Implantação da Coca-Cola na reta final

Leia em 2min 40s

As obras de implantação da nova fábrica da Coca-Cola Femsa, empresa do grupo Fomento Econômico Mexicano S/A (Femsa), em Itabirito (região Central de Minas Gerais), entraram na reta final. A expectativa é que as operações de testes ocorram em julho e a inauguração em setembro. O empreendimento está sendo construído mediante investimentos de US$ 258 milhões.

De acordo com o vice-presidente Jurídico e de Assuntos Corporativos da Femsa, Eduardo Lacerda, cerca de 65% dos 65 mil metros de área construída que a fábrica terá já estão prontos. "Falta realizar a construção do escritório administrativo e de outras áreas externas da fábrica, além de colocar os equipamentos, que é a parte mais crítica do processo", diz.

Segundo ele, as primeiras máquinas vão chegar ainda nesta semana e num prazo de 30 dias começarão a ser montadas e as linhas de produção conectadas. Tudo isso ao mesmo tempo em que será finalizada a estação de efluentes e captação de água. "As construções e montagens acontecem paralelamente e num determinado momento conectamos todas as bases para o funcionamento da fábrica", explica.

Ainda conforme o vice-presidente da multinacional, com os testes previstos para julho e a inauguração para setembro, é possível que os primeiros refrigerantes produzidos na nova unidade sejam comercializados ainda em 2014.

Ao todo, serão aproximadamente 65 mil metros quadrados de construção em um terreno de cerca de 300 mil metros quadrados. Até o ano de 2015, a fábrica terá capacidade anual instalada para produção de 2,1 bilhões de litros de refrigerantes, equivalente a um incremento de aproximadamente 47% em relação à capacidade instalada na atual unidade em Belo Horizonte.

Esta capacidade deverá ser atingida em nove meses. No entanto, Lacerda descarta qualquer planejamento de expansão para a unidade nos próximos meses. "Qualquer ampliação depende da economia e do consumo. Estamos falando de uma estratégia para daqui três, quatro anos. O mais importante é que temos área para crescer e um mercado potencial. Por isso, esta deve se tornar uma das maiores fábricas do grupo", afirma.

Serão produzidos nessa nova unidade todos os refrigerantes do portfólio Coca-Cola Femsa, em todas as embalagens existentes. Com isso, oito linhas de produção serão montadas na fábrica, sendo que somente três operarão neste primeiro momento. Inicialmente, somente Minas Gerais e a região Serrana do Rio de Janeiro serão atendidas pela nova fábrica e a logística atual será mantida.

Ontem, em visita às futuras instalações da Coca-Cola, o governador Antonio Anastasia destacou, mais uma vez, a política de diversificação econômica do Estado. Ele citou a fábrica como um dos empreendimentos fundamentais para a consolidação do projeto de seu governo. "Itabirito é um tradicional município minerador de Minas e do país. Nos orgulhamos disso, mas não podemos depender somente disso mais", justifica.

O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, por sua vez, destacou o impacto econômico que o início das operações da Coca-Cola irá gerar à cidade. Segundo ele, a previsão é que a arrecadação municipal seja ampliada entre 30% e 40%. "Podemos falar de Itabirito antes e depois da vinda da fábrica da Coca", resume.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Cerveja deve ter alta de imposto

A Receita Federal estuda elevar a incidência de impostos sobre bebidas frias, como refrigerantes e cerveja, a part...

Veja mais
Marcas investem em energéticos

O crescimento do mercado brasileiro de energéticos, que só ano passado foi de 30%, está motivando o...

Veja mais
Vendas de cerveja no verão crescem 12,6%

As vendas de cerveja no Brasil no início do verão de 2014, incluindo o mês de dezembro de 2013 e o m...

Veja mais
Ambev celebra 85 anos em Pernambuco na recém-construída fábrica de Itapissuma

 Evento conta com a presença do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Unidade de Itapissuma é...

Veja mais
Grupo Petrópolis vai arrendar unidades da Imcopa no Paraná

Com a recente aprovação de seu plano de recuperação judicial, a Imcopa, uma das maiores proc...

Veja mais
Empresa de Blumenau irá lançar cerveja com guaraná

Produto será feito em parceria com cervejaria argentina em comemoração à Copa do MundoA Cerv...

Veja mais
Bierland lança cerveja especial com guaraná para Copa

A Bierland irá fabricar cerveja com lúpulos cultivados na região da Patagônia e guaraná...

Veja mais
Mudança de hábitos ameaça a Coca-Cola

Com campanhas contra obesidade, empresa tem queda nas vendas e no valor da marcaA Coca-Cola reinou por muitos anos como ...

Veja mais
Tetra Pak adquire empresa de processamento

Aquisição fortalece o portfólio da Tetra Pak® na área de processamento de bebidas carbon...

Veja mais