Clima desfavorável eleva preços do milho

Leia em 1min 30s

As condições climáticas ainda são desfavoráveis em boa parte das regiões produtoras de milho no Brasil, mas especialmente no Sudeste e Centro-Oeste. A estiagem atrasou o cultivo de verão e, por consequência, pode atrapalhar o plantio do cereal de segunda safra 2014/2015.

 

 

 



Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com incertezas climáticas, demanda firme para exportação e consequente aumento nos preços nas regiões dos portos, os preços no mercado interno seguem em alta, de acordo com dados do Cepea. O Indicador Esalq/BM&FBovespa, referente ao atacado da região de Campinas (SP), subiu 3,67% entre 10 e 17 de novembro, indo para R$ 27,92 a saca de 60 quilos nessa segunda, dia 17.

De acordo com o Cepea, se considerados os negócios também em Campinas, mas cujos prazos de pagamento são descontados pela taxa de desconto NPR, o preço médio à vista foi de R$ 27,47 a saca de 60 quilos, com reação de 3,58% no mesmo período de análise. A demanda para exportação também segue firme, e o câmbio só faz reforçá-la.

A valorização do dólar em relação ao Real contribui tanto para reduzir o custo do importador quanto para elevar o montante recebido em Reais pelo exportador. Os dados de line-up continuam sinalizando bom ritmo das exportações para as próximas semanas.

Alta contínua


O clima seco na maior parte do Brasil também influenciou o movimento de alta nos preços do milho em outubro. O clima também deve resultar em menor produtividade e, consequentemente, em recuo na produção. Nos portos, os preços têm subido influenciados pela alta externa e pela valorização do dólar, movimento que tem sido repassado ao interior do País. /Agências



Veículo: DCI


Veja também

Desafio da indústria é a produtividade, diz economista

O economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Mansueto Almeida disse que o problema da ind&uacut...

Veja mais
Todo consumidor gosta de enganar em pesquisas

Para José Eustachio, presidente da agência Talent, é preciso saber fazer as perguntas certas e tamb&...

Veja mais
Açúcar União repagina sua marca e estreia nova campanha após 4 anos

Objetivo é se reaproximar dos consumidores. Empresa lança ainda produto dirigido ao mercado de doceria e a...

Veja mais
Supermercados de Manaus já estão oferecendo 7.000 postos de trabalho

Para quem está à procura de um emprego, a temporada de contratação temporária est&aac...

Veja mais
Master Blenders busca elevar vendas no Brasil

A multinacional D.E Master Blenders 1753 começou a desenvolver uma estratégia para ampliar suas vendas e r...

Veja mais
Empresas investem para recuperar imagem de desconto da Black Friday

Eletrônicos, roupas, acessórios e cosméticos estão entre as categorias com maior interesse de...

Veja mais
Utam investe em fábrica e lança novos produtos

A Café Utam está investindo R$ 6 milhões em equipamentos e infraestrutura em sua unidade em Piumhi ...

Veja mais
Laticínio Porto Alegre investe até R$ 25 milhões em Minas

Recursos estão sendo aplicados na ampliação da fábrica de Ponte Nova visando à divers...

Veja mais
Calçadistas projetam retomada dos negócios

Tendência de desvalorização do real em relação ao dólar aumenta as expectativas...

Veja mais