Sobressaindo-se no varejo em meio à crise

Leia em 1min 40s

O atual cenário econômico acendeu o sinal amarelo - e, o vermelho - para muitas empresas. Vive-se um momento em que é necessário escolher enfrentar a crise, com criatividade e aperfeiçoamento constantes, ou simplesmente observar seu negócio ruir. Algumas companhias mostram que é possível manter as taxas de crescimento. Atacadões, drogarias, supermercados regionais e pet shops são setores com exemplos de empresas que tomaram ótimas decisões durante a crise e estão em plena ascensão.

O varejo brasileiro evoluiu muito em termos de layout e ambientação dos estabelecimentos, porém ainda está muito longe do ideal em termos de logística e inteligência dentro das lojas. As perdas do varejo nacional, decorrentes principalmente de furtos e problemas com operação e logística, atingiram 2,31% do faturamento líquido das empresas - ou R$ 27,7 bilhões em 2014. Este é o maior percentual já registrado desde 2002, segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar). Não só o varejo, mas as indústrias também precisam buscar performance nos pontos de venda o quanto antes. Estamos começando a caminhar nesse sentido, mas ainda há muito a ser feito.

A expectativa é que, a partir de 2017, nossa economia esteja estabilizada e os índices de crescimento do País sejam retomados. Até lá, é preciso trabalhar com o máximo de eficácia possível, investindo com assertividade em ações que tragam impactos positivos para as marcas.

Uma alternativa é reavaliar o que tem sido feito, desafiando o status quo: entender o que o consumidor realmente quer e precisa, pensar nas alternativas, buscar os parceiros ideais, investir nas pessoas, definir a melhor forma de implementar e medir os resultados e ir a campo. Dessa forma, as empresas, e principalmente o varejo, conseguirão driblar a crise e atravessar esse período com crescimento. Não há milagres, mas, com inteligência, é possível atravessar o mau tempo da maneira mais satisfatória possível. (Marcos Salla)

 



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Faturamento do comércio no Rio deve cair 15% neste Natal

Em função do comportamento atual do consumidor, impactado por inflação, juros e desemprego e...

Veja mais
Consumidores priorizam dívidas essenciais

De acordo com especialista ouvido pelo DCI, as contas de água, luz e telefone são as primeiras a serem pag...

Veja mais
Cautela gera estabilidade na cotação do dólar

                    ...

Veja mais
Consumo das famílias explica revisão para cima do PIB de 2013, diz IBGE

O aumento do consumo das famílias explica a revisão da alta do Produto Interno Bruto (PIB) de 2013, de 2,7...

Veja mais
Porto Alegre tem a maior inflação semanal entre as capitais, diz FGV

                    ...

Veja mais
Preços ao consumidor sobem e podem apoiar alta dos juros

Os preços aos consumidores nos Estados Unidos subiram em outubro, após dois meses seguidos de queda, com a...

Veja mais
Para especialistas, comportamento do governo reflete hábitos brasileiros

Pesquisa do Itaú Unibanco mostra que a população do País prefere o consumo à poupan&c...

Veja mais
Crise traz oportunidades, diz economista Ricardo Amorim, no Encontro de Valor ABAD

Diante de um cenário de desvalorização de ativos e baixa confiança nas áreas pol&iacu...

Veja mais
Com alta menor no atacado, IGP-10 sobe 1,64% em novembro

                    ...

Veja mais