Dia das Mães: Varejistas apostam no carinho dos filhos

Leia em 3min

Mesmo com juros altos e inflação, shoppings e comércio de rua em BH esperam vendas até 17% maiores na data


O feriado de Páscoa mal acabou e as lojas já estão preparadas para o Dia das mães, comemorado no segundo domingo de maio. Mesmo com juros e inflação em alta, a data ainda será considerada a segunda melhor para o comércio, atrás apenas do Natal, com expectativas de crescimento de até 17% nos shoppings de Belo Horizonte. Já nas lojas de rua, a expectativa é menor, com crescimento nas vendas entre 1,99% e 3,09% quando comparado ao mesmo período do ano passado, movimentando entre R$ 2,17 bilhões e R$ 2,19 bilhões no varejo da capital de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

Mesmo com cenário desfavorável para o setor, com juros e inflação altos, o presidente da CDL-BH, Bruno Falci, acredita que outros fatores, como o bom momento vivido no mercado de trabalho e o aumento da renda dos trabalhadores, vão contribuir para um desempenho positivo. “O apelo emocional do Dia das Mães é muito forte, os consumidores podem até comprar presentes de menor valor, porém dificilmente deixarão de presentear”, disse. Eletrodomésticos, eletroeletrônicos, produtos de utilidade para o lar, perfumaria, moda feminina figuram a lista dos mais vendidos. Acessórios, calçados e livraria também estão entre os mais procurados para homenagear as mães.

O gerente de uma loja de bijuterias, no Centro de BH, Wagner José Cardoso diz esperar um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado e de até 30% sobre o mês anterior. “O comércio está muito ruim, se o Dia das Mães não for como a gente espera, se não tiver uma melhora do cenário, muitos terão que fechar as portas”, afirma. Em uma loja de bolsas e sapatos, também no Centro, o gerente João Ferreira Pinto espera um crescimento de 10% sobre a data em 2013 e de até 50% em relação ao mês anterior. “Este é um ano atípico, com muitos feriados, sempre perto um do outro e ainda temos Copa do Mundo e eleições. A salvação serão as datas comemorativas”, diz.

Centros de compra As campanhas em homenagem ao dia das mães nos shoppings começam entre os dias 25 de abril e 2 de maio. No Diamondmall as projeções são de aumento de 9% em vendas e 2% em tráfego. “Dia das mães é uma das melhores datas para o comércio e as promoções atraem o consumidor”, afirma a supervisora de marketing do Diamondmall. Já no BH Shopping, a expectativa é vender 15% a mais e aumentar o fluxo em até 2%. O mall está investindo R$ 900 mil na data e a promoção acontece entre os dias 2 e 11 de maio. “Os mais procurados para a data são vestuário e calçados, que agradam sempre as mulheres; joias, bijuterias e acessórios; além de perfumaria e cosméticos. É uma data que ninguém deixa passar em branco, todo mundo quer presentear”, afirma Durleno Rezende, Superintendente do BH Shopping.

No Boulevard a expectativa é de incremento de 17% nas vendas e aumento de até 8% no fluxo. No Pátio Savassi, a expectativa é que o fluxo de pessoas aumente 2% e as vendas cresçam 8%. Já no Shopping Cidade, o crescimento esperado é de 12% nas vendas e 20% no fluxo e no Itaú Power Shopping, em Contagem, a previsão é de um incremento de público de 8%.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Bunge lança programa de capacitação técnica com o tema do campeonato mundial de futebol

Ação inclui cursos em São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Belo Horizonte, Recif...

Veja mais
Vendas em farmácias crescem 16,74% no 1º trimestre

As vendas no varejo farmacêutico cresceram 16,74% no primeiro trimestre de 2014 ante igual período do ano a...

Veja mais
Algodão renasce no Ceará a partir do cultivo orgânico

A flor do mandacaru desabrocha e a vegetação da Caatinga ganha tons de um verde exuberante logo que as chu...

Veja mais
Farmacêutica avalia ativos de OTC no Brasil

Para crescer em medicamentos que não precisam de prescrição médica no Brasil, a farmacê...

Veja mais
CVS investe mais e lucro vai demorar

O processo de crescimento da CVS no país, por meio da rede de farmácias Onofre, pressiona despesas e deve ...

Veja mais
Oferta de cana-de-açúcar reduzirá na próxima safra, estima Única

A projeção para a safra 2014/2015 de cana-de-açúcar divulgada nesta quarta-feira (22) pela U...

Veja mais
CADE aprova venda de atomatados ao segmento food service pela Cargill

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, em 27 de março, acordo com a Unilever para qu...

Veja mais
Itens de higiene e conveniência puxam a venda nas farmácias

Itens de higiene e conveniência registraram o maior crescimento em vendas nas redes das grandes farmácias d...

Veja mais
Philips lucra 138 mi de euros 1º trimestre, menos 14,3%

A Philips anunciou nesta terça-feira, 22, lucro líquido 14,3% menor no primeiro trimestre, para 138 milh&o...

Veja mais