Confirmada para setembro a 19ª Semana do Pescado

Leia em 4min 40s

Considerada a “segunda quaresma” pelo varejo, ação busca ampliar o consumo

 

Estimular o consumo de produtos da pesca e da aquicultura, atividades que envolvem milhares de pessoas em todo o Brasil, é o foco principal da Semana do Pescado, que chega em 2022 à sua 1 edição e será realizada de a 15 de setembro. Originalmente criada pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), como campanha de incentivo às vendas, está sendo organizada atualmente pelo próprio setor produtivo. Considerada a “segunda quaresma”, a ação busca tornar o consumo de pescado algo ainda mais presente no dia a dia do brasileiro, uma vez que é um alimento de grande importância nutricional, por ser uma proteína fonte de ômega-3, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Apresenta-se também como um dos produtos de origem animal com elevado crescimento mundial e brasileiro em relação à sua produção e consumo, segundo dados disponibilizados nos últimos anos.

 

“A Semana do Pescado foi concebida no Brasil por duas razões. A primeira, com o objetivo de criar a cultura do consumo regular de pescado, que é sinônimo de saúde e qualidade de vida, portanto é bom para todos. Além disso, o aumento do consumo em um país que tem mais de 200 milhões de habitantes impacta diretamente na economia e especialmente na cadeia produtiva. Ou seja, aumentar a demanda vai estimular a produção, gerar empregos, renda e riqueza para o Brasil, desenvolvendo o grande potencial produtivo que temos nas áreas da aquicultura e da pesca”, afirma um dos integrantes do comitê organizador da Semana do Pescado, o ex-ministro Altemir Gregolin.

 

A campanha pretende descentralizar as ações dos grandes centros de produção de consumo e pescado e atingir todas as cidades brasileiras. É uma forma de respeitar e contribuir com a pluralidade da cadeia produtiva nacional, que inclui desde os pequenos produtores artesanais até as grandes indústrias e pontos de comercialização. Neste ano de 2022, o objetivo é atingir 100% dos Estados brasileiros.

 

Campanha estimula o consumo apresentando diferentes informações sobre pescado

 

Durante a campanha, há um aumento de até 50% nas vendas, tornando a Semana do Pescado a segunda principal data para a comercialização, atrás apenas da Quaresma. Com suporte de entidades parceiras, além de empresas atuando em duas pontas: na oferta (setor produtivo) e na venda (junto ao consumidor final), os organizadores da Semana do Pescado buscam atingir todo território nacional.

 

Outro ponto-chave dos organizadores é ampliar a informação sobre as espécies e as origens dos produtos, com foco na boa qualidade e sustentabilidade destes. A ideia é apresentar as inúmeras possibilidades de espécies provenientes da pesca e aquicultura, além da diversidade de produtos frescos, congelados e processados que estão disponíveis. A proposta busca ainda desmistificar que o pescado é um produto de difícil preparo, limpeza e armazenamento, bem como, que o consumo deve estar atrelado somente a datas especiais.

 

O sucesso da 18ª edição

 

A 18ª edição da Semana do Pescado, realizada em 2021, teve o desafio de atingir maior capilaridade entre os Estados brasileiros e alcançou mais de 70% das regiões do país. Isso foi possível com a ampla articulação e engajamento do setor produtivo, das empresas e das entidades nacionais que atuam em prol do setor de pescado. 

 

Os organizadores do evento descentralizaram as ações, buscando pontos focais em todos os Estados brasileiros, impulsionando a promoção ao maior consumo principalmente junto a indústrias, supermercados, restaurantes, feiras livres e outros pontos de comercialização no atacado e varejo, eventos gastronômicos e outros.

 

“As reuniões virtuais foram essenciais para nos aproximar da realidade de cada Estado e lograrmos a descentralização das ações. Acredito que demos um passo certeiro no sentido de aproximar a campanha do consumidor, ampliando o alcance da Semana a nível nacional. Seguimos trabalhando juntos para que a 19ª edição seja ainda mais inclusiva e a mais abrangente de todas”, enfatiza Thamires Quinhões, que é membro do comitê organizador do evento.

 

As parcerias com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) também foram fundamentais para que a campanha ganhasse maior adesão das redes do varejo e do foodsevice.

  

A Semana do Pescado

 

É uma campanha que tem como objetivo incentivar o consumo de pescado em todo o Brasil, realizada anualmente na primeira quinzena de setembro com ações promocionais, educativas e eventos gastronômicos.

 

A Coordenação Nacional do evento é composta em 2022 pelo ex-ministro da aquicultura e pesca e presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin; pelo médico veterinário doutor em higiene veterinária e processamento tecnológico de pescado, André Medeiros; pela empresária, dona da peixaria Divina Providência no Rio de Janeiro, e especialista em comunicação B2C, Manuela Ornelas; pela diretora executiva da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (Abrapes), Thamires Quinhões; pelo Presidente do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo (Sipesp), Roberto Imai; e pelo Presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Paco Farina.


Imagem da campanha e o logo. Para baixar os materiais, acesse o site da Semana do Pescado: www.semanadopescado.com.br

 

Fonte: Assessoria de comunicação da Semana do Pescado

 

 


Veja também

Bacalhau da Noruega – saúde e sabor em um alimento 100% natural

Legítimo pescado da Escandinávia, o Gadus morhua integra os pratos mais finos, elaborados e saborosos em t...

Veja mais
Por que você deve aumentar os estoques de carne de porco na sua loja?

Números do setor comprovam que o brasileiro tem mudado seus hábitos à mesa   Na mesa dos bra...

Veja mais
Vem aí o plant-based em pó

Grandes indústrias e foodtechs têm desenvolvido alimentos com a nova tecnologia para os veganos, flexitaria...

Veja mais
Dentro de 2 anos, brasileiro vai ter mais opções de peixe à mesa

Planta de 25 mil m2 vai tornar a proteína mais acessível ao brasileiro, incentivando o consumo em busca da...

Veja mais
JBS investe pesado em carne de laboratório

No Brasil, a base será em Florianópolis com o Centro de pesquisas para área de alimentos   N...

Veja mais
Marfrig diversifica produtos para captar o jovem flexitariano

Mercado plant-based deve girar nas Américas do Norte e Sul U$ 10,7 bilhões   Já faz algum te...

Veja mais
Emissão de ações da BRF torna possível fusão com a Marfrig

Operação pode levantar R$ 8 bi, mas uma das maiores acionistas é contra o negócio   A...

Veja mais
Marfrig investe na produção de carne nobre na Patagônia

Unidade da companhia localizada em ilha remota no extremo sul do Chile abate 180.00 animais por ano   Consid...

Veja mais
Valor da carne vegetal vai ficar mais acessível, diz CEO da Fazenda do Futuro

Startup de plant based aposta que categoria irá crescer também pela alta no preço da carne animal&n...

Veja mais