentos alivia e IPCA-15 sobe 0,32% em novembro, abaixo do esperado

São Paulo - Os preços de alimentos recuaram com força em novembro, fazendo com a prévia da i...

Veja mais
Vendas do comércio têm alta de 0,4% em outubro, diz Boa Vista

As vendas do comércio varejista no País tiveram alta de 0,4% em outubro ante a setembro, com ajuste sazona...

Veja mais
41% dos que comprarão no Natal precisam de renda extra

São Paulo - Cerca de 41% dos brasileiros que pretendem comprar presente de Natal deverão fazer bico para g...

Veja mais
Metade dos brasileiros vai usar a Black Friday para antecipar compras do Natal

São Paulo - Pesquisa realizada pelo Ibope Conecta e pelo Mercado Livre aponta que metade dos brasileiros que pret...

Veja mais
Inflação será maior neste final de ano

Na próxima quinta-feira será divulgado o IPCA-15 (prévia do Índice de Preços ao Consu...

Veja mais
Setor aposta na melhora da demanda interna

São Paulo - Estoques ajustados, expectativa de demanda firme por carne bovina no mercado externo e perspectiva de...

Veja mais
Confiança do consumidor sobe 2% em outubro

São Paulo - O nível de confiança do consumidor brasileiro com a economia e com as próprias c...

Veja mais