Varejo gasta mais para atrair clientes

Leia em 2min 40s

Brindes sorteados aumentam e vão de BMW a cartões com saldo de R$ 100 mil

 

 



Com a expectativa de vendas fracas para este Natal, os shoppings apostam nos sorteios de carros, viagens e até cartões de débito carregados com milhares de reais para atrair a atenção dos clientes. O presidente do Instituto Brasileiro do Varejo (Ibevar), Cláudio Felisoni, relaciona o crescimento das promoções com a situação difícil do comércio, afetado pela baixa confiança do consumidor e a intenção de comprar menos.

— A maneira de crescer hoje é ‘roubando’ o cliente do outro. Fazer sorteios atrativos é a estratégia mais efetiva que há hoje para crescer — explicou.

A Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) estima que as vendas deste Natal crescerão entre 2,5% e 3% em termos reais (já descontada a inflação). Se o número se confirmar, será o pior dos últimos oito anos, calcula Luis Augusto Ildefonso, diretor da Alshop.

O Pátio Paulista, por exemplo, aumentou em 10% seu volume de investimentos para preparar o shopping para o período natalino, chegando a R$ 2 milhões. Parte da cifra foi para propagandas e para a promoção que vai sortear uma BMW modelo X1 entre os clientes que gastarem a partir de R$ 500. Outra parte foi destinada à decoração, que deve colaborar com o aumento de 10% no fluxo de pessoas pelos corredores.

— Foi mais difícil preparar o Natal deste ano que o do ano passado. Mas acreditamos que o retorno do investimento vem com a ampliação das vendas — resumiu Cláudia Lima, gerente de Marketing do Pátio Paulista.

Na região Leste da capital, o cliente que gastar R$ 200 no Shopping Aricanduva vai ganhar um cupom para o sorteio de cinco Nissans Versa e seis Scooters Suzuki. O diferencial é que há o prêmio instantâneo, sem sorteio, de um carregador de portátil de celular.

O Shopping Bourbon, por sua vez, decidiu mudar o prêmio deste ano, apostando no diferente para atrair a atenção dos clientes. Em 2013, o estabelecimento, a exemplo da maioria de seus concorrentes, também sorteou carros. Para este ano, os brindes são dois cartões carregados com R$ 100 mil cada para serem gastos no shopping. Concorre quem gastar pelo menos R$ 500 nas lojas.

— Determinar esse ticket mínimo para a participação do sorteio também acaba estimulando o consumidor a alcançar o valor em suas compras — avaliou Ildefonso, da Alshop.

As populares Casas Bahia também incrementaram em 10% o volume de investimentos em premiações. Este ano, quem gastar R$ 300 nas lojas concorrerá a uma viagem à Disney, com direito a três acompanhantes. E, antes da viagem internacional, os ganhadores passarão dois dias em São Paulo para conhecer os personagens e “entrarem no clima", nas palavras de Flávia Altheman, diretora de marketing da Via Varejo, que administra as Bahia e o Ponto Frio.

O Ponto Frio pela primeira vez vai fazer sorteio entre os clientes. Serão sete Mercedes Classe A e sete conjuntos de produtos tecnológicos (que incluem TV e máquina de lavar).

— Essa é uma maneira de trazer o cliente para perto, criando um vínculo com a marca — disse Flávia.




Veículo: O Globo - RJ


Veja também

Lojas conceito viram alternativa para os varejistas que buscam fidelização

Modelo de negócio aparece como solução para a indústria se aproximar do consumidor e redes d...

Veja mais
Embarque de café deverá bater recorde este ano

Os embarques de café verde e industrializado do país deverão crescer pouco mais de 15% em 2014 na c...

Veja mais
Trigo gaúcho volta a ganhar espaço no exterior

Rejeitado no mercado doméstico devido ao elevado nível de micotoxinas (produzidas por fungos), o trigo ga&...

Veja mais
Setor farmacêutico pede maior transparência em parcerias

Marco regulatório. Executivos evitam críticas diretas ao novo modelo de transferência de tecnologia,...

Veja mais
ALL pode operar novo trecho

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a abertura ao tráfego público ferrovi&...

Veja mais
Famílias poupam menos e consumo será mais afetado

As famílias brasileiras pouparam muito menos em 2014. Esse comportamento vai se associar ao aumento da taxa de ju...

Veja mais
Produtos orgânicos e veganos caem no gosto dos empresários brasileiros

Com a possibilidade de crescer na casa dos 20% ao ano, um grande número de investidores têm se lança...

Veja mais
Receita com embarque de café cresce

Valor exportado por Minas Gerais de janeiro a novembro soma US$ 3,68 bilhões, alta de 29,5%   A confirma&c...

Veja mais
Após atraso inicial, MT conclui plantio de soja

O atraso na semeadura da safra 2014/15 de soja em Mato Grosso, provocado pela escassez de chuvas no início de out...

Veja mais