Unilever é líder em publicidade no 1º semestre

Leia em 1min 20s

Fernando Scheller


Campeã de investimentos em publicidade e mídia no ano passado, a empresa de bens de consumo Unilever - dona de marcas como Omo e Kibon - liderou novamente o ranking no primeiro semestre do ano, de acordo com dados divulgados na quarta-feira, 20, pelo Ibope Media.

Em relação ao primeiro semestre de 2013, as três primeiras posições não se alteraram. Em segundo lugar apareceu a Via Varejo, companhia dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio. Em terceiro veio o laboratório mexicano Genomma, dono da marca de produtos de beleza Asepxia, vendida principalmente em farmácias.

O "bolo" publicitário atingiu R$ 59,6 bilhões de janeiro a junho, uma alta de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Parte da expansão é atribuída pelo instituto pela necessidade das empresas de ir à mídia durante a Copa do Mundo.

O levantamento mostra que as cinco primeiras empresas do ranking - Unilever, Via Varejo, Genomma, Caixa Econômica Federal e Ambev - investiram mais de R$ 1 bilhão em publicidade no primeiro semestre.

A distribuição dos recursos mostrou um aumento da dominância da TV aberta - que concentrou 57% dos investimentos, 3 pontos porcentuais acima do resultado do primeiro semestre de 2013. Os jornais concentraram 14% (contra 17% de 2013) e a TV por assinatura, 8% (1 ponto porcentual a mais do que no ano passado).

A agência líder em compra de mídia foi a Young & Rubicam, com mais R$ 3,9 bilhões em investimentos. Em segundo, veio a Ogilvy Brasil (R$ 2,1 bilhões), seguida por Borghi Lowe, WMcCann e AlmapBBDO.



Veículo: A Tarde - BA


Veja também

Desafio do departamento de RH é reter talentos

De departamento gerenciador da folha de pagamento e responsável pelas contratações e desligamentos,...

Veja mais
Bayer quer aumentar qualidade do trigo

A Bayer CropScience está investindo forte para aumentar a qualidade do trigo brasileiro através do tratame...

Veja mais
Brasil abocanha mais da metade das importações de soja pela China no ano

A China importou 20,9 milhões de toneladas de soja do Brasil de janeiro a julho, crescimento de 11,5 por cento na...

Veja mais
Cup Noodles lança temporada de caça aos drones

                 Desenvolvida pela ag&ec...

Veja mais
Fraldas Capricho no Ranking das empresas que mais crescem da Exame PME

Uma das quatro maiores fabricantes de fraldas descartáveis do país, a Fraldas Capricho acaba de ser aponta...

Veja mais
Era dos alimentos funcionais

A Expoagas, que se encerra hoje na Fiergs, é a vitrine dos supermercados. E por isso também o momento de a...

Veja mais
Navios pesqueiros chegam a Pelotas em setembro

                    ...

Veja mais
Minas tem 20 empresas entre as que mais crescem

                    ...

Veja mais
Produção de creme de avelã é prejudicada por mudanças climáticas

                    ...

Veja mais