E-commerce de vinhos cresce e Brasil é o 3º. maior mercado do mundo

Leia em 3min

O Brasil é o terceiro maior mercado de compra de vinho pelos canais online, com quase um terço das garrafas comercializadas via web, ficando atrás apenas da China e do Reino Unido. Além da facilidade de receber os rótulos em casa, os dados da empresa especializada em marketing de vinho Wine Inteligence apontam que os fatores preço e variedade estão atraindo cada vez os consumidores para esta plataforma.

 

Outros motivos que explicam a posição brasileira no ranking são os altos custos logísticos e tributários que envolvem a comercialização do produto pelos canais tradicionais, a entrada de novos consumidores no mundo do vinho e a falta de informações sobre os produtos e a atuação de importantes players no país.

 

Atenta a este crescimento, a 2ª Wine South America, principal feira profissional de vinhos da América Latina, que ocorre na próxima semana, de 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reunirá os dois maiores e-comerce de vinhos do Brasil, a Wine.com.br e a Evino.com.br, na mesa redonda Desafios, oportunidades e crescimento de mercado, com as participações de Rogério Salume (Founder & Chairman da Wine.com.br) e Ari Gorenstein (CEO da Evino.com.br). O painel será no dia 26 (quinta-feira), no espaço Wine Conference, e terá mediação de Diego Bertolini, gerente de Promoção dos projetos Vinhos do Brasil e Wines of Brasil.

 

“Um em cada quatro consumidores já faz suas compras de vinho pela Internet no Brasil. Queremos mostrar as possibilidades e apresentar estes cases de sucesso para o público qualificado que estará na feira, além de poder conhecer as novidades destas plataformas”, adianta o diretor da Wine South America, Marcos Milanez.

 

Durante os três dias de feira, os mais de 6 mil visitantes esperados, entre varejistas, atacadistas, importadores, distribuidores, enófilos e demais profissionais do setor vitivinícola terão a oportunidade de conhecer 300 marcas expositoras e participar também de degustações, masterclasses e conferências.

 

Importância do e-commerce no mercado brasileiro

 

– Existem mais de 8 milhões de consumidores de vinho online no Brasil, dos quais 1,7 milhão faz compras regulares pela Internet. As vendas online cresceram 40% no último levantamento da empresa de marketing Wine Intelligence.

 

– O perfil do comprador online é jovem, com maior disposição a provar novidades, renda elevada e consome vinhos mais regularmente em comparação com demais públicos mais regularmente do que o público médio.

 

– As fontes de informação mais utilizadas pelo consumidor online são aplicativos de vinho, sites de e-commerce e de produtores de vinho.

 

Sobre a Wine South America

 

Maior feira profissional de vinhos da América Latina, a Wine South America chega à segunda edição focada em promover negócios entre a indústria, os compradores de varejo e os profissionais do vinho. Durante três dias, o evento reunirá, em 10 mil metros quadrados, os principais players do Brasil e do Exterior, que buscam iniciar ou ampliar negócios especialmente nos países do continente latino-americano. Em 2019, o evento contará com 300 marcas expositoras das principais regiões produtoras nacionais e internacionais. Doze países estão confirmados: África do Sul, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, Eslovênia, Espanha, França, Itália, Líbano, Portugal e Uruguai. Os setores de destilados e olivicultura também integram o portfólio.

 

Fonte: Comex do Brasil

 

 


Veja também

Pesquisa mostra que geração Z gosta de fazer compras em lojas físicas

De acordo com uma pesquisa da AT Kearney, realizada com 1.500 consumidores, os jovens com idades entre 14 e 24 anos pref...

Veja mais
Black Friday: pela 1ª vez, brasileiro deverá comprar em lojas físicas quanto na internet

A Black Friday, mais conhecida no Brasil pelas promoções na internet, passou a ganhar nos últimos a...

Veja mais
Pesquisa mostra WhatsApp como principal canal de atendimento de lojistas virtuais

Nos dias de hoje é praticamente impossível fazer algo que não tenha tecnologia envolvida. Diante de...

Veja mais
E-commerce tem alta real de 10% nos primeiros dias da Semana do Brasil

Os primeiros dias da Semana do Brasil, uma espécie de “Black Friday do governo” criada em parceria co...

Veja mais
Com Semana do Brasil, varejo digital tem crescimento no faturamento de 37,6%

A Semana do Brasil, uma tentativa de criar uma “Black Friday” brasileira, tem mostrado resultados sutis no v...

Veja mais
76% dos internautas compram produtos recomendados por influenciadores

Um estudo realizado pelo Instituto Qualibest, em parceria com a empresa de marketing de influência Spark, apontou ...

Veja mais
Compras por aplicativos e redes sociais crescem 61% entre os internautas

As redes sociais e os aplicativos possibilitam realizar a famosa pesquisa de preço sem sair de casa, basta apenas...

Veja mais
Pesquisa Black Friday: venda de bens duráveis crescerá 4%

De acordo com levantamento da GFK, as vendas na Black Friday desse ano deverão crescer 4%, alcançando um m...

Veja mais
Faturamento do comércio eletrônico paulista avança 10,5% no primeiro semestre

As vendas do comércio eletrônico no Estado de são paulo registraram alta de 11,1% no segundo trimest...

Veja mais