Safra mineira de sorgo terá alta

Leia em 2min 30s

Clima favorável ao desenvolvimento das lavouras garante bons resultados para agricultores



O clima favorável ao desenvolvimento das lavouras de sorgo vem garantindo resultados positivos para os agricultores que investiram no plantio do grão neste ano. A expectativa é colher volume 9,6% maior, alcançando 517 mil toneladas. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a cultura se desenvolveu bem e os preços pagos estão em patamares lucrativos.

Os bons preços pagos pelo milho, cujo preço serve de base para estipular a cotação do sorgo, é um dos fatores que estimulou o plantio do grão. Por ser mais resistente à seca, o sorgo é uma das principais culturas plantadas ao longo da segunda safra do ano. A colheita do produto já foi iniciada e as expectativas em relaçao ao mercado são positivas.

De acordo com o extensionista da Emater-MG Reinaldo da Silva Martins, as condições climáticas a partir de março foram favoráveis ao desenvolvimento da cultura. "As chuvas registradas entre março e abril foram suficientes para o plantio do sorgo e o desenvolvimento da cultura. Agora em julho, período de início da colheita, o tempo seco favorece o avanço dos trabalhos. A cultura vem apresentando boa qualidade e alta produtividade, o que é fundamental para que os preços sejam vantajosos", avalia Martins.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Minas Gerais foi detectado avanço de 1,5% na área de produção de sorgo, que passou de 163,7 mil hectares para 166,2 mil hectares. O clima ideal para o desenvolvimento do grão permitiu que a produtividade ficasse 8% maior que a registrada na safra passada, alcançando 3,1 toneladas por hectare. O Estado deverá colher nesta safra cerca de 517 mil toneladas de sorgo, alta de 9,6%.

Mercado - A saca de 60 quilos de sorgo está sendo negociada em torno de R$ 18, valor considerado suficiente para cobrir os custos e garantir rentabilidade. A principal demanda pelo grão é proveniente das indústrias de ração bovina, que utilizam o grão em substituição ao milho, produto que tem maior valor de mercado.

Em Minas, a principal região produtora é o Triângulo Mineiro, com produção anual de 219,9 mil toneladas ou 46,91% da safra estadual. A área destinada ao cultivo é de 74 mil hectares e a produtividade gira em torno de 2,9 toneladas por hectare. Em seguida está o Noroeste, que reponde por 30,71% da produção, colhendo 137,9 mil toneladas de sorgo ao ano. No Alto Paranaíba são produzidas 18,82 mil toneladas, 18,82% da safra do Estado.

Unaí é o principal produtor de sorgo em Minas. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), para neste ano é esperada produção de 81 mil toneladas do produto, em área de 30 mil hectares. daquele município. A produtividade deve atingir de 2,7 toneladas por hectare.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

CNC: comércio deve gerar 140 mil vagas formais em 2014

A desaceleração da atividade econômica tem afetado cada vez mais as expectativas dos empresár...

Veja mais
O Genérico ainda salva

Não foi bom o movimento nas farmácias brasileiras no mês passado. Tiveram queda de 2,6% as vendas de...

Veja mais
Lucro da Whirlpool cai para US$ 179 mi no 2º trimestre

A Whirlpool, que controla as marcas Brastemp e Consul no Brasil, reportou nesta quarta-feira, 23, lucro líquido d...

Veja mais
Indústria mineira mantém pessimismo em junho influenciada pela Copa, diz Fiemg

Índice da produção da indústria mineira recuou de 47,9 pontos em maio para 38,3 pontos em ju...

Veja mais
Nível de estoque no varejo volta a crescer

A frustração das vendas no comércio em maio e junho, afetadas pela Copa, elevou para o maior n&iacu...

Veja mais
Confiança do comércio recua 1% em julho, aponta a CNC

Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) ...

Veja mais
Produtos horti estão mais caros em Belém

Tomate continua sendo o vilão da cesta básica no semestre O aumento nos preços de verduras, legume...

Veja mais
Pesquisa Ipsos/G4 revela o comportamento do brasileiro em relação ao atendimento das empresas

O telefone é pelo segundo ano consecutivo, o canal de comunicação mais utilizado pelos brasileiros ...

Veja mais
Danone revê estratégia para os próximos 50 anos

A Danone está promovendo uma revisão da sua estratégia num momento em que seu diretor-presidente, F...

Veja mais