Lojas junto a hipermercados fazem sucesso

Leia em 2min 40s

Conviva Minas, que funciona na unidade do Minas Shopping, foi inaugurado em dezembro e mostra bons resultados




O GPA Malls, braço imobiliário do Grupo Pão de Açúcar, comemora o bom desempenho do Conviva Minas, shopping de vizinhança inaugurado em dezembro do ano passado junto ao hipermercado Extra no bairro União (região Nordeste). O empreendimento tem Área Bruta Locável (ABL) de 12,2 mil metros quadrados e 82 estabelecimentos, 85% deles já locados. Aproximadamente a metade deles já entrou em funcionamento. O investimento total foi de R$ 16 milhões.

O Conviva Minas gera cerca de 350 postos de trabalho, entre diretos e indiretos, conta com 1.600 vagas de estacionamento e tem capacidade para receber até 600 mil pessoas mensalmente.

Segundo a diretora de Operações e Marketing do GPA Malls, Isadora Sbrissa de Campos, a estratégia de oferecer opções complementares de comércio e serviços no entorno dos hipermercados foi fortalecida em 2012, quando o grupo francês Casino assumiu a gestão do Pão de Açúcar. "Estudos nos mostraram que o cliente gostaria de ter a solução para a vida dele naquele espaço. Por isso, passamos a cuidar deles com um nível maior de rigor", explica.

Projeto - Ela adianta que o projeto é válido para todas as galerias do grupo, o que abrange as demais unidades do Extra localizadas em Belo Horizonte, nos bairros Santa Efigênia (região Leste) e Belvedere (região Centro-Sul). Entretanto, nem todas seguem o mesmo padrão. Isso porque a quantidade de clientes que cada uma recebe é variável e, por isso, podem não comportar um número muito elevado de novas operações em seu entorno.

Antes de definir o mix de lojas, Isadora ressalta que o potencial da região é estudado e são feitas também pesquisas junto ao consumidor. Dessa maneira é possível identificar quais são os tipos de comércio e serviços mais demandados pela clientela já habituada a freqüentar o local. "Apenas depois de apurar esses dados começamos a prospectar parceiros, pois não adianta oferecer uma loja ou serviço já saturado em determinada região", argumenta.

Transformar o espaço na entra dos hipermercados em pequenos shoppings é uma das principais estratégias adotadas pelo Grupo Pão de Açúcar para tentar alavancar as vendas dos seus hipermercados, principalmente daqueles instalados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Também em 2013, outro Conviva com 36 lojas foi implantado no Rio de Janeiro. Em dezembro deste ano mais um, batizado de Conviva Maracanã, começa a funcionar na capital fluminense. O investimento será de R$ 20 milhões, ABL de 13 mil metros quadrados e um total de 50 lojas.


Comercialização -
O sucesso da comercialização, na visão de Isadora, pode se justificar em função da lacuna que ainda existe entre o comércio de rua e o dos grandes malls. "O comércio de rua sofre com alguns fatores, como falta de segurança e estacionamento. Entretanto, muitas vezes o empresário não tem recursos para migrar para um grande shopping center e arcar com custos bem mais altos, como aluguel e condomínio. Por isso, o nosso conceito de shopping de vizinhança representa uma alternativa para esses comerciantes", ressalta ela.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Vigor amplia aposta no food service

Em mais um esforço para agregar valor e reduzir o peso de "commodities" como o leite longa vida no portfól...

Veja mais
Segmento de food service lidera pesquisa de cliente oculto

O segmento de serviços alimentares (food service) é o que mais tem contratado a pesquisa realizada por mei...

Veja mais
Frutas da estação mais baratas na Ceasa

Abacaxi, acerola, melancia e mamão estão entre as mais vendidas este mês Está aberta a safra...

Veja mais
Vendas de medicamentos crescem 5,5% em volume no 2º tri

As vendas de medicamentos em volume cresceram 5,5% no segundo trimestre de 2014 na comparação com igual pe...

Veja mais
Intenção de Consumo das Famílias fica estável

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) fechou junho com indicativo de estabilidade, ao registrar ...

Veja mais
Mercado de panificação revisa projeção para 2014

A indústria brasileira de panificação e de confeitaria revisou suas projeções de cres...

Veja mais
Venda de ativos da LBR perto de definição

A LBR Lácteos Brasil, que está em recuperação judicial desde 2013, recebeu ontem propostas d...

Veja mais
Bombril cria limpador de eletroeletrônicos

Produto é recomendado para limpeza de qualquer aparelho eletrônico com telas de LED, LCD, Plasma e Touch Sc...

Veja mais
Preço médio do café recua 7,3% em junho, diz OIC

O preço médio do café teve queda de 7,3% em junho em relação ao mês anterior, p...

Veja mais