Notícias do setor
Economia
RH
Legislação
Tecnologia
Logística
Marketing
Bazar
Mercearia
Bebidas
Higiene e Beleza
Hortifrútis
Padaria, Confeitaria
Carnes / Peixes
Frios & Laticínios
Congelados
Limpeza
Têxteis/Eletro
Notícias Abras
Geral
Farmácia
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Internacional
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Mercearia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Mercearia

30/05/2012 09:04 - Café especial ganha espaço no mercado internacional

Demanda cresce 15% ao ano.

Os problemas enfrentados pela Colômbia e Indonésia em relação à produção de cafés especiais têm contribuído para a expansão da atuação brasileira no mercado internacional. Segundo dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), a demanda pelos grãos cresce em torno de 15% ao ano. A regularidade de oferta e a alta qualidade são os principais fatores que estão contribuindo para a conquista dos compradores externos.

Segundo o presidente da BSCA, Luiz Paulo Dias Pereira Filho, as expectativas para este ano em relação ao mercado são positivas. Além da demanda crescente, os preços pagos pelo grão especial são superiores e garantem a rentabilidade para os produtores.

"O café brasileiro está conquistando, cada vez mais, espaço no mercado mundial. A oportunidade veio com as repetidas reduções das safras de cafés especiais da Colômbia e Indonésia, o que comprometeu a regularidade de entrega. Diante da oportunidade, passamos a oferecer o café brasileiro e conseguimos conquistar a confiança do mercado. Isso ocorreu por termos condições de garantir o abastecimento regular e com garantia de alta qualidade", disse.

Outro fator que vem estimulando o aumento dos investimentos na produção de grãos especiais é a demanda interna aquecida. Segundo Pereira, o consumidor brasileiro está mais exigente em relação à qualidade do café, o que aumenta a demanda pelos grãos especiais.


Diversificação - Além disso, a abertura de novas cafeterias no país e a diversificação das maneiras de servir o grão especial tem contribuindo para estimular o consumo e impulsionar o mercado do café. Com a demanda aquecida, e a qualidade superior, os preços pagos pelo grão especial estão valorizados. A saca de 60 quilos do produto está cotada em torno de R$ 500, enquanto os preços pagos pela mesma quantidade de café comum gira em torno de R$ 380.

"A crise financeira não interferiu significativamente na composição dos preços. Assim como nos grãos comuns houve uma queda na cotação do café especial, porém os valores praticados garantem rentabilidade aos produtores. Este ano pretendemos expandir a atuação no mercado internacional, buscando exportar para a Austrália e para o Oriente Médio", disse Pereira.

No país, a produção de cafés especiais da safra 2012/13 deverá ficar entre 2 milhões e 2,5 milhões de sacas de 60 quilos. Somente Minas Gerais, maior produtor nacional do grão, deverá colher 1,5 milhão de sacas de cafés especiais. O volume poderá sofrer alterações com o desenvolvimento da colheita, processo que está em fase inicial.

"Em algumas regiões o clima não foi favorável para o desenvolvimento da safra, o que poderá interferir na maturação dos grãos. Este ano teremos uma produção maior, porém não tão superior como à estimada inicialmente", avalia Pereira.


Concursos - Para agregar valor aos grãos produzidos em Minas e nas demais regiões produtoras do país, a BSCA realiza anualmente concursos de qualidade com o objetivo de avaliar e premiar os melhores grãos.

O 13º Cup of Excellence - Early Harvest - Brasil 2012, que integra o Projeto Cafés Especiais Brasileiros, é voltado para os grãos produzidos por via úmida, polpados ou cerejas descascados. As amostras dos produtores interessados em participar do concurso deverão ser entregues até 1º de outubro de 2012.

De acordo com a associação, entre os dias 8 e 12 de outubro, será realizada a pré-seleção dos lotes enviados, processo que definirá os classificados para a fase nacional, prevista para ocorrer de 29 de outubro a 2 de novembro. A fase internacional será realizada na semana seguinte, entre os dias 5 e 9 de novembro, quando também será realizada a cerimônia de premiação.

Já o 2º Cup of Excellence - Natural Late Harvest - Brasil 2012 receberá as amostras, apenas de cafés naturais (produzidos por via seca), até 4 de dezembro deste ano. A pré-seleção ocorrerá entre os dias 10 e 14 do mesmo mês. As fases nacional e internacional serão realizadas nas semanas de 14 a 18 de janeiro e de 21 a 25 de janeiro de 2013, respectivamente.

Os concursos de qualidade para cafés especiais do Brasil são abertos a todos os produtores da variedade arábica da safra atual e têm como objetivo premiar os cafeicultores pela excelência de seus grãos, além de promover e divulgá-lo no mercado internacional.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

27/11/2014 12:31 - Cresce a demanda por café conilon especial
27/11/2014 09:22 - Produtores de café vulcânico buscam indicação geográfica
27/11/2014 09:19 - Feijão carioca se mantém estável com pouca oferta
25/11/2014 12:19 - Batata americana instala fábrica em Sete Lagoas e lança sabor para o Brasil
25/11/2014 09:19 - Bimbo apresenta nova linha de produtos para a ceia de Natal
25/11/2014 09:06 - Produtor mato-grossense retém as vendas de milho
19/11/2014 09:11 - Clima desfavorável eleva preços do milho
18/11/2014 11:53 - Açúcar União repagina sua marca e estreia nova campanha após 4 anos
18/11/2014 11:51 - Master Blenders busca elevar vendas no Brasil
18/11/2014 11:46 - Utam investe em fábrica e lança novos produtos

Veja mais >>>