Aportes em propaganda tiveram crescimento real de 1% em 2013

Leia em 1min 50s

O investimento em publicidade no Brasil cresceu 6,81% em 2013, alcançando R$ 47,9 bilhões. Descontada a inflação, o crescimento real foi de 0,85%.Para Marcelo de Salles Gomes, vice-presidente-executivo do Grupo Meio & Mensagem, o ano foi afetado pelas manifestações que se iniciaram em junho, durante a Copa das Confederações.

O planejamento inicial das agências era iniciar patrocínios relacionados à Copa do Mundo ao final da Copa das Confederações, diz ele. No entanto, as empresas acabaram segurando os investimentos, para não associar as marcas aos protestos.

Do investimento total do ano passado, R$ 40,26 bilhões foi o faturamento dos veículos de comunicação com venda de espaço publicitário. O restante foi o investimento na produção de filmes e peças de campanha.Os números são do Projeto Inter-Meios, relatório auditado pela PricewaterhouseCoopers para o Grupo Meio & Mensagem.

O estudo é feito com base em números passados pelos veículos de comunicação, já retirados os descontos nas negociações com as agências. A Price audita 80% do mercado (R$ 32,2 bilhões) e, no caso de internet, isso inclui apenas os portais. O faturamento publicitário de Google, Facebook e outras empresas de internet estrangeiras que não divulgam os dados é estimado em R$ 8 bilhões.

Considerando os números auditados, a TV continuou ampliando sua participação, encerrando o ano com 66,5% do total dos investimentos em mídia, crescimento de 9,8%.O meio jornal encerrou o ano em segundo lugar, com 10,1% de participação e receita de R$ 3,3 bilhões (queda de 3,8%). Revista ficou com 5,5% (7,6% menos ante 2012).

A TV por assinatura ganhou espaço: cresceu 18% e ficou com 4,9% do total investido. Já os portais de internet receberam 4,4% da verba e, pela primeira vez, viram o faturamento encolher (5,6%). O meio rádio obteve 4,1% de participação (alta de 10,5%). O segmento de mídia exterior, com fatia de 3,4%, teve a maior alta percentual: 21,8%.

Gomes acredita que as campanhas e promoções relacionadas ao Mundial devem deslanchar depois do Carnaval, em março e abril."As emissoras vão colocar no ar muita programação relacionada à Copa e isso vai atrair anunciantes." Para este ano, a expectativa é de um crescimento nominal de 9%.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Produção de embalagens plásticas cresceu 3,5%

A produção brasileira de embalagens plásticas flexíveis encerrou 2013 com expansão de...

Veja mais
Setor de artigos para a casa aposta em melhora para 2014

Depois de comprar a casa e os bens duráveis, os brasileiros devem começar a comprar o enxoval para a casa ...

Veja mais
Comércio da Capital soma R$ 38 milhões em prejuízos

Os prejuízos do comércio da capital mineira já somam cerca de R$ 38 milhões com o segundo di...

Veja mais
Fim do calor provoca alta do tomate

Caixa com 24 quilos passou a valer R$ 40 em Caçador, maior produtor catarinense do frutoAs temperaturas influenci...

Veja mais
Copa do Mundo influenciará as vendas de quatro categorias

Os próximos meses de junho e julho serão positivos para as vendas de quatro categorias: cervejas, refriger...

Veja mais
Hypermarcas inicia novo ciclo

Após adquirir laboratórios farmacêuticos e marcas de higiene e beleza entre 2008 e 2010, a Hypermarc...

Veja mais
Fundo Gávea já tem R$ 2 bi para comprar farmacêutica

A fatia do laboratório em posse do grupo de médicos é avaliada em R$ 1,5 bilhõ, mas compra p...

Veja mais
Carnaval de rua vai ser positivo para o comércio de Belo Horizonte, diz pesquisa

Levantamento revela que 79,4% dos empresários entrevistados estimam aumento de até 20% nas vendasA cada an...

Veja mais
Rexam investe US$ 3 milhões na fábrica de Pouso Alegre

A partir do início de abril, unidade passará a produzir latas de 473 mlA multinacional inglesa Rexam Bever...

Veja mais