Facebook é nova arma para atrair e fidelizar clientes

Leia em 5min

Empresas precisam aprender a utilizar corretamente a ferramenta

 



Muito mais que um perfil na internet, a presença no Facebook tem se mostrado uma potente arma para a atração e fidelização de clientes. Convencidos de que a rede social pode aproximar sua marca do público, empresários dos mais diferentes segmentos embarcaram nessa plataforma. Mas para colher frutos da rede social não basta apenas uma logomarca bonita, é preciso estratégias bem planejadas e publicações que vão além da propaganda institucional.

De acordo com o CEO da agência publicitária Isso é.com, Alex Villaverde, o Facebook é uma das principais redes onde as pessoas se conectam hoje, o que não dá muitas alternativas ao empresário: ele tem que estar lá. O CEO afirma que ainda há organizações que temem a exposição da marca em uma rede aberta, onde qualquer um pode comentar ou reclamar. Mas ele destaca que essa é uma lógica equivocada. "Se um internauta reclamar, o empresário só precisa respondê-lo e trabalhar para melhorar.  melhor ter esse retorno pela internet do que não saber onde estão os problemas de sua marca", destaca.

Ele explica que a rede social pode ser usada tanto para relacionamento com o cliente quanto para venda. Nesse último caso, a conexão é mais fácil para as empresas que têm e-commerce. O CEO destaca que o Facebook também é uma ferramenta muito rica para marketing, pois permite a segmentação do público, o que evita o desgaste da marca com consumidores que não têm interesse naquele determinado produto. " uma mídia mais inteligente, pois limita a exibição somente a quem está interessado, sem incomodar os demais", diz.

Villaverde afirma que, antes de construir um perfil na rede social, o empresário precisa definir qual é o seu objetivo com essa mídia. Ele destaca que uma página que só tem a logomarca da empresa, mas não gera conteúdo para os seus seguidores, produz propaganda negativa para a organização. "Não é só porque o Facebook está na moda que a empresa deve entrar. Ela tem que saber o que quer ali, seja vender, comunicar ou gerar conteúdo relevante", alerta.

Definido o objetivo, o próximo passo, segundo o CEO, é produzir conteúdo. Mas ele frisa que a marca não pode se limitar a publicar propagandas, pois isso torna seu perfil cansativo e não desperta interesse no seguidor. A ideia é gerar informação de qualidade como dicas e curiosidades que tenham a ver com o setor em que a empresa está inserida. "O ideal é que a cada sete postagens de conteúdo relevante a empresa publique três propagandas de seus produtos ou serviços", diz.

Por fim, Villaverde destaca a importância de o empresário analisar a movimentação de seu perfil. Ele explica que o processo é parecido com o lançamento de um protótipo no mercado: é preciso sentir como os consumidores estão recebendo e fazer adaptações de acordo com a reação. Ele afirma que o empresário deve avaliar se os seguidores estão curtindo ou compartilhando as publicações e qual o alcance do conteúdo publicado. " como vender: a empresa percebe o que o público quer e vai direcionando a sua atuação", afirma.

O Andante ganha fãs e aumenta as vendas

A produtora mineira de cachaça O Andante é um exemplo de marca que tem conseguido bons resultados com o Facebook. O sócio Magno Carmo Neto afirma que a empresa está na mídia social desde que foi fundada, há três anos, e o principal objetivo é a interação com os clientes. Atualmente, a marca tem mais de 8 mil seguidores e registra cerca de 4 mil a 5 mil curtidas por semana em suas publicações. De acordo com Carmo Neto, além de fortalecer a marca, a rede social gera vendas para a empresa: cerca de 10% a 15% das compras no e-commerce são de clientes que vieram pelo Facebook.

Segundo o sócio, as publicações da O Andante normalmente são bem humoradas e fazem alusão ao lazer e ao prazer de tomar cachaça. Além disso, a página traz sugestões e receitas de drinks que podem ser feitos a partir da cachaça, conteúdo que normalmente gera muitas curtidas. A marca também usa o espaço para divulgar lançamentos, novidades, promoções e outras informações sobre o universo da cachaça que possam interessar os seguidores.

"A ideia é não saturar o consumidor com um assunto só, senão fica enfadonho e ele perde o interesse por nossa página", afirma o sócio. Ele afirma que a empresa desenvolveu um e-book com receitas de 69 drinks feitos com cachaça, que pode ser baixado na rede social. Além disso, a página tem botões que direcionam o internauta para o e-commerce da marca. A expectativa do sócio é chegar ao fim de 2015 com 20 mil seguidores.

Localizada no bairro Sion, na região Centro-Sul da Capital, a agência de intercâmbios World Study também investe na rede social com o intuito de se relacionar com seu público-alvo. A empresa existe há 16 anos em Belo Horizonte e está presente no Facebook há cerca de três anos. O diretor Paulo Silva afirma que inicialmente a marca usava pouco o espaço, publicando apenas conteúdos sobre o segmento. Mas, há seis meses, ele resolveu investir mais na ferramenta, usando-a também como um canal de promoções e descontos.

"Continuamos fazendo posts com conteúdos sobre o segmento, como fotos dos viajantes e dicas de destinos. Mas agora também estamos lançando ofertas com descontos, benefícios para os seguidores e diversas promoções", diz. Silva afirma que a empresa investe R$ 9 mil mensais na ferramenta, tanto com o pagamento da agência que administra a rede quanto com anúncios na plataforma. Ele não tem dúvida de que o aporte é compensatório. "Cerca de 8% a 11% do acesso no nosso site vêm do Facebook, mas o benefício não tem a ver apenas com a venda. A rede social ajuda muito na exposição da marca, o que gera valor agregado para a empresa", analisa.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Emprego formal em SP cresce 0,4% no 3º trimestre, aponta Seade

O número de empregos formais celetistas no Estado de São Paulo cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste an...

Veja mais
Mercado de publicidade cresce 9,7% até setembro

Apesar da Copa do Mundo, que concentrou investimento em alguns veículos de comunicação, o mercado p...

Veja mais
Invista amplia produção no Brasil

A Invista, fabricante do fio Lycra, realizou mudanças na área de produção e no plano de mark...

Veja mais
Déficits de volume e valor na balança brasileira de café torrado

Maior produtor e exportador mundial de café verde, o Brasil fechará 2014 com os maiores déficits da...

Veja mais
Embarque de óleo de soja do país despenca

A indústria nacional de óleo de soja vem abdicando de sua participação no comércio ex...

Veja mais
Pressão do dólar pode disparar preço do cacau no mercado interno em 2015

Demanda segue em alta, produção nacional ainda é insuficiente e câmbio encarece importa&ccedi...

Veja mais
Natal ainda não chegou para o varejo na Capital

A perspectiva do setor é que 2014 será o ano das "lembrancinhas", com tíquete médio menor qu...

Veja mais
Material escolar ficará mais caro

A expectativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) é d...

Veja mais
Calor e lançamentos fazem mercado de sorvete crescer

O volume de sorvetes vendido no Brasil cresceu 22% em doze meses até agosto, na comparação com um a...

Veja mais