Copa do Mundo influenciará as vendas de quatro categorias

Leia em 2min 30s

Os próximos meses de junho e julho serão positivos para as vendas de quatro categorias: cervejas, refrigerantes, salgados e chocolates nas redes supermercadistas brasileiras. Pesquisa realizada pela Nielsen Sports identificou também que durante o evento esportivo, em lares de pessoas fanáticas por futebol, o consumo de cerveja chega a ser 20% maior que em dias normais. "A arena dos brasileiros será a casa deles. Muitos trocaram seus televisores para assistir os jogos e, por consequência, podem comprar alguns itens nos supermercados nos dias de jogo da seleção brasileira", explicou o diretor de novos negócios da Nielsen, Mario Ruggiero.

O especialista afirmou que a perspectiva está baseada em dados apurados durante a Copa do Mundo na África do Sul, em 2010. Nesse período - ao se comparar com o mesmo período de 2009 - o consumidor brasileiro consumiu 15% a mais de cerveja; 10% a mais de refrigerantes; 11% a mais de salgados (snacks) e 13% a mais de chocolates. "Durante a Copa do Mundo deste ano, teremos outro pico no consumo nessas categorias", afirmou Ruggiero.

Ainda segundo a pesquisa da Nielsen Sports, na Copa da África, o segmento de cervejas foi responsável por um volume de vendas de R$ 1,2 bilhão; refrigerantes atingiu R$ 740 milhões; salgados R$ 46 milhões; chocolates R$ 168 milhões. "Isso mostra que haverá consumo sim, por mais que uma parcela da população apresente insatisfação com a Copa do Mundo no Brasil", explicou ele.

Já na Copa das Confederações (evento ocorrido em junho do ano passado que durou exatos 15 dias, de 15 a 30 junho) houve consumo de R$ 1,8 bilhão nos supermercados. Cerca de 64% das categorias vendidas em uma operação supermercadista tiverem incremento de venda. "A Copa do Mundo será mais longa, terá mais jogos, isso, com certeza, ajudará um desempenho positivo às redes de supermercados", argumentou Ruggiero.

Iniciativas

Para ajudar nas vendas do período, o diretor da Nielsen diz serem necessárias ações de marketing. A pesquisa identificou também que o consumidor brasileiro não sabe, ou se confunde, ao dizer quais são as empresas patrocinadoras do evento esportivo. Para que isso se torne um diferencial e impulsionador de vendas, é necessário que os players que estão investindo nos jogos, como a Coca-Cola, por exemplo, façam ações diferenciadas nos pontos de vendas, como embalagens, promotores e promoções que são capazes de induzir a compra.

"Identificamos que quando o consumidor sabe que tal empresa é patrocinadora do evento existe uma proporção maior de indivíduos que afirmaram que comprariam os produtos dessa marca", disse. Mas, como existe a possibilidade de novas manifestações e boa parte dos brasileiros está insatisfeita com os gastos para o evento esportivo, será necessário também evidenciar as ações sociais que as marcas fazem. "Essas empresas divulgam, mas o brasileiro desconhece e nesse momento a questão social está em evidência na população brasileira", conforme argumentou Mario Ruggiero.



Veículo: DCI


Veja também

Fim do calor provoca alta do tomate

Caixa com 24 quilos passou a valer R$ 40 em Caçador, maior produtor catarinense do frutoAs temperaturas influenci...

Veja mais
Hypermarcas inicia novo ciclo

Após adquirir laboratórios farmacêuticos e marcas de higiene e beleza entre 2008 e 2010, a Hypermarc...

Veja mais
Fundo Gávea já tem R$ 2 bi para comprar farmacêutica

A fatia do laboratório em posse do grupo de médicos é avaliada em R$ 1,5 bilhõ, mas compra p...

Veja mais
Carnaval de rua vai ser positivo para o comércio de Belo Horizonte, diz pesquisa

Levantamento revela que 79,4% dos empresários entrevistados estimam aumento de até 20% nas vendasA cada an...

Veja mais
Rexam investe US$ 3 milhões na fábrica de Pouso Alegre

A partir do início de abril, unidade passará a produzir latas de 473 mlA multinacional inglesa Rexam Bever...

Veja mais
Embalagem é nova arma do comércio para reduzir custos

Empresas do comércio varejista começam a experimentar uma troca de parcerias que permite zerar o custo de ...

Veja mais
Pesquisa revela perfil do consumidor e ajuda comércio

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) foi feita em Blumenau, Chapecó, Joinville ...

Veja mais
Leite acumula queda de 24%

Os preços pagos aos produtores rurais de Santa Catarina pelo leite devem terminar fevereiro com queda acumulada d...

Veja mais
Marketing digital aposta em franquias para expandir

Enquanto as agências de publicidade prestam serviços personalizados e, por isso, com custos mais altos, as ...

Veja mais