Varejo é o setor que mais anuncia no País

Leia em 2min 50s

                                     Com a crise econômica, as companhias estão direcionando as verbas para o esforço de venda.

Pensar e agir sobre o momento atual e traçar estratégias especialmente para os próximos anos era a missão do encontro promovido pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG), na sexta-feira, dia 15, na Universidade Fumec, região Centro-Sul. O evento para convidados apresentou o road show “A propaganda em análise”.

O superintendente da Fenapro, Alexis Pagliarini, comandou a apresentação dos resultados da “Pesquisa Nacional de Perfil das Agências de Propaganda” e do “Design Thinking Propaganda”, que traçaram um panorama atual das agências no País e tendências sobre o futuro do negócio.

A pesquisa, realizada pela Toledo & Associados, abrangeu 747 agências, das quais 63% na região Sudeste, 15% na região Sul; 9% no Centro-Oeste, 11% no Nordeste e 2% na região Norte. São agências de diferentes portes e estrutura, que contam com 16 anos em média de atividades; 90% não integram qualquer grupo empresarial; 86% não possuem filiais em outros estados; seu portfólio inclui 15 clientes e 16 contas em média, com uma estrutura média de 20 pessoas por agência.

Segundo a pesquisa, são apontados como setores que mais anunciaram em 2014/2015 o varejo, com 66%; e governo e empresas públicas, com 30%. Entre os responsáveis pelo crescimento da receita até o final de 2015, o governo com 21% e o varejo, com 49%. Para 70% das agências os serviços web estão aumentando a participação na receita.

“Isso demonstra a força do varejo. Com a crise, as companhias estão direcionando as verbas para o esforço de venda. Precisamos estar atentos a isso. De outro lado, os serviços web estão deixando de ser uma ameaça para serem incorporados pelas agências”, destaca Pagliarini.

Para o presidente do Sinapro-MG, André Lacerda, as dificuldades econômicas enfrentadas pelo Brasil podem ser transformadas em oportunidades. “Esse é um momento muito interessante, com muita oportunidade, em que pese a crise econômica. É hora de fazermos diferente, gerarmos inovação. Mostramos aqui as janelas de oportunidade para o setor. São os detalhes que vão fazer a diferença. Estão surgindo novas ferramentas, customizadas, e isso vai ser muito interessante”, avalia Lacerda.

Futuro - O Design Thinking de Propaganda, realizado em cinco regiões do País, contou com a participação de mais de 100 dirigentes de agências de propaganda. Conduzido pela consultoria Empodere-se, o objetivo do projeto foi o de estimular as agências a repensarem seu modelo de atuação, utilizando a dinâmica e os princípios do Design Thinking, um modelo mental que acelera a inovação e soluciona problemas através de um olhar humano.

A pergunta feita ao grupo de trabalho foi “Como garantir a sustentabilidade das agências hoje e nos próximos anos”? Para respondê-la foi traçado um painel da situação atual, com destaque para a pressão por novos modelos de negócios; baixa qualificação dos profissionais; queda na atratividade de estudantes e modelo de atuação desgastado, entre outros.

“Precisamos buscar mais aproximação com os clientes e com a academia. Criar uma visão holística, que contemple o envolvimento, a entrega e a remuneração dos serviços. Somos o negócio das ideias e devemos nos posicionar não apenas como ferramenta, mas como estratégicos, sincronizando o nosso negócio ao do cliente”, completa o superintendente da Fenapro.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Vereadores de BH aprovam lei que proíbe supermercados de abrir aos domingos

                       Aprovad...

Veja mais
Alface, pepino e laranja estão mais em conta, diz Ceagesp

           Outros preços em baixa são abacate, figo roxo...

Veja mais
Confiança melhora, mas sustentação depende de política econômica, diz Apas

A confiança dos empresários do varejo de supermercados mostra alguns sinais de melhora depois de ter ating...

Veja mais
Tendências: impeachment abre janela para reverter crise de confiança

A aprovação do relatório de admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff no domingo,...

Veja mais
Setor de alimentos investe mais em logística para minimizar venda fraca

As indústrias de alimentos estão investindo na estrutura logística para minimizar os custos, ao mes...

Veja mais
Tíquete promocional volta ao radar das varejistas para fisgar consumidor

Os cupons de desconto voltaram a ser largamente utilizados pelos varejistas nacionais para atrair o consumidor, que anda...

Veja mais
“Tecnologia é a saída para driblar a crise”, diz especialista

                    ...

Veja mais
Salário mínimo de R$ 946 não representará aumento real, destaca governo

  Projeto da LDO 2017 também conta com recursos que viriam da Contribuição Provisória s...

Veja mais
Preço do açaí tipo médio registra alta de quase 25%

                    ...

Veja mais