Varejo perderá 11 dias de faturamento com o Mundial

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A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) acredita que a Copa do Mundo pode fazer com que o varejo perca ao menos 11 dias de faturamento. O presidente da entidade, Nabil Sahyoun, afirmou que, nas cidades em que dias de jogos forem declarados feriados, os shoppings abrirão por menos tempo (apenas 6 horas) e funcionários poderão ter horas de folga em dias de jogos do Brasil.

"Acreditamos ainda que em dias de jogos as pessoas tendem a comprar menos e notadamente apenas alguns setores do varejo têm sido beneficiados pela Copa", disse. Sahyoun ainda afirmou que as companhias estão se preparando para lidar com possíveis riscos a segurança em razão de manifestações.

De acordo com o executivo, há a possibilidade de as empresas pedirem liminar na Justiça aos moldes da obtida para conter os chamados "rolezinhos". O objetivo, diz, é conseguir com que as secretarias de segurança estaduais enviem efetivos para proteger os shoppings. Sahyoun avaliou que em alguns locais existe até mesmo a possibilidade de que shoppings fechem caso considerem que há riscos a segurança, mas ele ponderou que não acredita que essa medida possa ocorrer em São Paulo.

Vendas - As vendas do varejo de shoppings cresceram nos primeiros dois meses de 2014. Dados da Alshop divulgados ontem apontam que as vendas cresceram 6,2% em janeiro ante o mesmo mês do ano anterior. Em fevereiro, a alta foi de 7,5% na mesma comparação.

Já em março a entidade estima que o crescimento de vendas deve ser mais "acanhado". Os dados do terceiro mês do ano ainda não foram contabilizados, mas a Alshop informou que acredita em alta de vendas entre 3,5% a 4% na comparação com o mesmo mês de 2013. O mês deve ter menor desempenho prejudicado pelo fato de que o Carnaval ocorreu em março em 2014 e não em fevereiro como no ano anterior. Na avaliação de Nabil Sahyoun, a perspectiva é de que o crescimento em março seja provocado sobretudo pela inauguração de 38 shoppings. "Não é um crescimento representativo, é vegetativo em razão dessas inaugurações".



Veículo: Diário do Comércio - MG


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