Crise política prejudicará retomada econômica, dizem analistas

Leia em 3min 30s

São Paulo - A intensa crise que acertou em cheio o governo do presidente Michel Temer vai afetar a recuperação da economia em 2017, afirmaram analistas à Reuters nesta quinta-feira, e já há quem não descarte ainda que o país pode continuar em recessão, o que seria o terceiro ano seguido de contração.

 

As denúncias envolvendo Temer, acusado de dar aval para a compra do silêncio do ex-deputado federal Eduardo Cunha, vão abalar dois pilares considerados fundamentais para a atividade econômica: a confiança de empresários e consumidores e a queda da taxa básica de juros.

 

"Essa crise não tem como não prejudicar a economia. Este e o próximo trimestre, pelo menos, serão muito afetados e jogarão o crescimento bem para baixo", afirmou o economista-chefe da consultoria MB Associados, Sergio Vale, para quem, antes das denúncias, a expectativa era que o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano avançaria 1 por cento.

 

Até a nova crise, os agentes econômicos davam como certo que, em 2017, o Brasil deixaria para trás os dois anos seguidos de recessão, período no qual encolheu mais de 7 por cento. Segundo a mais recente pesquisa Focus do Banco Central, que ouve semanalmente uma centena de economistas, a projeção era de expansão de 0,50 por cento agora e de 2,50 por cento em 2018.

 

Na avaliação de analistas, a piora do ambiente político deve minar a confiança de empresários e consumidores na economia brasileira, o que prejudica consumo e novos investimentos, além de postergar a conclusão no Congresso Nacional de importantes reformas, como a da Previdência, considerada fundamental para colocar as contas públicas em ordem.

 

"Há uma incerteza com o que vai acontecer e se as reformas vão ser aprovadas", disse o economista da consultoria GO Associados Luiz Fernando Castelli. "Os indicadores de confiança devem refletir esse cenário", afirma.

 

Um indício foi dado nesta tarde. O relator da reforma trabalhista no Senado, Ricardo Ferraço (PSDB-ES), anunciou que o calendário de tramitação da proposta está suspenso devido à crise política.

 

Juros

 

A política monetária deve ser a outra ponta fortemente afetada pela crise política. Os economistas chegaram a avaliar, antes da crise, que o BC reduziria os juros básicos em 1,25 ponto percentual agora em maio, com todo o ciclo de afrouxamento monetária levando a Selic para a faixa de 7 e 8 por cento ao ano. Hoje ela está em 11,25 por cento.

 

"Nesse contexto, o viés de câmbio mais depreciado com a não aprovação das reformas reduz o espaço do BC para cortar juros", avaliou a economista da consultoria Tendências Alessandra Ribeiro.

 

"Eu ainda vejo espaço para corte (na Selic) porque o câmbio num nível de 3,40 reais e 3,50 reais não compromete tanto o cenário da inflação, ainda que o ritmo de corte de juros possa ser menor."

 

A Tendências acredita que agora o BC só consegue levar os juros para um patamar próximo de 9 por cento e projeta crescimento de apenas 0,3 por cento para este ano. E, embora não seja o cenário principal, não descarta que a economia brasileira permaneça em recessão.

 

A piora do cenário econômico vem na esteira de uma série de piora nas projeções para o desempenho da economia brasileira no segundo trimestre, mas ainda com o cenário de crescimento neste ano.

 

Na semana passada, o banco Bradesco, por exemplo, passou a prever queda de 0,2 por cento do PIB entre abril e junho, na comparação com os três meses anteriores, ante estimativa de estabilidade.

 

"Se essa crise for muito longa, é ruim. A economia já estava fraca. O que vai afetar com certeza é o cronograma de investimento, com os (investidores) estrangeiros mais preocupados", disse o economista-chefe do banco Fator, José Francisco Gonçalves.

 

 

Fonte: Reuters 


Veja também

Focus: economistas esperam desdobramentos da crise política

Os economistas do mercado financeiro estão à espera de desdobramentos da crise política para, se fo...

Veja mais
Lojistas esperam vender de 5% a 20% nos Dia dos Namorados

A turbulência política não será suficiente para esfriar o clima do Dia dos Namorados, comemor...

Veja mais
BC aumenta intervenção no mercado de câmbio em ação conjunta com Tesouro

São Paulo- O Banco Central decidiu na quinta-feira aumentar a intervenção no mercado de câmbi...

Veja mais
Economia: retomada pode retornar à estaca zero

No momento em que o Brasil parecia enfim retomar o fôlego e começava a se recuperar de uma das piores crise...

Veja mais
Momento é de incerteza para a economia, diz presidente do BNDES

Rio de Janeiro - A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos...

Veja mais
Governo vai para o enfrentamento e aposta na aprovação das reformas

Brasília - O governo decidiu partir para o enfrentamento para reagir à mais grave crise desde que o presid...

Veja mais
Com incerteza, PIB pode sofrer terceiro ano de queda

Rio de Janeiro - As denúncias contra o presidente Michel Temer paralisaram a economia e podem fazer o Brasil vive...

Veja mais
Ibovespa futuro sobe em movimento de ajuste após queda forte

São Paulo - O contrato do Ibovespa para junho subia pouco mais de 1 por cento nos primeiros negócios desta...

Veja mais
Após maior alta desde 1999, dólar abre em queda de 2,24%, a R$ 3,314

Rio de Janeiro - Após a maior alta desde 1999 na quinta-feira diante da crise política gerada pela dela&cc...

Veja mais