Panfletos on-line ganham holofotes no varejo

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Novo recurso conta com soluções como a plataforma que só contabiliza o acesso a partir do momento que o consumidor permanece um tempo mínimo folheando o encarte digital

 

 



Reduzir gastos com impressão, alcançar um maior número de clientes em qualquer horário são alguns dos benefícios que empresas como Hortifruti, Leroy Merlin e Lojas Mel já contam com folhetos on-line. Ainda pouco conhecida, a plataforma de marketing digital para web e mobile disponibiliza as informações de folhetos convencionais de ofertas, mas em formato digital. Em alguns casos, ainda permite a inserção de vídeos com comerciais de televisão.

A varejista francesa Leroy Merlin é uma das redes que aposta nos resultados do novo canal de divulgação virtual, com a plataforma denominada Guiato. "Em 2014 começamos a utilizar um plano piloto para testar e conhecer a ferramenta. Hoje são ao menos 70 mil clientes atingidos por mês", disse o supervisor de marketing e membro do comitê de sustentabilidade da rede de material de construção, Felipe Cabrini.

Segundo ele, para alcançar o número de 73 mil clientes - como aconteceu no mês de janeiro deste ano -, a empresa deveria imprimir pelo menos 10 vezes o número de panfletos (tabloides). O supervisor explica que plataformas como a Guiato são um recurso eficiente para engajar o cliente, além de conseguir reduzir os impactos no meio ambiente. A empresa ainda está em processo de mensuração dos dados para verificar o quanto já conseguiu economizar. Segundo Cabrini, porém, foi poupado um número expressivo de árvores e a ação gerou uma economia considerável de água.

Diversidade

Para a rede Hortifruti, um dos maiores benefícios é a diversidade de canais de atuação da marca. "Ficamos surpresos com o número de pessoas engajadas, pois a plataforma é nova. Mas o números de clientes engajados é expressivo", comenta o diretor de comunicação e novos negócios da empresa, Fabio Hertel.

Com o uso da plataforma, a companhia diz que já conseguiu envolver mais de 164 mil clientes entre agosto de 2014 e abril deste ano. Caso fosse fabricada a mesma quantidade de folhetos, a empresa teria gasto de R$ 24 mil. A rede não falou valores da plataforma.

Para o diretor, outro recurso interessante é o de geolocalização, que pode ser explorado pelas lojas de vizinhança já que a plataforma permite que as redes limitem a divulgação do anúncio de ofertas on-line apenas para uma determinada localização, através do recurso de mapeamento. "A Guiato permite delimitar e definir qual cliente vai ter o acesso a essas informações. Eu qualifico o tipo de acesso", diz Hertel

Multinacional

A Guiato é uma solução alemã, que está no Brasil desde 2013. A empresa atua em mais de cinco países. De abril do ano passado até o primeiro trimestre deste ano, a plataforma alcançou 592.230 pessoas. "São mais de 3,5 milhões de visitantes únicos por mês, mais de 130 mil lojas de 1.300 varejistas cadastrados no País", comenta o CEO do Guiato no Brasil, Clineu Júnior. O executivo ressalta que o novo recurso é uma opção eficiente de anúncio, já que a varejista só paga quando o cliente navega por outras páginas e procura informações.




Veículo: DCI


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