Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Marketing

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Marketing

14/08/2015 12:05 - Homens se queixam de filme da Bombril

                                   Todo homem é ‘devagar’, diz o texto da campanha; filme se tornou alvo de queixas no Conar




Queixas de consumidores contra filmes publicitários que reforçam estereótipos e preconceitos vêm sendo alvo de avaliação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Uma das próximas deliberações do órgão será relativa a um filme da marca de produtos de limpeza Bombril, criado pela agência DPZ&T. A diferença, agora, é que o alvo do preconceito é o público masculino. Outras campanhas da Bombril já foram motivo de reclamações semelhantes de “sexismo” no passado, mas o Conar optou por arquivar os casos.

A campanha em questão é o filme Comparação, estrelado pela cantora Ivete Sangalo, pela apresentadora Mônica Iozzi e pela comediante Dani Calabresa. O filme, que tinha repercussão moderada até agora (no YouTube, contabilizava pouco mais de 75 mil visualizações), foi exibido em TV aberta e em canais a cabo.

Conteúdo. A campanha de 30 segundos se resume a um diálogo entre as três artistas. O trecho que está sendo questionado diz respeito à parte em que Ivete Sangalo diz que “toda mulher é uma diva” e que não dá para compará-las com os homens. Ao que Dani Calabresa responde: “Toda a mulher é uma diva e todo o homem é di-va-gar (devagar).”

A divulgação de que o Conar recebeu queixas foi suficiente para aumentar a audiência do vídeo e para a seção de comentários do YouTube ficar cheia de pessoas fazendo a defesa e queixando-se do comercial. Alguns usuários reclamavam não da brincadeira com os homens, mas ao fato de a propaganda reproduzir o estereótipo de associar a limpeza da casa à mulher.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 13, a Bombril afirmou que a campanha “Toda Brasileira é uma Diva”, composta de vários filmes, foi pensada para reforçar o protagonismo da mulher. “O vídeo Comparação usa uma linguagem bem-humorada para ressaltar o valor da mulher na sociedade brasileira, e não tem a intenção de ofender os homens ao fazer uma brincadeira com a palavra diva.”

O Conar, estabelecido em 1978, é um conselho de autorregulamentação. Não tem o poder de tirar campanhas do ar, mas costuma recomendar alterações no conteúdo de peças publicitárias ou simplesmente desconsiderar as queixas. É praxe no mercado seguir as recomendações do órgão. Recentemente, por exemplo, a Diletto alterou as embalagens de seus sorvetes, retirando uma história fictícia que era contada como real, a pedido do Conar.

 

Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

22/08/2019 15:53 - Presidente da Santa Clara recebe medalha durante a abertura da 38ª Expoagas
11/07/2019 12:22 - Lala termina litígio com francesa Lactalis, que compra Itambé
08/07/2019 14:51 - Heineken com Novo Filme
08/07/2019 14:50 - Vendas de produtos para o inverno aumentam na região de Itapetininga
08/07/2019 14:50 - Mercadinhos de bairro driblam concorrência dos 'atacarejos de vizinhança'
05/07/2019 15:46 - Minalba Brasil anuncia novo posicionamento de marca
02/07/2019 15:56 - Linea Alimentos lança plataforma de e-commerce, ampliando canal de experimentação
25/03/2019 18:14 - Promoção Se Liga na Limppano
11/02/2019 11:53 - Inovações para o varejo economizar na conta de luz
03/12/2018 13:26 - Coca-Cola aposta em bebidas sem açúcar e com ingredientes naturais

Veja mais >>>