Black Friday "emplaca" no Brasil e ganha adesão

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Lojas físicas e virtuais participam de liquidação anual e prometem descontos

 

 



Tradição principalmente no e-commerce norte-americano, o Black Friday, ou sexta-feira negra na tradução para o português, ganha cada vez mais força no Brasil. Neste ano, a ação que promete oferecer descontos vantajosos acontece na próxima sexta-feira, dia 28, e conta com uma adesão maior de lojas físicas e digitais. Algumas das empresas mineiras participantes apostam que as vendas podem até triplicar em relação a uma sexta-feira comum e acreditam que a data tenha se transformado em uma poderosa ferramenta para divulgação da marca e conquista de novos clientes.

A Água Fresca Lingerie, com quatro pontos de venda espalhados pela região Centro-Sul de Belo Horizonte, aproveita a Black Friday para lançar o seu canal de vendas virtual. "A ideia é fazer uma ação em conjunto com as lojas físicas e o e-commerce", revela a sócia-proprietária da marca, Juliana Moraes, garantindo que os descontos podem chegar aos 60% e que esse percentual será sentido pelo consumidor na ponta do lápis.

A empresária observa que, ao contrário do que acontece em outros países, no Brasil muitos estabelecimentos não levam o evento a sério e não reduzem os preços na proporção prometida, comprometendo a credibilidade da ação. "Essa é uma ideia excelente e que precisa ser bem aproveitada. O varejo no Brasil está cada vez mais profissional e a Black Friday ajuda tanto clientes quanto lojistas, que têm uma oportunidade de renovar os estoques para o Natal", avalia.

O grupo Super Nosso é outra empresa que reconhece a força da data. Ano passado a promoção se restringiu à loja virtual, mas desta vez inclui as unidades físicas do Super Nosso e do Apoio Mineiro, atacarejo que também pertence à companhia. O consumidor que optar por comprar pela internet vai encontrar mais de 80 produtos com descontos que variam entre 30% e 50%, somente na sexta-feira. Nas lojas físicas da bandeira Super Nosso foram selecionados 50 produtos e a promoção acontece até domingo. Já no Apoio 30 itens poderão ser adquiridos a um preço mais em conta na sexta-feira e no sábado.

As expectativas não poderiam ser mais positivas. Conforme a gerente de Marketing, Maida Sales, as vendas feitas através do comércio eletrônico somente na Black Friday devem corresponder ao total de toda uma semana comum. Já nas lojas físicas, as comercializações podem atingir alta de 50% frente a um fim de semana sem datas especiais. "O nosso público e fornecedores são muito favoráveis a esse tipo de iniciativa. Em 2013 ela foi muito menor e, mesmo assim, o sucesso foi enorme, o que motivou o crescimento dela neste ano", ressalta.

A loja Progetto Speciale do Ponteio Lar Shopping, centro de compras especializado em móveis e decoração instalado na região Centro-Sul, não participou no ano passado. Porém, desta vez ela estabeleceu parcerias com seus fornecedores para viabilizar descontos que chegam aos 40% e se estendem por todo fim de semana. "Em 2013 a data passou em branco. Por isso, não consigo saber o quanto as vendas vão crescer. De qualquer maneira, a projeção é muito positiva", adianta o proprietário, Alexandre Rocha.

A cachaça O Andante, com sede no bairro Prado, na região Oeste, também pretende oferecer descontos nas cachaças que produz, embora prefira não adiantar detalhes relacionados ao percentual reduzido e produtos que devem entrar na promoção. "Ano passado queríamos sentir como seria a aceitação da Black Friday no Brasil. Agora, queremos que essa data seja incluída em nosso calendário e agenda de campanhas, pois percebemos que a comoção em torno dela já é muito grande", conta o sócio-proprietário, Magno Carmo. A empresa acredita que as vendas podem até triplicar especificamente nesse dia.

A Atele, multimarcas on-line de roupas femininas completou um ano de mercado neste mês e também está de olho na Black Friday. Na sexta-feira a empresa vai oferecer desconto de até 15% em todas as compras, inclusive de coleções atuais. "Vamos usar a Black Friday para divulgar o site. Além disso, essa é uma maneira de incentivar as pessoas a comprar pela internet, uma vez que muitos insistem em enxergar a plataforma com um certo receio", pondera a proprietária, Cristina Rocha Mendes.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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