Sadia investe em projeto para incentivar brasileiros a se alimentarem melhor

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Parceria com o chef inglês, Jamie Oliver, reforça o novo movimento da marca

e inaugura categoria de alimentos à base de frango




A Sadia está investindo R$ 50 milhões no lançamento de uma nova categoria de alimentos à base de frango, cujo o objetivo é incentivar os brasileiros a se alimentarem ainda melhor. O projeto está estruturado basicamente em três pilares fundamentais: garantia de elevados níveis de bem-estar animal, um programa voltado à educação alimentar nas escolas, além dos novos produtos. A linha de pratos prontos terá como principal objetivo inspirar as pessoas a cozinharem, já que para prepará-los os consumidores terão que aquecer molhos, assar ou mesmo "selar" a carne.


Os produtos, que são preparados com ingredientes naturais e certificados em sua origem, estarão nas gôndolas no mês de setembro. Jaime Oliver fez questão de vir ao Brasil para definir as receitas, selecionar os ingredientes e inteirar-se de todo o processo relativo ao bem-estar animal. A marca, que conta com mais de 300 produtos em seu portfólio, está trabalhando na iniciativa há mais de um ano e também prepara algumas mudanças em seu sistema de produção. Após analisar os atuais valores da Sadia, fortemente associados à tradição e qualidade dos produtos, além das práticas de bem-estar animal, o chef britânico aceitou a parceria.

"Estarmos alinhados às tendências do mercado e, principalmente, às necessidades e desejos dos consumidores: esta é a força motriz do nosso direcionamento estratégico. Por este motivo, investimos no projeto, que inclui revisão nutricional, adequação e certificação de plantas industriais e granjas, além do investimento em marketing", esclarece Cecília Mondino, diretora de marketing da Sadia.


O objetivo da marca é fazer com que o consumidor sinta prazer em finalizar uma receita que traz ingredientes selecionados, com cuidados especiais do campo à mesa e, principalmente, com o aval de um renomado profissional. "Impossível não sentir satisfação ao oferecer este alimento à sua família", categoriza Cecília. Desta forma, a marca pretende desmitificar que para se ter acesso às refeições equilibradas é preciso abrir mão do prazer e sabor dos alimentos. Todo este processo poderá ser acompanhado de perto na landing page do projeto (www.sadia.com.br/jamieoliver/) e por meio de campanhas de marketing e mídia social, desenvolvidos pela F/Nazca e LiveAD.


"É importante ressaltar que, desde 2015, a marca inaugurou um importante movimento com diversas ações que ajudam os brasileiros a se alimentarem de forma mais equilibrada", afirma Cecília Mondino, diretora de marketing da Sadia. Em janeiro deste ano, reforçou sua linha de frios saudáveis; em março, renovou os pratos prontos com receitas inéditas e sem conservantes; e recentemente relançou seus produtos ícones, como presunto e lasanha, com 30% menos sódio. "A parceria com o chef britânico faz parte de mais uma iniciativa que vai ao encontro das premissas deste projeto. E esse é só o começo", reforça a executiva.


Bem-estar animal e protagonismo nos hábitos alimentares: para estabelecer a parceria era preciso ampliar o impacto deste projeto além da casa dos consumidores. "Portanto, definimos em conjunto as adaptações necessárias nas granjas, que estão sendo feitas para que possamos garantir também o mais elevado nível de bem-estar animal", esclarece Cecília. Por este motivo, estão em processo algumas alterações para que a companhia receba o Certified Humane, concedido pela ONG Humane Farm Animal Care (HFAC). Como exemplo, estão sendo instalados fardos de maravalha (aparas de madeira) nas granjas para proporcionar maior conforto térmico aos animais e permitir que se empoleirem e biquem a madeira, entre outras mudanças.


A BRF (detentora da marca Sadia) já tem um programa chamado Animal Welfare Made in BRF - em parceria com a ONG World Animal Protection -, que define as tendências e oportunidades de melhoria a curto, médio e longo prazo. Inclusive, a companhia já estava alinhada aos padrões europeus, que estabelecem como densidade máxima para criação de frangos o valor 30kg/m2, permitindo assim que os animais expressem seu comportamento natural. "A equipe técnica de bem-estar animal, responsável também pelos restaurantes do Jamie Oliver no Brasil, teve livre acesso às nossas granjas e pode trabalhar em parceria com os nossos especialistas e produtores integrados", explica. Com esta iniciativa, no último ano, mais de 40 milhões de aves já foram impactadas positivamente pelas mudanças focadas em bem-estar animal.


Além disso, a Sadia também está à frente do desenvolvimento, em parceria com a Lynx, de um programa de educação alimentar para ser implantado nas escolas, cujo objetivo é criar oportunidades para os alunos se tornarem protagonistas de hábitos nutricionais mais saudáveis na escola e em suas famílias, por meio da formação dos educadores. Denominado "Saber Alimenta", o programa - adaptado à realidade brasileira e formatado em parceria a Jamie Oliver Food Foudation (JOFF) -, é baseado no "Kitchen Garden Project", já implantado pelo britânico nas escolas do Reino Unido. Os professores são instruídos por meio de palestras e materiais didáticos sobre como inserir informações dos alimentos nas aulas e, desta forma, tornar os alunos protagonistas da mudança dos hábitos alimentares nas escolas e em suas famílias: "O piloto será testado com centenas de crianças até o fim de 2016 e a expectativa é atingir mais de 100 mil crianças nos próximos três anos ", comemora Cecília.

 

 


Assessoria de Comunicação da BRF


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