Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

08/08/2019 11:30 - Assistentes de voz são a próxima tendência no varejo após e-commerce e apps

Prepare-se: após fazer compras online em e-commerces ou pelo smartphone, através de aplicativos, o próximo passo é que você compre o produto que deseja através de comandos de voz. De acordo com Ana Helena Szazs Barone, líder na Ebit|Nielsen, os assistentes virtuais são o futuro do varejo.

 

Esse futuro parece distante, pois os assistentes de voz ainda não são vendidos no Brasil. Mas a Amazon já vendeu mais de 100 milhões de dispositivos com a Alexa, sua assistente de voz, no mundo. É apenas questão de tempo – e os assistentes aprimorarem o português – para que estes dispositivos cheguem no país. Até lá, espera-se que problemas de privacidade dos usuários sejam resolvidos.

 

Superadas essas barreiras, a expectativa é que os assistentes de voz sejam rapidamente adotados devido à conveniência. Esse é um dos pontos positivos já oferecidos pelos aplicativos de compra nos smartphones, iniciativa que segue em pleno crescimento. De acordo com a Ebit, o número de pedidos de compra feitos através de smartphones ou tablets cresceu 41% de 2017 para o ano passado.

 

Na prática, 4 em cada 10 pedidos feitos em lojas online foram feitos através dessas plataformas em 2018. Como os assistentes virtuais virão para substituir tarefas simples que antes recorreríamos ao celular, como mandar mensagens, marcar reuniões na agenda ou até mesmo ouvir música, a expectativa é que “fazer compras” também vire uma tarefa amplamente adotada - principalmente quando o usuário já conhece todas as especificidades do produto que deseja.

 

“Não dá para baixar os aplicativos de todas as lojas. As compras pelos smartphones podem ser feitas em ‘qualquer hora, qualquer lugar’, enquanto com os assistentes de voz será em ‘toda hora, todo lugar’”, comentou Ana Helena Barone em sua palestra no VarejoTech da StartSe que acontece nesta quarta-feira (7). A Ebit é a empresa da Nielsen sobre dados e reputação de lojas virtuais.

 

Em “toda hora, todo lugar”, porque a expectativa é que você tenha um assistente de voz na cozinha, para te ajudar em receitas e a cozinhar - e que inclusive seu microondas seja capaz de atender aos comandos. Outro dispositivo no quarto, para acender e apagar as luzes ao seu comando, ouvir música e realizar ligações, e outro no carro, para realizar tarefas sem que você precise tirar as mãos do volante. A Amazon vendeu um milhão de dispositivos Echo Auto antes mesmo de lançá-lo oficialmente nas lojas.

 

Em abril deste ano, o Walmart dos Estados Unidos realizou uma parceria com o Google para que seus clientes possam utilizar o Google Assistente (assistente de voz da empresa) para adicionar produtos em suas listas de compras. “Ok Google, fale com o Walmart” é a voz que “o acorda” – depois, o cliente precisa apenas listar em voz alta o que deseja. Depois, eles decidem se querem realizar a compra online ou através do “pick-up”, em que podem buscá-la pessoalmente no supermercado, sem sair do carro.

 

“No Brasil, há um oceano lindo para ser explorado porque não temos um varejista que está trabalhando com assistente de voz”, afirma Barone. Por enquanto...

 

Fonte: StartSe

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

05/12/2019 16:50 - Varejo online fatura mais de R$ 3 bilhões nesta Black Friday
03/12/2019 12:38 - Aplicativos de supermercado e programas de fidelidade crescem
03/12/2019 12:37 - Cyber Monday: varejo mantém ofertas para escoar estoques da Black Friday
02/12/2019 12:58 - Varejo on-line fatura R$ 3,2 bilhões na Black Friday e cresce 23,6%, diz Ebit
25/11/2019 15:15 - Black Friday deve movimentar R$ 3,5 bi no comércio eletrônico
22/11/2019 15:27 - E-commerces devem investir em experiência de pagamento na Black Friday
21/11/2019 13:18 - Serviço de ‘clique e retire’ de lojas reduz custo da compra online
21/11/2019 13:11 - Black Friday: vendas por comércio eletrônico se equiparam às de lojas
19/11/2019 13:00 - 95% dos brasileiros que compram on-line usam marketplace, diz estudo
19/11/2019 12:52 - Cresce uso dos assistentes de voz para fazer compras online

Veja mais >>>