Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

31/10/2019 12:22 - Inteligência Artificial ajuda a indústria e o varejo para Black Friday

Na última sexta-feira do mês de novembro, dia 29, acontece a tão famosa Black Friday. Nos últimos 5 anos, o crescimento do evento no Brasil ocorreu em níveis superiores ao dos países europeus, se tornando uma das sazonalidades mais importantes para o mercado. No e-commerce, o Black Friday é o evento mais importante do ano. Segundo dados da eBit Nielsen, houve um crescimento de 23% no faturamento de 2018 com relação ao ano anterior nas compras online. E estima-se que em 2019, o setor de Bens Duráveis, por exemplo, deva faturar em torno de R$13,5 bilhões nesta data, segundo estudo da GfK.

 

Desde 2016, a Black Friday no Brasil ultrapassou o Natal em faturamento no mercado de bens duráveis.

 

A Black Friday existe no Brasil desde 2010, portanto muitas empresas já conhecem as principais dores relacionadas à esta promoção. Quando falamos mais especificamente da cadeia de suprimentos alguns dos principais problemas são: má previsão de demanda, falta de estratégia eficiente de estoque, capacidade de produção inadequada, estratégia de transporte inapropriada, entre outros. Todos estes aspectos causam perdas ao negócio e afetam a experiência do cliente. Portanto a empresa precisa estar muito atenta a toda a jornada de compra do consumidor, desde o momento em que ele concretiza uma compra até a chegada da mercadoria em sua residência.

 

O Gartner realizou um importante estudo sobre “As chaves para solucionar os principais desafios de S&OP (Sales & Operations Planning),” e cita que o maior obstáculo para alcançar resultados na cadeia de suprimentos, está relacionado à “Acuracidade na Previsão e a Variabilidade da Demanda”. Outro desafio mencionado na pesquisa, é que muitas empresas ainda realizam um ciclo mecânico de S&OP, onde o processo foca em relatórios mensais da cadeia de suprimentos com pouca relevância para líderes de negócios.

 

Quando focamos nos desafios da demanda, a LLamasoft, empresa líder de soluções para Tomada de Decisões Estratégicas em Supply Chain, possui uma solução em que as empresas têm a possibilidade de descobrir os reais influenciadores que afetam sua demanda, realizar projeções de médio e longo prazos e tomar decisões, baseadas em dados, e não mais em intuições e incertezas. Segundo Ivan Jancikic, diretor de Serviços da LLamasoft, muitas ferramentas tradicionais utilizam métodos de estatísticas simples e com enviesamentos.

 

Trabalhamos com técnicas de segmentação da Inteligência Artificial que aprendem e identificam, sistematicamente, itens similares e priorizam as ações para a previsão de demanda futura mais acurada. Nossos clientes identificam melhorias de 10 a 30% em suas previsões de demanda de curto, médio e longo prazos. O peso da análise de demanda é tão forte que, sua formulação precisa pode se tornar a diferenciação competitiva de uma empresa”, informa Ivan Jancikic.

 

Líderes de negócios precisam tomar decisões complexas tanto num evento sazonal como o Black Friday, quanto no ambiente extremamente volátil e cheio de incertezas em que vivemos. Para isso, ferramentas como Digital Twin da Cadeia de Suprimentos, ou seja, a digitalização do Supply Chain, está disponível para que as escolhas mais corretas possam ser tomadas, mesmo antes de operacionaliza-las. Com a criação de inúmeros cenários de toda cadeia de suprimentos, é possível realizar trade-offs, mitigar riscos, melhorar indicadores de cost-to-serve e rentabilidade e, consequentemente atingir melhores níveis de satisfação do cliente.

 

“É essencial ter ferramentas e processos tecnológicos que permitam tomar decisões estratégicas mais rapidamente e que construa uma capacidade para responder de forma ágil às situações planejadas e não planejadas da cadeia de suprimentos. Riscos ligados à má previsão de demanda, deficiências no planejamento de estoque, transporte e da capacidade de produção podem ser facilmente visualizados, simulados e analisados para que líderes inovadores tenham alto grau de assertividade em suas complexas decisões do dia-a-dia”, comenta Jancikic.

 

Gartner’s Keys to Solving the Top S&OP Challenges, Michael Youssef, June 2, 2018

 

*Sobre a LLamasoft, Inc.: sediada em Michigan, a LLamasoft é líder em soluções para Tomada de Decisões Estratégicas em Supply Chain. Desenvolvida com o mais abrangente conjunto de analíticas do Supply Chain, a tecnologia da LLamasoft, ajuda líderes de negócios a desenharem a cadeia de suprimentos que necessitam para atingir rentabilidade, melhorias em serviços e metas de crescimento. A LLamasoft cria uma verdadeira visão de ponta-a-ponta da cadeia global para revelar o desenho ideal, avaliar trade-offs e permitir a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais dentro de perspectivas temporais. No mundo, mais de 750 companhias confiam na LLamasoft para responder as mais complexas questões do Supply Chain e já registraram mais de US$ 13 bilhões em valor acumulado. No Brasil, cerca de 60 já utilizam a solução para modelar, otimizar e simular suas cadeias, conduzindo a grandes melhorias em custos, sustentabilidade e mitigação de riscos. Atualmente, a empresa trabalha em parceria com organizações humanitárias, entidades governamentais e é membro do “World Economic Forum”.

 

Fonte: It Fórum 365

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/11/2019 13:00 - 95% dos brasileiros que compram on-line usam marketplace, diz estudo
19/11/2019 12:52 - Cresce uso dos assistentes de voz para fazer compras online
19/11/2019 12:43 - Aplicativo proporciona economia de tempo ao fazer compras em supermercados
19/11/2019 12:40 - Código de produtos orienta o consumidor na Black Friday
18/11/2019 12:42 - Elétricos e eletrônicos são preferidos na Black Friday
18/11/2019 12:40 - Marcas fazem caminho do on-line para o mundo real
18/11/2019 12:36 - Como equilibrar margem de lucro e volume de vendas na Black Friday
13/11/2019 16:37 - Intenção de compra na Black Friday sobe e varejistas se preparam para as vendas
13/11/2019 13:14 - Pesquisa: acessibilidade é fator decisivo para 89% dos consumidores com deficiência
13/11/2019 13:11 - Varejo e indústria se unem para atrair consumidores na Black Friday

Veja mais >>>