Dona do Jack Daniel's usa mel para atrair consumidor

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Por Cibelle Bouças | De São Paulo


A fabricante americana destilados Brown-Forman, dona do uísque Jack Daniel's, reformulou a sua linha de produtos no mercado brasileiro e espera para o segundo semestre um crescimento acelerado no país, com o lançamento do Jack Daniel's Tennessee Honey, que já responde por 20% da receita nos Estados Unidos, onde foi lançado há três anos.

A Brown-Forman opera diretamente no Brasil desde 2011, com seu Jack Daniel's e marcas de terceiros como os uísques The Famous Grouse, The Macallan e Cutty Sark. Neste ano, passou a ter apenas linhas próprias de uísques, as tequilas Herradura e El Jimador e a vodca Finlandia. A Brown-Forman também está em fase final de negociação para comprar a marca brasileira de cachaça Santa Dose, que já é distribuída no país pela americana com exclusividade.

"Neste ano, a companhia ganhou porte suficiente para manter a operação no país apenas com marcas próprias", disse Gustavo Zerbini, diretor comercial da Brown-Forman Brasil, que não divulga dados financeiros sobre a operação no país. Zerbini disse apenas que a receita cresce, em média, 40% ao ano desde 2011 e que 80% das vendas no país têm como origem as vendas de uísque.

Além de mudar o portfólio, a Brown-Forman lança no dia 15 o Jack Honey, um destilado à base de uísque com mel. O produto foi lançado nos Estados Unidos há três anos, seguindo uma tendência mundial de adicionar sabores a bebidas alcoólicas. O Jack Honey responde hoje por 20% da receita da companhia.

No ano fiscal 2014, encerrado em 30 de abril, a Brown-Forman teve aumento de 11% no lucro líquido, para US$ 659 milhões, e alta de 4% na receita global, para US$ 3,946 bilhões. Nos EUA, as vendas cresceram 4% e responderam por 41% da receita global do grupo.

No mercado americano, as vendas do Jack Honey chegaram a 1 milhão de caixas no ano fiscal, com aumento de 22%. Dado o sucesso da bebida nos EUA, a Brown-Forman começou a vendê-la a outros países. Zerbini disse que a bebida tem atraído principalmente o público feminino e jovens de 25 a 35 anos. A empresa recomenda tomar a bebida gelada, em pequenas doses ("shots") ou em drinques.

A expectativa da Brown-Forman é que as vendas do Jack Honey no primeiro ano no Brasil alcancem volume equivalente a 10% das vendas do Jack Daniel's. "O Jack Honey agrega um novo público à marca e torna Jack Daniel's mais democrática", disse Zerbini. A bebida será vendida pelo mesmo preço do uísque (valor sugerido de R$ 105,90). Na visão de Zerbini, o uísque com mel concorrerá indiretamente com vodkas e destilados doces.

O executivo informou que as vendas da Brown-Forman no Brasil cresceram 23% no primeiro semestre. O incremento ficou abaixo da média dos anos anteriores pelo fato de a companhia contar com uma base de comparação mais alta e também em função da economia mais fraca.

De acordo com a empresa de pesquisas Nielsen, de janeiro a abril, o mercado brasileiro de uísque cresceu 38% em receita e aumentou 30% em volume de vendas, na comparação com os quatro primeiros meses de 2013. Camila Castro, executiva de atendimento da Nielsen, disse que o mercado de uísque tem crescido mais que outras bebidas alcoólicas no país principalmente em função da chegada de novos produtos importados e do aumento de consumo de destilados fora de casa.

As vendas totais de bebidas alcoólicas no país cresceram 22,5% em receita, segundo a Nielsen. A venda de cervejas - responsável por 80% do mercado - cresceu 22,8% em receita até abril. No ano de 2013, as vendas de uísque no país movimentaram R$ 346,7 milhões, um avanço de 11,3%.



Veículo: Valor Econômico


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