Dia dos Namorados anima os varejistas esperam vender até 23% mais para namorados

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Expectativa dos comerciantes da Capital é de vendas até 23% maiores do que no mesmo período do ano passado

Duas semanas após a comemoração do Dias das Mães, o comércio de Belo Horizonte já volta sua atenção para a próxima data importante para o setor: o Dia dos Namorados. Mesmo em meio a um clima de incertezas quanto ao desempenho da economia brasileira e os acontecimentos no período da Copa do Mundo, os lojistas apostam em incrementos que chegam a 23% sobre igual época do ano anterior. E a expectativa positiva repercute na indústria, que já está recebendo as encomendas do varejo e cujos investimentos para atender à demanda, em alguns casos, chegam a R$ 350 mil.

Na Arquibancada, rede de lojas que comercializa artigos esportivos e possui oito unidades em diferentes regiões da Capital, a aposta será nas roupas sociais dos clubes de futebol mineiros. De acordo com o proprietário da rede, Ewerton Starling, há alguns dias os produtos já estão sendo comercializados e a procura tem sido grande. "Trata-se de um produto exclusivo, diferenciado e licenciado, que já está fazendo a diferença nas nossas vitrines. Todo mundo que entra na loja quer ver", diz.

Com isso, a expectativa é de que haja um incremento de 23% nas vendas em relação à mesma época de 2013. Segundo ele, apesar de o público da loja ser dividido em 60% masculino e 40% feminino, neste período a procura das mulheres chega a 66%, já que elas estão em busca de presentes para os namorados ou maridos.

Outra varejista que aposta nos negócios do período é a Modelitos Confecções Ltda (Alphorria), com uma loja no Cidade Jardim, região Centro-Sul da Capital. De acordo com gerente da unidade, Julia Picardi, está sendo aguardado um incremento de 15% em relação ao Dia dos Namorados de 2013.

Segundo ela, no caso da loja, a maior procura é das próprias mulheres, em busca do que vestir na comemoração da data. "O estoque já está abastecido e a loja pronta para atender a demanda", diz, adiantando também que algumas ações promocionais estão sendo elaboradas como forma de atrair ainda mais clientes e alavancar as vendas.

Inaugurada recentemente em Belo Horizonte, a Pandora Joias também está otimista com as vendas a serem realizadas na próxima data comemorativa. De acordo com a proprietária da loja, Cristiane Bernardes, o Dia das Mães, primeira grande data que o negócio teve oportunidade de participar, já registrou números bastante interessantes e a perspectiva é de que o Dia dos Namorados supere esses resultados.

"Estimamos um avanço de 20% em relação à data anterior, uma vez que agora mais pessoas sabem da existência da loja na cidade", diz. A aposta, segundo Cristiane, será na opção de as próprias consumidoras criarem seus estilos e combinarem as peças conforme seus gostos.

Já na Príncipe Verde Calçados Ltda, sediada no bairro Caiçara, o destaque são as botas de franja, que foram lançadas acompanhando a tendência da moda, com vistas a atender à demanda do inverno e da data especial. De acordo com o diretor Comercial da empresa, Adelton de Morais, a procura já começou e as vendas estão crescentes.

"Até agora já registramos um aumento médio de cerca de 10% em relação ao ano passado. Acreditamos que a data como um todo será assim", confirma.

Investimentos - A Manoel Bernardes prevê alta de apenas 3% neste ano contra 2013. A justificativa, segundo o proprietário Manoel Bernardes, está no cenário atual da economia brasileira. "Estamos seguindo o conservadorismo, pois sabemos que a economia não vai tão bem. Mas as projeções de aumento das vendas nada têm a ver com os investimentos no desenvolvimento de produtos, pois acreditamos que quando a situação não é boa temos que investir, pois quando o cenário melhorar, a recuperação será mais rápida", explica.

Tanto é que os investimentos da rede de joalherias para o Dia dos Namorados em 2014 chegou a R$ 350 mil. Segundo Bernardes, os aportes incluem todo o processo, do desenvolvimento das peças até a campanha de divulgação.

"Esta já é uma data que nos preparamos especialmente. Desenvolvemos produtos específicos e proporcionamos uma gama de preços mais elásticos, de maneira a atender diversos públicos, com peças acessíveis e sofisticadas. Sem, no entanto, perder de vista o nosso objetivo de manter a qualidade e a originalidade das nossas joias", destaca.

Já os aportes da Água Fresca Lingerie foram da ordem de R$ 35 mil. A proprietária da empresa, Juliana Morais, explica que os recursos também foram destinados à elaboração de novas linhas e à divulgação da marca. Isso inclui, segundo ela, uma campanha promocional que será lançada nas redes sociais, com o objetivo de estimular o romantismo entre os casais.

"Esperamos uma alta de 10% nos negócios em relação ao registrado no ano passado. Acreditamos que apesar das incertezas da economia e da realização da Copa do Mundo no mesmo período, será possível atingir um bom resultado", revela.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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