Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

22/07/2019 11:54 - O omnichannel é a melhor chance para o futuro do varejo

omnichannel artigoSegundo uma pesquisa anual da We Are Social, agência de social media especializada em desenvolver estratégias para as plataformas digitais, o número de usuários de redes sociais foi de 110 milhões para 149 milhões nos últimos cinco anos, impactando diversos aspectos da vida em sociedade, bem como: processos de produção e distribuição de serviços, mas também formas e modelos de compra.

 

Por esse motivo, não faz mais sentido falarmos em separação entre on-line e off-line. Ao contrário, acreditamos que o omnichannel – nome dado para a integração entre o on-line o off-line - é a nossa melhor chance para prosperar no varejo, principalmente no setor supermercadista. E digo mais, a Era da "multicanalidade" já começou a ganhar força! Mas, quais são os motivos que têm deixado essa tendência tão em voga?

 

Alie o crescimento do acesso à internet com uma grande busca do comprador por praticidade, facilidade e conveniência e um número cada vez maior de consumidores das novas gerações (Y e Z, principalmente), e pronto! Criamos a oportunidade perfeita para o fortalecimento do varejo omnichannel. E, não é apenas com roupas, móveis e produtos de beleza que esse processo deve ocorrer.

 

Segundo a pesquisa "Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019", solicitada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e conduzida pelo Ibope Inteligência, 15% dos brasileiros realizam compras de supermercado on-line. A tendência tem feito com que o varejo supermercadista se adapte a essa realidade para não perder consumidores.

 

Apesar de ser uma ótima oportunidade de crescimento, a multicanalidade exige algumas mudanças estruturais e de logística para que a transição ocorra da forma correta. É preciso, por exemplo, organizar um estoque único para atender às demandas feitas on-line e off-line e ter um sistema estruturado para acompanhar todos os processos de compra e entrega dos produtos, uma vez que elas podem ser feitas por ambos os canais.

 

Em segundo lugar, é essencial preparar a equipe para essa transição. Para isso, cada membro da empresa precisa entender a importância das vendas omnichannel e ficar a par dos processos de compra e venda nesse formato. Treiná-los para uma resolver problemas e prepará-los para um pós-venda eficaz, mesmo no online, também pode ser determinante para ganhar confiança e obter sucesso no processo.

 

O setor supermercadista, particularmente, precisa lidar com alguns desafios específicos para se preparar para integração on-line e off-line de forma satisfatória. Os produtos oferecidos nesse segmento quando não são vendidos frescos, muitas vezes têm prazos de validade curtos.

 

É necessário adequar compra e entrega à durabilidade desses produtos.

 

Em resumo, a multicanalidade é imprescindível e necessária, mas precisa ser feita de forma consciente e atenta para agregar valor e evitar erros. O futuro do varejo já chegou, basta sabermos nos adaptar a ele.

 

Fonte: Promoview

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

13/11/2019 16:37 - Intenção de compra na Black Friday sobe e varejistas se preparam para as vendas
13/11/2019 13:14 - Pesquisa: acessibilidade é fator decisivo para 89% dos consumidores com deficiência
13/11/2019 13:11 - Varejo e indústria se unem para atrair consumidores na Black Friday
13/11/2019 13:10 - Brasileiro pesquisa e fica atento às promoções da Black Friday
07/11/2019 13:04 - Black Friday: 42% dos consumidores buscam opções multicanais
07/11/2019 13:02 - E-commerce acelera e anima o varejo
07/11/2019 13:01 - Black Friday cresce nas lojas físicas
07/11/2019 12:57 - Consumidores devem gastar até R$1.000 na Black Friday
05/11/2019 12:53 - O amadurecimento do varejo e uma Black Friday como nunca se viu
04/11/2019 13:11 - Black Friday: Por que o e-commerce deveria automatizar a gestão fiscal?

Veja mais >>>