Lojas virtuais irão dominar o mercado em 2020

Leia em 6min

Acompanhar as tendências é fundamental para manter seu negócio em alta, você concorda? Por isso, é fundamental manter-se bem informado para não sofrer com as mudanças no mercado.

 

Com o avanço da tecnologia e o aumento da utilização de dispositivos eletrônicos conectados à internet as compras online vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos.

 

Hoje em dia, até mesmo o número de consumidores comprando através de seus smartphones está sempre aumentando. Portanto, se existe uma tendência extremamente importante para você se atualizar é montar sua loja virtual.

 

As lojas virtuais certamente irão dominar o mercado em 2020 e sua empresa está bem alinhada com esta previsão? Se não, este é o momento de vocês se adaptarem aos novos métodos de compra e venda.

 

Pensando nisso, preparamos tudo o que você precisa saber para montar sua loja virtual e fazer sucesso com o seu comércio eletrônico! Acompanhe!

 

Plataformas de E-commerce

 

Você pode abrir sua loja virtual contando com uma plataforma de e-commerce (mesmo não sabendo o que é e-commerce)! As plataformas de e-commerce disponibilizam diversos recursos que possibilitam a criação de sua loja online bastante personalizada.

 

Nelas, sua empresa encontrará diferentes opções de layouts prontos para a sua loja virtual ficar bem bonita. É possível subir fotos e vídeos de produtos com facilidade e adicionar descrições detalhadas sobre eles.

 

As melhores plataformas de e-commerce oferecem ferramentas que auxiliam em todas as etapas de sua loja online. Desde a criação de campanhas de marketing até o momento final da compra, como as entregas dos produtos aos clientes e atendimento pós-venda.

 

Para utilizar uma plataforma de e-commerce geralmente é necessário ter seus objetivos bem definidos e conhecer bem a quantidade de clientes da sua loja. Assim, você pode optar pelo plano ideal que cobre a sua demanda.

 

Existem algumas opções de plataformas de e-commerce gratuitas, no entanto, elas são mais limitadas e não disponibilizam tantos recursos. Sendo assim, dependendo do seu volume de vendas, metas e objetivos elas podem não ser as ideais para o seu negócio!

 

Contar com as plataformas de e-commerce para a criação de sua loja virtual é super vantajoso, pois você poderá ter com facilidade a segurança necessária para fazer suas vendas online.

 

Não se esqueça de antes de contratar um plano de uma plataforma de e-commerce, pesquisar e conhecer bem os recursos que ele contempla. Assim, sua empresa receberá todos os recursos que possibilitam o bom funcionamento de suas operações!

 

Marketplace

 

As previsões de especialistas em e-commerce apontam que os marketplaces em 2020 também serão responsáveis por grande parte das vendas no mercado de varejo online. Então, os marketplaces realmente vieram para ficar!

 

Lojas virtuais que trabalham com o sistema de marketplace como a Amazon, Lojas Americanas, Submarino e Magazine Luíza apresentam resultados cada vez melhores e são exemplos de sucesso.

 

Estas lojas oferecem diversas opções de produtos com diferentes marcas, assim, os clientes conseguem encontrar facilmente o que procuram para efetuar suas compras. E, ao mesmo tempo, diversas empresas ganham visibilidade para venderem seus produtos.

 

Com o número crescente de marketplaces, uma ótima opção para quem tem um comércio é criar um espaço de loja virtual dentro de uma destas lojas de marketplace. Afinal, muitas delas já possuem um serviço de marketing e anúncios excelentes.

 

Sendo assim, ao criar sua loja virtual dentro delas, você estará aumentando a possibilidade de os consumidores chegarem até os seus produtos e comprarem em sua loja. Além disso, poderá usufruir das facilidades com os recursos e ferramentas que eles disponibilizam.

 

Dessa forma, criar sua loja dentro de um marketplace com certeza é uma alternativa bastante inteligente. Assim, você não precisará contar com programadores, designers e desenvolvedores e montará sua loja com bastante facilidade, sem precisar de especialistas!

 

Mobile Commerce ou M-commerce

 

Você sabia que hoje em dia quase metade das compras realizadas online são feitas por smartphones ou tablets? Sim, as compras por dispositivos móveis já são mais do que uma realidade!

 

Por isso, sua empresa precisa adaptar-se e utilizar um modelo de loja virtual responsiva que atenda aos clientes do m-commerce. O Mobile Commerce ou m-commerce nada mais é do que as compras e vendas de produtos online através de dispositivos móveis.

 

Dessa forma, sua empresa deve pensar em criar uma loja virtual que ofereça boa navegabilidade e experiência de compra para os consumidores mobile. Uma ótima tática é empregar o mobile first, pois ele prioriza o acesso por dispositivos móveis.

 

O layout precisa ser responsivo para adaptar-se ao tamanho da tela do dispositivo. E, ter o site responsivo, também é vantajoso, pois o Google dá preferência para estes sites em seu ranqueamento.

 

Sua empresa pode pensar em oferecer navegação gratuita sem descontar do pacote de dados 3G ou 4G do cliente. Este pode ser um importante diferencial para fazer suas vendas decolarem!

 

Além disso, no m-commerce é fundamental que seu site seja desenvolvido com páginas que carregam rapidamente. Assim, o cliente poderá comprar de forma rápida e agradável mesmo sem Wi-Fi.

 

Checkout Facilitado

 

O checkout é uma das etapas mais importantes para quem tem um comércio eletrônico. Qualquer falha ou insegurança pode evitar que o consumidor compre em sua loja virtual. Sendo assim, sua empresa pode fazer escolhas que priorizem e facilitem o checkout!

 

Procure fazer um checkout simplificado que torne a experiência do usuário mais completa, rápida, segura e agradável. Para isso acontecer, é importante que o checkout ocorra em uma página só e não exija o preenchimento de informações em excesso.

 

O ideal é que o cliente precise preencher apenas alguns campos essenciais para que a venda ocorra. Estas informações devem estar disponíveis para o cliente preenchê-las sem a necessidade de fazer login ou registrar-se.

 

Portanto, ao priorizar e oferecer o checkout facilitado, sua loja virtual proporcionará uma experiência de compra agradável e deixará os consumidores bem satisfeitos. Assim, suas vendas aumentarão e sua empresa será bem-sucedida!

 

Voice Commerce

 

O Voice Commerce já faz muito sucesso em diversos países espalhados pelo mundo! É uma modalidade de comércio eletrônico que disponibiliza para os clientes a possibilidade de comprar através de comandos de voz.

 

Para 2020, sua loja virtual precisa oferecer o Voice Commerce, pois ele é uma forte tendência mundial. Dessa forma, seus clientes contarão com a facilidade de fazer buscas, pagamentos e checkout por ações de voz.

 

Fonte: Olhar Direto

 


Veja também

E-commerce x M-commerce: conheça as ferramentas que estão revolucionando o mercado

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o Brasil cresceu 16% em relaç&...

Veja mais
Startup mira novo modelo de supermercado online para crescer

Fazer compras no supermercado pode ser uma tarefa árdua e estressante. Pensando nisso, os empreendedores Bruna Va...

Veja mais
GIC apresenta inovações para a gestão no varejo brasileiro

  A GIC Brasil, uma das principais empresas de tecnologia para o setor supermercadista do País, realiza nes...

Veja mais
A partir de novembro, carioca poderá retirar compras feitas pela internet

A partir de novembro, os consumidores que fizerem compras pela internet poderão retirar os produtos nas esta&cced...

Veja mais
Saiba quanto o varejo virtual vendeu no Dia do Cliente e na Semana do Brasil

No último domingo, 15 de setembro, aconteceu o Dia do Cliente. A data comercial vem ganhando cada vez mais espa&c...

Veja mais
E-commerce de vinhos cresce e Brasil é o 3º. maior mercado do mundo

O Brasil é o terceiro maior mercado de compra de vinho pelos canais online, com quase um terço das garrafa...

Veja mais
Pesquisa mostra que geração Z gosta de fazer compras em lojas físicas

De acordo com uma pesquisa da AT Kearney, realizada com 1.500 consumidores, os jovens com idades entre 14 e 24 anos pref...

Veja mais
Black Friday: pela 1ª vez, brasileiro deverá comprar em lojas físicas quanto na internet

A Black Friday, mais conhecida no Brasil pelas promoções na internet, passou a ganhar nos últimos a...

Veja mais
Pesquisa mostra WhatsApp como principal canal de atendimento de lojistas virtuais

Nos dias de hoje é praticamente impossível fazer algo que não tenha tecnologia envolvida. Diante de...

Veja mais