Comerciantes de Iguatu apostam em promoções

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Segundo os lojistas, as vendas nessa época são menores em relação ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados




Iguatu. Na região Centro-Sul do Ceará, lojistas vivem a expectativa de crescimento das vendas para o Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 10. A data não costuma ser marcada por grande aumento no varejo e, para incentivar o consumo, empresários anteciparam promoções. As Câmaras de Dirigentes Lojistas da região estimam crescimento de 5% na primeira quinzena deste mês, em relação ao mesmo período do ano passado.

As vendas nessa época são menores em relação ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados, segundo os lojistas. A estratégia é fazer promoções para atrair os consumidores: sorteio de brindes e jantares, cortes de cabelo, descontos e lançamento de novos produtos, exclusivos para a data comemorativa. Os setores mais movimentados nesse período são os de calçados, acessórios, perfumaria, confecções e telefonia celular.

De acordo com os lojistas, o Dia dos Pais está se fortalecendo a cada ano, devido ao esforço dos empresários para conquistar a clientela. O comerciante , muitas vezes, opta por atrelar o produto a alguma oferta.

Na loja de eletrodomésticos Armazém Paraíba, além das promoções realizadas em vários itens, o destaque é para novos modelos de telefones celulares smartphones com chips gratuitos. "Esperamos conseguir boas vendas", ressalta o gerente do estabelecimento comercial, Robson Amorim.

Oportunidade

A dona de casa Francisca Custódio disse, na manhã de ontem, que pretende comprar para o marido um aparelho celular que está em promoção. O casal tem dois filhos. "O celular dele está um pouco estragado e são os meninos que vão presentear o pai", conta. Ao lado da filha, a professora Ana Ribeiro optou por comprar duas bermudas e uma camiseta para o esposo. "Ele está precisando", salientou.

O SPC Brasil lançou nota na semana passada estimando o simbólico crescimento de 1% no volume de vendas do comércio varejista para o Dia dos Pais.

Para driblar as estatísticas, várias lojas da região Centro-Sul iniciaram promoções. O setor de confecções populares anuncia saldão de calças, shorts, blusas, sandálias e cintos, com produtos que variam de R$ 10 a R$ 50. Em lojas de grifes, descontos chegam a 50 %. "Esperamos que as vendas vão reagir a partir da primeira semana de agosto", disse a vendedora Amália Lourenço.

Lojas especializadas em vendas de colchões anunciam descontos de até 30%, além de parcelamento em 10 vezes. O comerciante Augusto Cortez defende que realizar promoções é a melhor solução para vender mais nesse período para o comércio varejista. "O setor enfrenta dificuldades", frisou. "Com a Copa do Mundo as vendas caíram e ainda não reagiram". A opinião é compartilhada pelo empresário Marcos Gomes.

Consequência


Para o consultor empresarial Jorge Figueiredo, a expectativa moderada para as vendas reflete resultados inexpressivos alcançados em meses anteriores. "O motivo do crescimento reduzido estimado pelo SPC Brasil talvez seja em resposta ao que o comércio viveu nos meses de maio, junho e julho", observa o consultor.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, Ariosto Vale, disse que a esperança dos lojistas é de reação, mesmo com crescimento pouco acima da inflação do período. "As promoções devem contribuir para ampliar as vendas, mas a maioria dos consumidores deixam para comprar o presente a partir da antevéspera da data", frisou Vale.

Nos anos anteriores, no Brasil, as expansões nas vendas para a data foram de 3,78% (2013), 4,75% (2012); 6,86% (2011) e 10% (2010), de acordo com os SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de Agosto.

O diretor de Marketing da CDL de Várzea Alegre, Marcos Gomes Filho, disse que os empresários aguardam crescimento nas vendas do setor varejista a partir da próxima semana. "A reclamação é geral, mas a expectativa é que as vendas cresçam na semana que antecede a data", frisou. "A preocupação é que pesquisas de intenção de consumo revelam que 50% pretendem presentear os pais. A gente esperava um percentual mais elevado".

A vendedora Ana Cláudia Bezerra acredita que os segmentos de calçados, confecções e perfumaria devem registrar boas vendas a partir da próxima semana. "A esposa e os filhos não vão deixar a data passar a data em branco", espera.



Veículo: Diário do Nordeste


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