Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Tecnologia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Tecnologia

14/06/2019 11:13 - Na internet quem domina as vendas ainda é o varejo tradicional

O varejo hoje volta seus olhos para a internet. Muitos dos gigantes do setor não tem foco em lojas físicias, focando sua operação puramente na internet, casos do Mercado Livre e da Amazon (esta última tem lojas, cujo foco são de nichos específicos). Com infraestrutura enxuta e comunicação direta, conseguem obter boas margens operacionais para expandir. Porém mesmo com grandes cases no mercado, o consumidor brasileiro ainda não abre mão de uma loja de “cimento e tijolos”, mesmo que apenas compre na internet e receba em casa.

 

Foi o que mostrou uma pesquisa feita pela Ebit/Nielsen, que mapeou os hábitos de consumo digital do brasileiro, e constatou que o varejo físico com sites de venda na internet ainda tem a preferência na nação na hora de comprar em ambientes digitais. Elas foram responsáveis por 51% das vendas online em 2018, o que gerou um faturamento de R$ 27 bilhões no ano, 12% a mais na comparação com 2017.

 

Alguns fatores podem explicar a escolha do brasileiro por e-commerce de varejos físicos, como a integração de algumas destas companhias com o digital, caso célebre da Magazine Luiza, porém é a confiança uma causa determinante pela escolha. Segundo Cristiano Kanashiro, CEO da GO.K e especialista em inovação digital para o varejo, o brasileiro é povo mais desconfiado da América Latina quando o assunto é compras online. “Por aqui se compra na internet uma vez a cada três meses em média, já em outros países latinos a média de compra é de 1 vez por mês.”

 

Ele também destaca que em 40% das pessoas falta confiança para informar o número do cartão e dados pessoais pela internet. Outros 25% temem não receber o bem adquirido enquanto 10% têm receio de serem enganados quanto ao pagamento final da compra.

 

Por conta destes fatores, uma das principais tendências do e-commerce no exterior, chega no Brasil como uma solução: a possibilidade de comprar pela internet e retirar em lojas físicas. Além de representar uma segurança para o desconfiado consumidor brasileiro, as lojas físicas podem atuar também como pequenos centros de distribuição, facilitando questões logísticas.

 

Para as empresas puramente digitais, o desafio hoje é lidar com a necessidade de algo físico para o consumidor. “Gigantes como Amazon e Alibaba iniciaram as suas operações na internet, mas viram as lojas físicas como pilares para ganhar escala e força. Com as lojas, os consumidores ganham em experiência, gerando relacionamento que posteriormente irá culminar em compras, independente do canal, seja físico ou digital,” diz Kanashiro.

 

Fonte: Istoé Dinheiro

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

14/06/2019 11:17 - Como vender na internet o que você já vende na sua loja física?
13/06/2019 14:42 - E-bit | Nielsen: dia dos namorados supera as expectativas e e-commerce fatura R$ 2,2 bilhões
12/06/2019 12:08 - Como preparar seu negócio para ficar em sintonia com o futuro do varejo
12/06/2019 12:06 - Acelere a transformação digital do time de vendas
11/06/2019 12:18 - Varejo de interação: como proporcionar experiências para o consumidor?
05/06/2019 13:46 - Como as empresas brasileiras estão crescendo com marketplace e e-commerce próprio
05/06/2019 13:45 - Estudo aponta aumento de vendas online direto ao consumidor
04/06/2019 11:33 - Comércio varejista ainda precisa de loja física; saiba por quê
04/06/2019 11:22 - Rappi Muda o Conceito de Shopper nos Supermercados
03/06/2019 11:26 - A tecnologia empenhada em gerar economia

Veja mais >>>