Marketing digital começa a explorar campanhas de site em tecnologia 3D

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Mais da metade da população é internauta e as empresas perceberam a necessidade de fisgar o consumidor no canal virtual. Ações especiais voltadas às novas gerações têm sido o caminho



Importante peça no tabuleiro do marketing digital, os sites começam a ganhar status de canal para inovação. A empresa W3haus acredita nisso, ao criar uma campanha com cenário 3D para um cliente de peso, o Grupo O Boticário.

A novidade diz respeito à nova campanha da linha Make B. Tropical Colors, da marca Make B. da companhia de cosméticos. A marca está com um site especial na plataforma Viva Linda, que permite a imersão no conceito da nova coleção de maquiagem e perfumaria de O Boticário por meio de uma experiência interativa.

Inspirada nos aspectos exuberantes das florestas tropicais, a nova linha precisava traduzir esse conceito para a ação digital, explicou ao DCI o Chief Innovation Officer (CIO) da W3haus, Alessandro Cauduro. "Não bastava ser só mais um lançamento de produto. Com o site, nós conseguimos traduzir e tornar palpável esse conceito, proporcionando uma experiência bastante acessível para a consumidora, aliada à experiência em 3D", disse ele.

Visual e auditivo


O site permite aos internautas a exploração de vários sentidos, em especial o visual e auditivo. "Mas mesmo sem os óculos especiais, Oculus Rift, que são uma tendência muito forte de integração com a realidade virtual, a usuária pode ter uma experiência em 3D. Com os óculos, claro, a experiência é mais imersiva". A respeito da campanha, o executivo contou que ela envolve não só a proposta de um site interativo.

"No lançamento é o momento em que concentramos o maior esforço de divulgação do site, mas o projeto é bem amplo. Ainda inclui mídias on e offline, o que certamente vai gerar tráfego ao site".

Ainda sobre a tecnologia escolhida para a campanha, o 3D permite controle e interação com uma floresta digital, ao navegar pelos produtos mostrados. Além disso, há a novidade do som em 360 graus com o áudio que utiliza uma técnica especial de gravação conhecida como binaural. "O usuário precisa apenas utilizar um fone de ouvido para se divertir com a tecnologia".

Alcançar internautas

O CIO da W3haus comentou que como o cliente sempre buscou lançar tendências de moda e tem em seu DNA a tradição de inovar, a perspectiva de atingir os internautas é grande e abre um novo momento no mercado publicitário. O setor, aliás, por vezes fica carente de novidades no Brasil e o marketing digital tem ganhado cada vez mais atenção.

Questionado sobre a previsão de acessos, Cauduro declarou que, para o período de lançamento da linha Tropical Colors, a agência tem uma estimativa expressiva, com média de 200 mil visitas em 21 dias de campanha.

Para medir o engajamento, a agência definiu uma métrica relacionada aos produtos encontrados na experiência. "Contudo, mais do que conhecer o conceito dos lançamentos com a navegação, a expectativa é o engajamento das usuárias a cada descoberta dos produtos no ambiente virtual.

Criação do projeto


Sobre as principais dificuldades para o projeto, Cauduro contou que no desenvolvimento todos os elementos do cenário foram modelados individualmente em 3D para ter forma fiel em relação às imagens: folhas, árvores e texturas das florestas tropicais. "Tudo foi ganhando aos poucos cores vibrantes e psicodélicas".

Depois de construído o cenário, o cliente [O Boticário] teve a primeira experiência com a navegação virtual. "As fases de aprovações e controle de expectativas no início do desenvolvimento foram desafiadoras, além da criação de códigos de linguagem didáticos para que a experiência fosse acessível também aos usuários do targeton-line".

Campanhas digitais

A evolução do marketing digital tem passado por uma série de etapas e as práticas ao longo dos anos. Inicialmente, o mercado começou a explorar o e-mail marketing, considerado nos últimos cinco anos uma ferramenta de relacionamento eficiente. Hoje ultrapassada, segundo alguns especialistas, por conta da enxurrada de mensagens enviadas.

Com a necessidade do mercado em se aprimorar para gerar resultados, surgiu a automação de marketing. Neste caso, softwares têm permitido ações inteligentes e automatizadas como selecionar perfis dos consumidores, filtrá-los e oferecer opções de produtos e serviços. "O 3D deve ser o próximo passo", falou o CIO da W3haus, que ainda atende a clientes como Petrobras, Reckitt-Benckiser, Devassa, Melitta e Melitta Wake, LG Eletronics, Mondeléz, Volkswagen e Boehringer-Ingelheim.



Veículo: DCI


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