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20/07/2015 12:14 - Atualização é vital para marketing digital

                                 Investir em serviços que atraem consumidor ao portal não é suficiente: para setor, integração de diferentes ferramentas e análise de dados são necessárias mesmo entre pequenas empresas



São Paulo - O grande número de opções em marketing digital que surgem diariamente obriga os empresários - sobretudo os pequenos, para quem os investimentos com a área pesam mais no orçamento - a redobrar a atenção na hora de contratar o serviço.

"Por muito tempo, a maioria das empresas fazia marketing seguindo um modelo composto de compra de anúncio e pouca mensuração de resultados", avalia o head of content da Resultados Digitais, André Siqueira. A empresa catarinense, que começou como uma startup, é especializada na prestação do serviço para PMEs.

"Hoje é necessária uma mudança radical, principalmente em relação à mentalidade de tentar 'empurrar o produto'. Isso funciona ainda menos na internet do que nas mídias tradicionais. Ao invés disso, deve-se tentar tornar o produto interessante e construir uma audiência", completa Siqueira.

Para tal, a Resultados Digitais aposta em um software - o RD Station - que integra as diferentes funcionalidades do marketing digital: desde a atração do consumidor para o ambiente virtual até a análise dos dados coletados a partir da navegação, passando por táticas de conversão, vendas e relacionamento com cliente nas redes sociais.

"Ao invés de apenas o produto, ofertamos também um conteúdo de valor. O retorno para o cliente fica muito mais claro", avalia Siqueira. A empresa ainda oferece conteúdo gratuito sobre marketing digital e empreendedorismo dentro de seu portal - uma forma de atrair novos consumidores utilizando seu próprio serviço, muito calcado na geração de conteúdo que atraia o clique.

Mercado aquecido

Segundo Siqueira, os efeitos da crise não chegaram a afetar as operações da empresa, que apresenta taxas de crescimento sólidas em 2015; o objetivo é dobrar o número de clientes (cerca de 2 mil) até o final do ano. Além disso, a Resultados Digitais recebeu um aporte de R$ 15 milhões oriundo de três fundos de investimentos, entre eles o Redpoint Eventures.

De acordo com levantamento da consultoria PwC, os bons ventos que envolvem as empresas de publicidade na web deve durar mais alguns anos: estima-se que o setor cresça em média 15,5% ao ano até 2019, quando US$ 3,4 bilhões devem ser investidos na modalidade apenas no Brasil.

O mercado aquecido fomenta a entrada de novos players - algo que pode ser prejudicial para quem procura o serviço. "O mercado está cheio de soluções que assediam o empresário", alerta o CEO da agência de marketing digital 4Buzz, Rodrigo Vanzan. "Muitas vezes a experiência acaba sendo frustrante porque os conceitos não foram trabalhados da maneira adequada", completa.

Segundo Vanzan, uma das saídas encontradas pelas empresas - sobretudo aquelas cujo modelo de negócios depende muito da internet, como e-commerces - é internalizar as funções em um novo departamento. No caso das pequenas, tomar a decisão é algo difícil, dado os custos envolvidos e a complexidade de alguns processos, como a análise de dados coletados (conhecido como business intelligence, ou simplesmente BI).

Na Resultados Digitais, o BI é oferecido junto com o software em alguns dos pacotes comercializados. "É algo que faz sentido depois que a empresa está em um nível mais alto de maturidade em marketing digital, mas ainda precisam de inteligência para chegar aos canais certos, melhorando as taxas de conversão", explica Siqueira.

Grandes

Para Vanzan, não são apenas as pequenas que encontram dificuldades na utilização das ferramentas disponíveis no mercado: mesmo gigantes como a alimentícia JBS, cliente da 4Buzz, precisam atualizar sua postura em marketing digital com frequência.

"Quando assumimos a conta da empresa, que é a maior do mundo no segmento, ela não possuía canais de relacionamento com o cliente nas redes sociais". De acordo com o CEO da agência, após a implementação do canal as menções de teor positivo sobre a empresa passaram de 19% para 79%.



Veículo: Jornal DCI

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