Varejo aposta nas liquidações

Leia em 2min 40s

Setor oferece descontos, dá brindes e estica prazos de pagamento com intenção de virar o jogo do consumo, que perde fôlego a cada dia

 


A economia está em liquidação recorrente desde a virada do ano. Do carro zero ao iPhone 6, incluindo a casa própria, o varejo oferece descontos, dá brindes e estica prazos de pagamento, pegando carona no bom momento da inadimplência, que continua em baixa. A intenção é virar o jogo do consumo, que perde fôlego a cada dia, e evitar que as vendas afundem mais.

Em 2014, o volume de vendas do varejo restrito, sem veículos e materiais de construção, cresceu 2,2%, o pior desempenho em 11 anos. A perspectiva para 2015 é de que o consumo das famílias feche o ano com variação negativa de 0,2%, diz o economista-chefe do Banco Fibra, Cristiano Oliveira. Ele observa que a última vez que o consumo caiu foi em 2003 (-0,8%), quando a inflação disparou e atingiu 9,3%. Neste ano, a inflação pode passar de 8%. O consumo responde por cerca de 60% do PIB.

"Forte queda na confiança, bancos mais seletivos no crédito, mercado de trabalho deteriorado e inflação em alta levam o consumidor a gastar menos", diz Oliveira. Ele espera crescimento nulo na venda este ano.

Na semana passada, o IBGE divulgou que as vendas no varejo restrito cresceram 0,6% em janeiro ante 2014. O fraco resultado fez a Confederação Nacional do Comércio (CNC) reduzir de 1,7% para 1% a projeção de crescimento para este ano. "Este será o pior desempenho do varejo em 12 anos", diz o economista da CNC, Fábio Bentes.

Apesar de fraca procura por crédito - em fevereiro registrou a menor de expansão em 7 meses, segundo a Serasa -, a saída do varejo é alongar prazo para encaixar a prestação na renda e evitar que as vendas desacelerem mais, diz Bentes. Em 12 meses até janeiro, o prazo do crediário subiu 5 meses, diz o BC.

18 vezes


O Magazine Luiza, por exemplo, está vendendo iPhone 6 em 18 vezes no cartão da loja. "Estamos facilitando a compra de um dos objetos do desejo", afirma o presidente, Marcelo Silva. Com isso, a prestação de um smartphone que custa R$ 3.499, sai por menos de R$ 200. "O ano será desafiador: o crescimento de vendas será menor", prevê. Em 2014, a venda subiu 18,7%.

A Lojas Cem sentiu a desaceleração este ano. Mesmo assim optou por investir em estoque, temendo alta de preço. Tem produtos suficientes para 75 dias de venda, enquanto o normal é 45 dias. "Este vai ser um ano duro", diz o supervisor geral, José Domingos Alves. Para impulsionar as vendas, a rede mexeu nos juros. Antes vendia em até 5 vezes sem acréscimo e com juros de 4% ao mês em até dez vezes. Agora cobra 0,95% ao mês nos parcelamentos.

Com o câmbio em alta, a CVC iniciou uma campanha de pacotes para baixa temporada, com descontos de até 30%. O presidente, Luiz Falco, diz que o mercado está mais difícil e que é preciso trabalhar mais para vender. A saída foi adaptar os pacotes turísticos ao orçamento mais apertado do brasileiro.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Bolachas salgadas solicitam trigo de qualidade

O pedido por trigo de qualidade para a produção de biscoitos foi o incentivo para o desenvolvimento de nov...

Veja mais
Cadeia produtiva do milho persegue a autossufiência

Cadeia produtiva do milhopersegue a autossufiência Durante a Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque...

Veja mais
E-commerce investe para incluir Dia do Consumidor Brasil no calendário

Marcas buscam tornar data uma segunda Black Friday no ano, aproveitando um período historicamente fraco para o se...

Veja mais
Código do Consumidor pode ser atualizado

Projetos de lei do Senado procuram modernizar a legislação, atualizando as definições de sup...

Veja mais
Mercados emergentes entram no radar de expansão do setor cafeeiro

Em entrevista exclusiva, presidente da Illycaffè aposta na expansão do consumo de café espresso em ...

Veja mais
Indústria farmacêutica nacional registrou uma alta de 8,33% nas vendas

A indústria farmacêutica nacional registrou uma alta de 8,33% no valor de suas vendas em fevereiro na compa...

Veja mais
Cresce receita dos genéricos entre as líderes

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Café com leite segura valor da produção agrícola em MG

A diversidade da produção agropecuária de Minas Gerais está garantindo evoluçã...

Veja mais
Decreto deve reduzir espera por troca de produto com defeito a até 12 dias

Novas regras, fruto de negociação entre governo e setor produtivo, definem que substituição ...

Veja mais